Foram encontrados 20 resultados para "Outubro 2016":

Nos países principalmente de origem inglesa hoje 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas, mas aqui no Brasil, hoje é dia de celebrar um personagem importante do nosso Folclore: o Saci!!! O escritor Monteiro Lobato deixou essa lenda ainda mais famosas com os pequenos, nas histórias do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. O Saci Pererê é um danadinho, peralta, que adora brincar na floresta com seus amigos Curupira, Iara e Caipora do Folclore Brasileiro.

Que tal mostrar as crianças um pouco deste personagem?! 

 

Fernanda Mélo
Fernanda MéloFoto: Clarissa Dutra

A Contadora de Histórias Fernanda Mélo, da Cia Agora Eu Era, ministra o curso de extensão “A arte brincante de contar histórias (na sala de aula)!”. O Curso faz parte das atividades do projeto ESTUDOS E REFLEXÕES PARA PRÁTICA DOCENTE, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio de Aplicação da UFPE. O Projeto oferece cursos, minicursos, oficinas e palestras nas diversas áreas do conhecimento, dirigidos aos licenciandos e professores da Educação Básica.


Serviço:

Curso: A arte brincante de contar histórias (na sala de aula)!

Professora: Fernanda Mélo | Teatro| CE CAp UFPE

Público: Licenciandos e Professores da Educação Básica

Datas: 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro – às quintas-feiras

Horário: 14h às 18h Total: 20h

Local: Colégio de Aplicação da UFPE (Sala de dança- quadra)

Vagas: 20


Conteúdos:

· A contação de histórias no mundo contemporâneo e no contexto educacional;

· Que histórias contar?

· Noções de tempo e espaço ao contar uma história;

· Ritmo e energia corporais para contar histórias ;

· Improviso, criação de personagens e relação com a plateia.


Obs.: Os participantes receberão certificação, contabilizando-se 20h de curso, considerando as atividades presenciais e as não presenciais.


Inscrições até o dia 01 de novembro, ou até o encerramento das vagas, através do Formulário Online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTUT0o7ypM0HqQb7XuZA_Hn_tuUGDg4r0fF8XXeuElbMONow/viewform?c=0&w=1

Para mais informações contacte: nupexc.cap.ufpe@gmail.com

Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura

Colégio de Aplicação (CAp /CE-UFPE)



Bruxas da Escócia
Bruxas da EscóciaFoto: João Caldas/ Divulgação

Bruxas da Escócia dá sequência à linha de pesquisa da Cia. Vagalum Tum Tum, que é a de trazer para o universo infanto-juvenil as obras de Shakespeare pela lente do olhar do palhaço, da Comedia Dell´arte e dos Bobos.

Os elementos trágicos do original são transpostos, pela ação do raciocínio do palhaço, em outros que remetem à graça e à poesia, porem sem perder a essência do original. Assim, as mortes do texto original são transformadas em arremessos de catapultas em direção à floresta, a mesma que se moverá em direção ao castelo de Macbeth, pelo disfarce dos catapultados para derrotá-lo, cumprindo a profecia das bruxas de que ele só seria derrotado no dia em que a floresta se movesse. A floresta é tratada como uma personagem com vontade própria. O sangue que mancha as mãos de Lady Macbeth e seu marido é transformado em graxa da máquina de catapultar. A essência do original, porém, é preservada. As músicas e os efeitos sonoros são executados ao vivo pelo próprio elenco

Nesta nova montagem da Cia. Vagalum Tum Tum, os elementos trágicos originais de Macbeth são substituídos pela graça e poesia do Palhaço, o que a torna extremamente interessante para as crianças e os adultos.

É um dos espetáculos infantis mais premiados nos últimos anos. Uma livre adaptação do clássico “Macbeth” (de William Shakespeare), e a fica em temporada na CAIXA Cultural Recife de 27 a 29 de outubro e de 3 a 5 de novembro.

As sessões serão realizadas às 19h nas quintas e sextas 27 e 28/10 e 3 e 4/11, e às 17h nos sábados 29/10 e 5/11. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e serão vendidos a partir das 10h do dia 26 de outubro – para as sessões da primeira semana – 27 a 29/10, e do dia 2 de novembro, para as apresentações de 3 a 5/11.

A Classificação Indicativa é Livre!

Halloween
HalloweenFoto: Divulgação

Os adolescentes também têm espaço na programação da Matraquinha. No programa de sábado colocamos na agenda o Halloween da Innova Travel, que será sexta (28/10), no Castelo de Eventos, em Boa Viagem.

A festa é proibida para maiores de 18 anos, e foi pensada exclusivamente para esta faixa etária, com surpresas, promoções, snacks, doces e bebidas sem álcool.

Na pista, o DJ pernambucano galã José Pinteiro e a Banda Diboa. Os ingressos estão à venda nas unidades do curso de idiomas CNA e da doçaria Delikata. Clientes e alunos dos estabelecimentos têm 50% de desconto.

"Pais e mães podem ficar tranquilos que a festa será pura diversão" disse André Portela, diretor da Innova, idealizador do evento.

Projeto Imaginário
Projeto ImaginárioFoto: Divulgação

A Rádio Matraquinha está encantada com o iniciativa da Pequena Sophia Maia, de 10 anos. Sophia é uma artista mirim, que faz desenhos belíssimos e cheios de conteúdo. A sua sensibilidade é de impressionar: A pequena lançou um livro e expõe ilustrações que retratam a situação dos refugiados do Oriente Médio. O livro "Imaginário" será comercializado pela ONG Adus e todo o valor arrecadado com a venda da publicação se­rá doado para a filial de Cu­ritiba da Adus - Instituto de Reintegração do Refugiado, assim como ocorreu com a arre­cadação da venda dos dese­nhos da exposição do ano pas­­sado. Sophia, que desenha desde os 3 aninhos, ficou sensibilizada ao ver que crianças da sua idade estão entre os refugiados que arriscam suas vidas todos os dias, para escapar da guerra civil. A partir daí, Fifi, como é conhecida, começou a ilustrar o tema. Seus desenhos, que surpreendem pela maturidade e beleza dos traços, se transformaram num projeto que envolve o livro e exposição de arte, nos mostrando como é importante incentivarmos o protagonismo infantil. Parabéns Sophia!

 

 

A expo fica até o dia 26 de outubro no shopping Plaza, na Zona Norte do Recife. 

Para acompanhar o projeto, basta seguir no instagram: @projetoimaginario e no facebook: Projeto Imaginário.

Flipe - Segunda Edição
Flipe - Segunda EdiçãoFoto: Divulgação


A feira, que está em sua segunda edição, tem como intuito difundir a literatura, colocar em evidência a arte para e da periferia, seus artistas periféricos e trabalhos. Ajudando na formação dos novos leitores, na divulgação de artistas, na intervenção literária nas escolas e bairros e na valorização de crianças e adolescentes que vivem em bairros de periferia.

O organizador da FLIPE é Sérgio Santos, ativista social da periferia de Olinda/PE, que há mais de 20 anos atua em parcerias com outras entidades realizando várias ações em comunidades da periferia na região metropolitana do Recife. É o idealizador da Geladeira Cultural PE e da FLIPE Feira Literária da Periferia.

Programação completa no Facebook: www.facebook.com/flipefeira



LOCAL:

Escola de Referencia Diario de Pernambuco

Costa Sepúlveda, Engenho do Meio

De 20 a 22/10, das 08, às 16h


Theo Hoover, 7 anos, empresta sua voz para as vinhetas da Matraquinha
Theo Hoover, 7 anos, empresta sua voz para as vinhetas da MatraquinhaFoto: Cafuné Fotografia

Desde a sua concepção a Rádio Matraquinha, programa voltado para o universo infantil, busca aproximar as crianças do Rádio enquanto veículo, e dar espaço e voz aos pequenos dentro da programação. As falas das crianças, cantando, dizendo poemas e parlendas, fazendo perguntas, fazem parte do programa desde a sua primeira edição. As matracas Mariane Bigio (apresentação e produção), Cláudia Bettini (apresentação e produção) e Vanessa Oliveira (Direção musical), anunciam que agora, além do e-mail radiomatraquinha@gmail.com, os ouvintes mirins também poderão mandar suas gravações de áudio via whatsapp, através do 81 98110-8603. Crianças de todo o Brasil poderão interagir com o programa e ouvir suas gravações tocando no rádio. A experiência tem como premissas a representatividade das crianças na comunicação e formação de público ouvinte para o Rádio!

Coloque o Zap da Matraquinha nos seus contatos e grave seus pequenos sempre que ele quiserem matracar! Mande as gravações pra gente tocar nos nossos programas! Se ouvir no rádio é o maior barato!

A internet tem sido cada vez mais uma fonte de entretenimento e de informação para adultos e crianças. Canais no Youtube têm fidelizado um público que está sempre buscando novidades, que tragam conteúdos alternativos e de qualidade. As crianças são exigentes, e os pais também! A Matraquinha listou alguns canais que valem à pena conferir: são histórias, atividades e músicas, para acessar no computador, tablet ou celular, e se divertir, em qualquer lugar.


O Baú da Camilinha - Camilinha e João, são uma dupla de contação de histórias de Recife - PE. Levam histórias para muita gente dentro de um baú, sempre acompanhadas de músicas autorais compostas por João. No canal vocês vão poder ver algumas delas, mas também muitos outros conteúdos infantis.Toda quinta-feira tem vídeos novos e diferentes no canal esperando por toda a turminha. Então se inscreve para ficar por dentro de tudo o que acontece por lá!

Ah, Camila e João são nossos entrevistados do programa do próximo sábado, 22/10! Não vai perder, hein? às 11h, na Rádio Folha! 

Carol Levy, a contadora de histórias mais querida do Recife, abre seu saco mágico, abarrotado de histórias, e as conta para os pequeninos num cenário montado em sua própria casa! É alegria garantida! Boa pedida pra quem está à procura de históóóórias!  


Mariane Bigio é nossa matraca apresentadora! Ela é escritora cordelista e mantém o canal "Cordel Animado", no qual conta histórias autorais, cheias de versos e rimas, sempre com muita munganga!

Mais uma matraca na nossa lista! Cláudia Bettini também é apresentadora do nosso programa, e em seu canal, "Corujices", posta vídeos de atividades para crianças, entrevistas e bate-papos sobre o universo materno/paterno.

 Cultural Viramundos - Contação de historias, cantigas e brincadeiras populares, literatura infantil, artesanato, arte, poesia, viola e muita criatividade. Este é o universo da Cultural Viramundos. Vinicius Viramundos - Violeiro, contador de histórias, escritor, produtor e artista independente - e Cris Brady - arquiteta, artesã, ilustradora e designer - viram mundos e fundos pra levar nossa cultura para toda criançada de 0 à 100 anos!

doutores da alegria
doutores da alegriaFoto: Divulgação

A 11ª edição do Bloomin’ Day promete espalhar alegria por todo o Brasil. Esse ano, o dia especial que marca a doação do valor líquido da venda da cebola gigante Bloomin’ Onion® acontece em prol do Doutores da Alegria, organização sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para acessar o lado saudável de crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. Na medicina do palhaço, essa área é conhecida como Besteirologia e verifica se as veias cômicas dos pacientes estão sadias, auxiliando no tratamento tradicional. Em 26 de outubro, todos os restaurantes Outback do Brasil participam dessa animada corrente de solidariedade.

Para contribuir, basta ir a um dos restaurantes Outback do Brasil (http://www.outback.com.br/restaurantes/) e saborear uma cebola Bloomin’Onion®. O valor cooperará com diversas atividades, entre elas o Programa de Formação em Palhaço para Jovens e o aumento do número de horas dedicadas à medicina do palhaço, a chamada besteirologia, nos hospitais já credenciados, possibilitando colaborar com mais pessoas que estão em tratamento. Nas redes sociais será possível apoiar e compartilhar a ação por meio das hashtags #BloominDay e #EspalheSuaAlegria.

“Esse ano, estamos convidando nossos clientes, colaboradores e todas as pessoas que acreditam nessa boa causa para espalharem alegria por todo o país”, diz Paula Castellan, diretora de marketing do Outback Steakhouse. “Os Doutores da Alegria são focados em proporcionar bons momentos às pessoas. É uma instituição que conta com profissionais empenhados em compartilhar alegria todos os dias, assim como nós”, completa.

“É a primeira vez que realizamos essa parceria com o Outback. Vemos muita sinergia entre nossos valores, inclusive na mobilização pela causa da alegria. Esperamos que venham bons resultados para a manutenção de nossos projetos e que mais pessoas possam conhecer a nossa organização”, afirma Luis Vieira da Rocha, diretor presidente da Associação Doutores da Alegria.

Sobre o Outback Steakhouse
A rede Outback Steakhouse possui 83 restaurantes no Brasil, está presente em 36 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.

Susana Morais
Susana MoraisFoto: Jonas Araujo/Divulgação

O mês das crianças está cheio de novidades! A cordelista Susana Morais está lançando mais um livro infantil. "A Passagem Secreta". Uma história que leva os pequenos a imaginarem a descoberta numa casa na árvore e conhecerem um mundo encantado cheio de aventuras.

Ficha Técnica
Livro: A Passagem Secreta
Escritora: Suasana Morais
Ilustrador: Felipe Camêlo
Editora: IMEPH
Indicado para crianças a partir de 4 anos

comece o dia bem informado: