Foram encontrados 16 resultados para "Novembro 2016":

Flyer Gil e Madá
Flyer Gil e MadáFoto: Divulgação

Em novembro a Fundação Gilberto Freyre irá oferecer ao público a mediação "Minha história com... Gil e Madá", desenvolvida pela Cia Maravilhas. Com muita diversão e descobertas os visitantes serão convidados a mergulhar na história de Gilberto e Magdalena e, aos poucos, desenhar suas relações de identidade e pertencimento com o casal. Ao final do circuito, os visitantes irão construir um objeto de memória e concluir a atividade com um registro fotográfico do grupo visitante, seja este uma família, amigos ou a turma da escola.

Além de ampliar o conhecimento sobre a vida e a obra de Gilberto Freyre, os visitantes também poderão reforçar seus sentimentos de identidade e pertencimento ao nosso meio sociocultural.

Atendimento:
Escolar – A partir do dia 07 de novembro. Segunda à sexta-feira, manhã e tarde
Demais grupos – 26 de novembro de 2016, 13h30 e 15h30

Agendamento/inscrições:
educativo@fgf.org.br
3441.1733 / 3441.3348

Conta Causo
Conta CausoFoto: Lana Pinho

A Rádio Matraquinha é muito fã do trabalho dos Doutores da Alegria! Já entrevistamos alguns integrantes do Elenco: Doutor Lui (Luciano Pontes - Programa sobre Brinquedos Populares), Doutor Ado (Arilson Lopes - Programa Especial de ano Novo, dez/15), Dra Mary En (Enne Marx - Programa sobre Humor, abril/16)... e eles são simplesmente Fantásticos! Doutores da Alegria é uma ONG que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. É um trabalho lindo e super importante!

Nesta quarta-feria, 23, os Doutores participam do Festival Recife do Teatro Nacional, contando histórias. Os encontros cotidianos entre os palhaços Doutores da Alegria e as crianças internadas, seus acompanhantes e profissionais da saúde se transformam em histórias lúdicas na ação intitulada Conta Causos. Esse relato encenado das vivências dos “besteirologistas” nos hospitais da capital pernambucana será apresentado pelos atores/palhaços no Teatro Joaquim Cardozo, às 19h, primeira vez dentro da programação do 18º Festival Recife do Teatro Nacional (FRTN). A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação do teatro.

No Recife, a atuação da ONG Doutores da Alegria completou 13 anos em 2016. Atualmente, quatro hospitais - Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape, Barão de Lucena, Restauração e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) – recebem a intervenção artística, duas vezes por semana, de uma dupla de palhaços. “O foco do nosso trabalho é o encontro com o outro. Em todos esses anos, acumulamos experiência e muitas histórias para contar. Nessa atividade, temos o desafio de escolher algumas delas para compartilhar”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da ONG Doutores da Alegria.

Os próprios atores que integram o elenco da associação Doutores da Alegria, sem caracterização de palhaço, apresentam o Conta Causos. Nesta edição especial dentro do FRTN, participam os atores/palhaços Enne Marx (Dra. Mary En), Fábio Caio (Dr. Eu_Zébio), Greyce Braga (Dra. Monalisa), Juliana de Almeida (Dra. Baju), Luciano Pontes (Dr. Lui) e Tamara Floriano (Dra. Tan Tan).

São histórias engraçadas, de superação, e algumas até mesmo tristes, mas sempre vistas sob a perspectiva lúdica trazida pela presença do palhaço no hospital. A música, a interação com o público, são elementos fundamentais dessa vivência proposta pelos Doutores da Alegria



Conta Causos

https://www.youtube.com/watch?v=F35CswR9A-w




Você pode ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria:

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a manutenção e expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Para saber como ajudar, entre no site: www.doutoresdaalegria.org.br.



Serviço:

Conta Causos

Quando: 23 de novembro, quarta-feira, às 19h

Onde: Teatro Joaquim Cardozo (Rua Benfica, 157, Madalena Fone: 2126-7388)

Quanto: entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 16h

Informações: (81) 3466-2373

*DICA DA MATRAQUINHA*
Essa foi uma das nossas dicas do programa do sábado, 19/11, em homenagem ao mês da Consciência Negra. Matracamos sobre "Heranças da África", e nada melhor que aproveitar o tema para debater racismo, preconceito, e outras coisas muito feias, que devem desaparecer do mundo (!) e dar lugar ao carinho, à tolerância e ao respeito!

