Logo Folha de Pernambuco

Festival

ANIMAGE anuncia vencedores da Mostra Competitiva 2021

11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE) exibiu, em formato híbrido, produções online e presenciais no Teatro do Parque

"Bestia", do chileno Hugo Covarrubias, foi o vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem"Bestia", do chileno Hugo Covarrubias, foi o vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem - Foto: Divulgação

O curta “Bestia”, do chileno Hugo Covarrubias e “Carne”, da brasileira Camila Kater, estão entre os premiados da 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (ANIMAGE). As produções foram vencedoras nas categorias Melhor Curta-Metragem e Melhor Curta Brasileiro, respectivamente. Os vencedores da edição foram anunciados neste domingo (17).

A premiação foi definida pelo júri oficial do evento, composto pela artista visual e diretora portuguesa Bárbara Oliveira, a animadora Léa Zagury e pela cineasta Renata Pinheiro.

Participaram da Mostra Competitiva desta edição do ANIMAGE, 69 curtas de 26 países. No total, foram mais de 1,2 mil inscrições recebidas para a competição de curtas.
 



Com programação híbrida, mesclando entre exibições online e sessões presenciais no recém-inaugurado Teatro do Parque, considerando atividades presenciais e online, o festival contou com um público de 15 mil pessoas. 


PRÊMIO JEORGE PEREIRA
O ANIMAGE, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) - que escolheu o curta “Carne”, de Camila Kater como Melhor Filme Brasileiro - passa a nominar a premiação como Prêmio Jeorge Pereira, em homenagem ao animador, cineasta, roteirista e educador Jeorge Pereira, falecido neste ano de 2021. 

E a série “Foi Assim e Foi Assado”, de Chia Beloto, ganhou Menção Honrosa pelo júri da ABCA, este ano composto pelo animador Maurício Nunes, o designer, animador e  quadrinista Raul Souza e a animadora e produtora Tânia Anaya. 

O ANIMAGE tem incentivo do Funcultura via Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco e patrocínio Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, via SIC, apoio do Consulado da França em Recife e Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Recife, Cepe - Companhia Editora de Pernambuco, Revista Continente e Teatro do Parque, e realização da Rec-Beat Produções e Leão Produções.
 

Premiados da Mostra Competitiva 2021
Melhor Curta - Grande Prêmio ANIMAGE - "Bestia", de Hugo Covarrubias (Chile)

Melhor Curta Infantil - "La Source des Montagnes", de Adrien Communier, Camille Di DioI, Benjamin Francois, Pierre Gorichon, Briag Mallat e Marianne Moisy (França)

Melhor Curta Brasileiro - "Carne", de Camila Kater (Brasil)

Melhor Direção - "GENIUS LOCI", de  Adrien Mérigeau (França)

Melhor Roteiro - "Just a Guy", de Shoko Hara (Alemanha)

Melhor Direção de Arte - "Moutons, Loup et Tasse de Thé…", de Marion Lacourt (França)

Melhor Técnica - "Machini", de Frank Mukunday e Trésor Tshibangu (Congo)

Melhor Som - "Affairs of the Art", de Joanna Quinn (Inglaterra/Canadá)

Menção Honrosa do Júri: "Tapajós: Uma Breve História da Transformação de um Rio", de Alan Schvarsberg e Cícero Fraga (Brasil)
 

PRÊMIO ABCA:

Melhor Curta Brasileiro - Escolha ABCA - Prêmio Jeorge Pereira  - "Carne", de Camila Kater Menção Honrosa do Júri ABCA - "Foi Assim e Foi Assado", de Chia Beloto

Veja também

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars
BRASIL

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos
agricultura

Produtores de foie gras tentam alternativas à alimentação forçada de patos e gansos

Newsletter