Nesse tom, vale demais conhecer a animação adaptada do livro "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado! O curta é da Oger Sepol Produções de Curitiba-PR!

Aperta o play >>>>

https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s

Consciência Negra
Consciência NegraFoto: Divulgação

Dia 20 de Novembro é Dia da Consciência Negra, e a Rádio Matraquinha está preparando para este sábado (19/11), um programa especial sobre as Heranças da África! Vamos ter entrevista com a Banda Cordelândia, que está apresentando o projeto infantil Minha Pequena África, teremos história, música, dicas e a agenda cultural e muita diversão, para a família inteira ouvir! 

A música e os ritmos africanos são contagiantes! É claro, essa musicalidade corre em nosso sangue! É nossa herança sim!

Uma das dicas para quem quer apresentar esta cultura rica para as crianças,é o  vídeo Olêlê!, do DNA - África - Diásporas das Nações Africanas. É uma música de roda africana

 


Nome: Olélé moliba makasi
(Olelê! A correnteza está forte!)
Línguas: Lingala e francês
Tradução e pesquisa: DNA - África - Diáspora das Nações Africanas (Miranda)

Mais do que uma simples brincadeira, essas canções e ilustrações trazem a tona o valor da representatividades, quantas crianças negras estão se vendo nesse barquinho agora?!

Tradução:

Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte*
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Ei barqueiro
Pegue seus remos
E empurre a água para atrás de você
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Barqueiro! Você rema forte!
Você rema rápido!
Sua canoa desliza na água!
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Barqueiro, você ainda está de pé
Vamos, reme
Vamos
A Kinshasa** (Pode ser substituído pelo nome de outra cidade)
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte
Olelê
Olelê
Olelê
A correnteza está forte

*Tradução da língua lingala
**Kinshasa: Capital da República Democrática do Congo

Viajamos na cultura oriental, trouxemos várias informações e curiosidades da Terra do Sol, o Japão. Apresentamos para as crianças (de todas as idades) o universo da culinária, falamos sobre os animes, os games, entrevistamos a jornalista Eva Duarte falando sobre origamis. Trouxemos muitas músicas como a da Turma do Cocoricó, de Fernanda Takai, da Banda Mirim, do grupo Mawaca, e a história de uma tradicional lenda japonesa: Uurashima, o pescador.

 

Para conhecer mais sobre as frutas e aprender o valor que elas tem em nossa alimentação, a Rádio Matraquinha entrevistou Ilana Ventura sobre o lançamento do seu CD "Você & Eu" que traz muitas músicas sobre o tema. Assim como a história de autoria de Mariane Bigio "Que Fruta Sou Eu?", um cordel super educativo e que acaba virando uma grande brincadeira de adivinha! Vamos ouvir?!

Você conhece as curiosidades e tradições da comemoração do halloween? Sabe como chegou ao Brasil? A radio Matraquinha fala sobre tudo isso sem esquecer do Dia do Saci e das bruxas brasileiras! Tem muita música com Palavra Cantada, Pé de Sonho, Oswaldo Montenegro e Fafi Siqueira. Tem entrevista com o Jornalista Felipe Falcão, e a história aterrorizante da Baba Yaga, com Marcia Cruz da Cia Maravilhas, e a participação da criançada.

 

Será que magia é coisa do mundo da fantasia? A Radio Matraquinha fala sobre o assunto com muita diversão e trazendo muitas curiosidades. Tem entrevista e história com Camila Sátiro e João Menelau do "Baú da Camilinha", tem música com as Fadas Magrinhas, Palavra Cantada, Pé de Sonho, Encantoré, Bita, Hélio Ziskind, muitas dicas com Claudia Bettini, Mariane Bigio, e Vanessa Oliveira assinando a direção musical.

Com entrevistadas especiais: Mariana Lindoso, do Blog Turma da Tia Mari, e as gêmeas Ana Alice e Ana Tereza, do Blog Anas Bacanas, Mariane Bigio e Cláudia Bettini comandaram o programa ao vivo, em homemangem as crianças e aos professores, com muita música, com história e com muitas curiosidades. Você sabe como surgiu as comemorações do Dia das Crianças e dos Professores? Então é só dá o play para conferir!  

 

Já ouviu falar na família Schurmann, em Amyr Klink, curte viajar e conhecer novos lugares? Nosso programa Viagem ao Mundo vai te levar a conhecer muita coisa, com música, história, entrevista e dicas!

 

comece o dia bem informado: