espetáculo Sobrevoltas
espetáculo SobrevoltasFoto: divulgação

Nesta sexta-feira, 07 de abril, a partir das 20h, a Escola Pernambucana de Circo sedia a exibição de Sobrevoltas. Trata-se do primeiro espetáculo criado a partir do encontro de três artistas de circo integrantes do coletivo Circo Enxame, de São Paulo, com o músico percussionista Rubens de Oliveira e o diretor Rodrigo Matheus da cia. Circo Mínimo, também paulistas. A apresentação é aberta ao público, gratuita e chega à cidade a partir das ações do projeto aprovado pelo grupo enxame no rumos do Itaú Cultural de 2016.

Giulia Tateishi, Jan Leca, Renato Mescoki,sim os três circenses brasileiros e recém-formados em escolas superiores de circo na Europa e Canadá, voltam ao seu país com vontade de criar, experimentar e dividir experiências.

Sobrevoltas é um espetáculo de circo, sobre circo. Mergulhando na metalinguagem, os artistas se inspiram em suas trajetórias de formação e no sentido do que é o próprio circo atualmente. Eles dividem com o público seus anseios, questionamentos e satisfações enquanto artistas: múltiplos, diversos, antagônicos e erráticos. Decidem abordar diversas estéticas do circo, questionando tudo que o constitui. Corda bamba, malabarismo, corda lisa, acrobacia e música ao vivo são técnicas utilizadas para apresentar um circo que está vivo, que brilha, pensa, está em dúvida, é aberto para o mundo, para sua história e para o agora. Um circo que se põe à prova e que se descobre.

Ficha técnica:
Criação e concepção: Rodrigo Matheus e Rubens de Oliveira.
Direção: Rodrigo Matheus.
Elenco: Giulia Tateishi, Jan Leca, Renato Mescoki e Rubens de Oliveira.
Composição e direção musical: Rubens de Oliveira.
Coreografia: Diogo Granato.
Figurino: Luciana Bueno.
Iluminação: Gabriel Greghi.
Técnico de som: Chiquinho Fernandes

Serviço:

Escola Pernambucana de Circo - Av. José Américo de Almeida, Macaxeira, nº 05. Fica na segunda rua após a Academia da Cidade da Avenida Norte (lembrando que a primeira rua é imediatamente após a Academia da Cidade. A rua da Escola é a que está entre o Restaurante Boizão e a Igreja Mórmon).

- Entrada Gratuita
- Fones: 3266-0050/3034-3127
- Site: www.escolapecirco.org.br
-facebook.com/escolapecirco
- instagram @escolapecirco

Cantando Histórias para Ler o Mundo
Cantando Histórias para Ler o MundoFoto: divulgação

A CAIXA Cultural Recife promove, de 19 a 23 de abril de 2017, a vivência Cantando Histórias para Ler o Mundo, uma oficina-espetáculo que mistura literatura e música a fim de incentivar as habilidades de leitura e escrita. São seis oficinas para escolas, uma para profissionais de áreas como Educação, Arte, Psicologia e Serviço Social, e uma para pais e filhos. A PROGRAMAÇÃO É TODA GRATUITA. 

A atividade foi idealizada pelo artista e pesquisador Joaquim de Paula, que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve projetos pautados na importância da dimensão pedagógica da Literatura, por meio da contação de história, da interação do adulto com a criança e a interação entre as crianças no momento da escuta onde, segundo ele, há o fluir do imaginário e despertar da curiosidade.

Para a vivência, Joaquim de Paula criou uma história interativa baseada em material de domínio público do folclore brasileiro. Os participantes serão convidados a interagir com a narrativa, vivenciando jogos de música e criando textos, personagens e ilustrações para a construção de um livro-objeto coletivo, sempre utilizando a linguagem musical, por meio de instrumentos, canto e falas rítmicas.

A ideia é apresentar a importância do contato das crianças com um mundo além do real. Com o mundo imaginário das histórias, capaz de despertar o interesse pela leitura, assim como, estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Na oficina para pais e filhos, queremos incentivar a importância do papel do adulto nesse processo infantil de aprender brincando, por meio da literatura.

Para profissionais, várias possibilidades serão apresentadas para que utilizem a contação de história no trabalho e possam desenvolver atividades complementares com música e artes plásticas, contribuindo para o desenvolvimento da criança.

Serviço:
Vivência: Cantando Histórias para Ler o Mundo
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Av Alfredo Lisboa, 505 Bairro do Recife
Data: 19 a 23 de abril de 2017
Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Recife:
(81) 3425-1915 / 3425-1906
email: gentearteirape@gmail.com

Datas e horários:

PARA ESCOLAS - Dias 19, 20 e 21 de abril (quarta a sexta) - Manhã (9h às 11h) e tarde (14h às 16h).

PARA PROFISSIONAIS - Dia 22 de abril (sábado) - Das 13h às 19h. Inscrições gratuitas - de 1º a 16 de abril, via e-mail para gentearteirape@gmail.com Favor enviar dados pessoais e um pequeno texto sobre seu currículo e o interesse em participar da atividade. Os selecionados serão informados por email no dia 17 de abril. Número máximo de participantes: 30.

PARA PAIS E FILHOS (crianças de qualquer idade) - Dia 23 de abril (domingo) - às 14h. Serão distribuídas senhas uma hora antes. Número máximo de participantes: 50 (entre adultos e crianças).

youtuber Mariana Lewis
youtuber Mariana LewisFoto: divulgacao

O encanto das sereias continua em alta, e deve ainda alcançar seu auge com a estreia da nova novela da Globo, em que Isís Valverde vai viver o papel de uma sereia! E as meninas que quiserem aprender a usar as caudas nadadeiras, têm a oportunidade de fazer o curso com a carioca Márcia Mariana, junto com uma professora de natação e com a presença de Mariana Lewis, premiada pelo youtube com a melhor websérie da rede: "Encanto da Sereia".


As interessadas podem escolher entre os dias: 10, 11 (no Sheraton Reserva do Paiva), 12 ou 13 (no Hotel Village Porto de Galinhas) de abril. São 3 horas de curso, sessão de fotos e gravação para o canal Encanto da Sereia. No Hotel Village, haverá ainda uma oficina de acessórios seguindo a tendência do sereísmo. Inscrições: (81) 99511.7792

Curso de Artes para crianças
Curso de Artes para criançasFoto: divulgação

O Curso Regular de Artes Visuais, promovido pela Escolinha de Arte do Recife, está com inscrições abertas para crianças entre um ano e cinco anos de idade. A atividade, que acontece de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, será ministrada até o mês de junho, contemplando os participantes com aulas lúdicas abrangendo a arte-educação.

Possibilitando também que as crianças conheçam diferentes artistas, através de processo de compreensão que agrega leituras acompanhadas de produções artísticas, a atividade tem por intuito desenvolver a percepção, intuição, imaginação, criatividade e capacidade crítica dos pequenos. Ministrado por arte-educadores especializados, o curso possui como coordenadores o professor Everson Melquiades, do Departamento de Métodos e Técnica de Ensino do Centro de Educação da UFPE, e a professora Maisa Silva, da Rede Municipal de Ensino de Jaboatão dos Guararapes.

A mensalidade individual custa o valor de R$ 200 e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 31 de março, pelo telefone: (81) 3222-0050. A Escolinha de Arte do Recife fica localizada na Rua do Cupim, nº 124, no bairro das Graças, no Recife.

Serviço:
Curso Regular de Artes Visuais para crianças
Público-alvo: crianças entre um e cinco anos
Período: de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, até o mês de junho
Local: Escolinha de Arte do Recife (Rua do Cupim, nº 124, no bairro das Graças, Recife)
Inscrições: (81) 3222-0050
Mensalidade: R$ 200 por participante

- See more at: http://www.cultura.pe.gov.br/canal/formacaocultural/curso-de-artes-visuais-para-criancas-recebe-inscricoes-no-recife/#sthash.dEspHrxZ.dpuf

Quadras da Rua da Aurora
Quadras da Rua da AuroraFoto: divulgação

Neste domingo (26/03), na Rua da Aurora, vai haver programação cultural para a família inteira participar. É a primeira edição do Aurora de Todas as Cores. O convite é para pintar camisa, ouvir música, promover encontros e abraços, debater sobre o futuro, a Reforma da Previdência, e se manifestar a favor da Democracia.

PROGRAMAÇÃO:

14h – 15h: Pintura de camisas
15h – 16h: Oficina de Percussão de Tradição Nagô com Bacurau (UNEGRO PE e Afoxé Alafin Oyó)
16h – 17h: Roda de diálogo “A gente não quer só emprego, a gente quer se aposentar” com Laudijane Domingos – UBM União Brasileira de Mulheres e Luiz Alves – Economista e Professor da UPE
17h – 17h30: Microfone aberto
17h30 – 19h: Apresentação musical - Djalma Siqueira e Pedro Ferreira

Serviço:
Aurora de Todas as Cores
Data: 26/03/2017
Horário: A partir das 14h
Local: Rua da Aurora (perto das quadras)
Aberto ao Público

O Zoo da Zu
O Zoo da ZuFoto: kelly Fuzaro/Discovery Brasil

Segunda-feira (20/03), as 12h e com reprise as 18h30, estreia a nova temporada de O ZOO da ZU no Discovery Kids. São 26 novos episódios de meia hora. A menina Zu, o irmão Eric e a dupla de amigos Nuno e Lila, juntos, vão resolver mistérios, vencer desafios e viver aventuras relacionadas ao fascinante mundo dos bichos que vivem no zoológico da família de Zu.

Dirigida por Fernando Gomes (de "Castelo Rá-Tim-Bum", "X-Tudo" e "Cocoricó") a nova safra segue com episódios live-action e traz a novidade de participações especiais: de Matheus e Aisha (de “Masterchef Júnior” e “Cozinha Mágica”), do Coronel Leite (“Desafio em Dose Dupla – Brasil” e “Desafio Celebridades”), da youtuber Gabi Luthai e do ator Jean Paulo (de “Carrossel” e “Muito Fofos”) entre outros. Cada um dos convidados surge como amigo ou antagonista, trazendo problemas ou ajudando na solução das tramas. Por exemplo, Jean Paulo é Lipe, primo de Zu e Eric; Gabi faz Tina, uma potencial parceira musical do Eric; Coronel Leite é amigo de longa data do Tio Passarinho; Matheus e Aisha são da turma da escola de Zu, Nuno e Lila.

A nova temporada continua temática – cada episódio aborda uma espécie ou família de animais que ganha destaque nos enredos embalados por muita música e o já conhecido bordão de Zu: “Sempre em frente e confiante, na patinha do elefante!”.

O zoológico é um ambiente colorido e cheio de vida onde se desenvolvem tramas que têm a zoologia, a ecologia e a amizade como elementos centrais. Curiosidades sobre as espécies, a importância da preservação ambiental e a introdução de conceitos biológicos básicos permeiam as situações vividas pela menina, seu irmão adolescente, os amigos e tratadores do zoológico.

Nuno e Lila são os melhores amigos que estão sempre na companhia de Zu. O trio de crianças criativas e curiosas interage com o aspirante a músico Eric, o irmão mais velho da protagonista, e os adultos tratadores: Tio Passarinho é quem cuida das aves, Tia Mimi é a encarregada dos mamíferos e Sr. Gelado toma conta dos répteis e anfíbios.

Primeiro Episódio:

No primeiro episódio inédito, Tio Passarinho ganha um lindo certificado, o primeiro prêmio no grande encontro de tratadores de aves, por ter feito uma pesquisa sobre araras. As meninas acham o certificado um prêmio sem graça demais e decidem fazer um troféu e um piquenique surpresa para o Tio Passarinho se sentir mais apreciado. Na divisão das tarefas, Nuno deve cuidar do troféu feito de argila, mas o deixa secando ao sol perto das araras, sem se dar conta que argila é um grande digestivo para estas aves. Eric é responsável por compor uma canção para celebrar as aves, e decide se disfarçar de Tio Passarinho para “sentir na pele” como é cuidar destes animais. Como se não bastasse tudo isso, Zu e Lila devem fazer tudo igualzinho e concordar em tudo - como ser melhores amigas não era suficiente, elas decidiram ser “irmãs gêmeas”! Tia Mimi e Senhor Gelado ficam com a tarefa de distrair o Tio Passarinho para que a festa seja surpresa, mas ele logo percebe que todo mundo no zoológico está meio estranho. E não é que estão mesmo?

Serviço:
Estreia: 20 de março - segunda às sexta, ao meio-dia e às 18h30
Classificação indicativa: livre

O ZOO DA ZU é uma produção da Boutique Filmes para o Discovery Kids, com produção executiva de Tiago Mello e Eduardo Piagge. Pelo Discovery Kids, o projeto foi supervisionado por Michela Giorelli, Adriano Schmid e Melina Manasseh.

O Discovery Kids é o canal pioneiro em programação infantil da América Latina, com conteúdo dedicado 24 horas por dia às crianças pequenas. Com personagens e histórias cativantes, o canal permite que as crianças se identifiquem com as experiências da vida real e oferece um ambiente que nutre a curiosidade. www.discoverykidsbrasil.com.

Tio Bruninho
Tio BruninhoFoto: divulgação

Novo show, acústico, do Tio Bruninho, Princesa Carol e Banda, no Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu. Os ingressos já estão a venda nas lojas Vila7 do Shopping Recife e do Rio Mar Recife. Valores: R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada).

Cidade Colorir no Rio Mar Recife
Cidade Colorir no Rio Mar RecifeFoto: Paloma Amorim/Divulgação

Uma proposta bem criativa para as crianças no Rio Mar Recife. Para misturar tintas, pinceis e crianças! No Piso L3 do RioMar Recife, em parceria com a Baladeira Inovações, está instalada a Cidade de Colorir – uma cidade cenográfica com cerca de 500m² e módulos de 1,5m de altura onde crianças de até 12 anos poderão colorir o cenário utilizando pinceis, tintas e aventais, explorando a criatividade, pintando, inclusive, cenários da cidade do Recife, que comemora aniversário no mesmo mês da chegada do evento ao mall. Os ingressos para participar da atividade estão à venda na bilheteria do local. A partir de R$20 para meia-hora de permanência, além de pacotes promocionais.

A proposta do Cidade Colorir é materializar, em um espaço real, uma cidade para que os pequenos possam soltar a imaginação através das cores. A atividade também é uma oportunidade para os pais observarem as pinturas dos seus filhos. Além do cenário de uma grande cidade, estão estampados os grandes casarões da Rua da Aurora, um dos principais cartões-postais do Recife, em homenagem ao aniversário da cidade que acontece também no mês de março.

O evento vai contar com um time de arte-educadores e instrutores que irão guiar as crianças pela estrutura. Após o acesso ao evento, cada participante vai receber o kit que incluirá um avental e seis copinhos biodegradáveis recarregáveis que serão preenchidos com seis cores-base de tinta guache atóxica. Na ocasião, eles também vão aprender sobre os resultados da mistura de cores e uso das esponjas e rolinhos espalhados pelo local. O Cidade Colorir também vai usar o mínimo de água possível, higienizando mãos e pinceis com o uso de álcool em gel e toalhas umedecidas. Importante frisar que crianças até 10 anos de idade não poderão entrar sozinhas no evento, precisando estar acompanhadas de um adulto responsável.

Outro destaque do evento será a loja oficial do Cidade Colorir, que vai comercializar no local produtos e marcas envolvidas na ação como camisa de colorir, livretos, canecas, quadros, porta-canecas, aventais e conjuntos de copinhos. O evento funciona diariamente no Piso L3. O ingresso poderá ser adquirido na bilheteria do evento ou no ponto localizado no Piso L2, ao lado da Schutz. O horário de funcionamento do evento será de segunda a sábado das 9h às 21h; e aos domingos e feriados das 12 às 20h.

INGRESSOS: Para ter acesso ao Cidade Colorir é necessário adquirir o ingresso para crianças a partir dos 02 anos por R$20 para brincar por 30 minutos (ingresso individual por criança). Os pais ou responsáveis acompanhantes de crianças a partir dos 02 anos também deverão adquirir ingresso, porém, no valor de R$10 por 30 minutos. Crianças entre 0 e 01 ano e 11 meses não pagam para entrar – porém o acompanhante destas crianças nesta faixa etária pagam o ingresso no valor de R$20 por 30 minutos. O ingresso dá direito ao kit de tintas, pincel e avental.

PACOTE INGRESSOS-FAMÍLIA: Serão vendidos ingressos-família no valor de R$50 para quatro pessoas – duas crianças acima de 02 anos e dois adultos – para permanecerem juntas no evento por 30 minutos.

RECARGA DO KIT: A recarga do kit de pintura vai custar R$10.

SERVIÇO
Cidade Colorir
RioMar Recife – Piso L3
Vendas antecipadas: Bilheteria do Piso L2
Estreia: 9 de março de 2017
Ingressos: R$20 para crianças a partir dos 02 anos e R$10 para acompanhantes – 30 minutos
Crianças de 0 a 1 ano e 11 meses não pagam, mas o acompanhante paga R$20 – 30 minutos
Pacote-Família: R$50 para quatro pessoas - duas crianças e dois adultos – para permanecerem juntas no evento por 30 minutos
Recarga do kit de pintura: R$10
Horário de Funcionamento: segunda a sábado das 9h às 21h; domingos e feriados das 12 às 20h
Regulamento disponível no site www.riomarrecife.com.br

Escola Pernambucana de Circo
Escola Pernambucana de CircoFoto: divulgação

De amanhã (14) a sexta (17) de março estarão abertas as inscrições para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que quiserem ingressar na Escola Pernambucana de Circo. As aulas, oferecidas pelo Projeto Brincar e Aprender para Crescer com Você, da EPC, são regulares e acontecem no período da tarde, das 14h às 17h. Sempre às segundas e quartas para as crianças (6 a 10 anos) e às terças e quintas para os adolescentes (11 aos 15 anos).

Nas aulas, os educandos desenvolvem atividades de um conteúdo programático que inclui Malabares (claves, bolinhas, arcos, diabolô, pratos, devil stick), Equilíbrio (bola, rola-rola, perna de pau, arame), Acrobacias Aéreas (trapézio, tecido e lira) e Acrobacias de Solo (pirâmide humana, adágio/mão a mão, mini-tramp e pista acrobática).

Para realizar a matrícula, os pais ou responsáveis devem comparecer à sede da instituição, no bairro da Macaxeira, com a xerox do registro de nascimento da criança ou adolescente, 01 foto 3x4, xerox do comprovante de residência e declaração escolar. É importante que esta pessoa a realizar a matrícula tenha mais de 18 anos e que traga anotado seus próprios números de identidade e CPF. Caso não seja um dos pais do aluno, trazer também a numeração de um deles. O atendimento, na Escola, é realizado de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA:
01 foto 3×4;
Cópia do Registro de Nascimento;
Cópia do comprovante de residência;
Declaração da escola em que estuda;
Números de RG e CPF de quem está fazendo a matrícula. Caso não seja um dos pais do aluno, trazer também a numeração de um deles.
Para dúvidas ou demais informações : 3266-0050

Serviço:

- Escola Pernambucana de Circo - Av. José Américo de Almeida, Macaxeira, nº 05. Fica na segunda rua após a Academia da Cidade da Avenida Norte (lembrando que a primeira rua é imediatamente após a Academia. A rua da Escola é a que está entre o Restaurante Boizão e a Igreja Mórmon).

- Fones: (81) 3266-0050 ou 3034-3127

- Site: www.escolapecirco.org.br
-facebook.com/escolapecirco
- instagram @escolapecirco

Casa das Asas abre segunda-feira
Casa das Asas abre segunda-feiraFoto: divulgação

Empreendimento se propõe a desenvolver atividades lúdicas para crianças e de interação entre pais e filhos através da arte.

Recife vai ganhar, a partir de 13 de março, um espaço para experiências sensoriais infantis: a Casa das Asas, um lugar de convivência lúdica e criativa para crianças até 12 anos onde é possível ter acesso a atividades artísticas, libertárias, próximas à natureza e de resgate que podem ser feitas de forma individual ou em família. Longe de ser um local para “deixar” as crianças, a Casa das Asas se propõe a ser um ambiente de conexão voltados para as famílias.

“O que acontece hoje é que as crianças perderam um pouco a habilidade de iniciar uma brincadeira, de serem criativas. Como já vem tudo pronto, industrializado, elas são mais operadoras de sistemas que inventoras”, avaliou a educadora Camila Domingues, uma das idealizadoras do projeto e sócia da Casa. “A nossa proposta é soltar-se das amarras do cotidiano e estabelecer laços, por isso as atividades podem e devem ser feitas com os pais. ”

A Casa vai funcionar de segunda à sábado com atividades que vão desde sala do brincar - que podem ser pagas por horas ou em pacotes - oficinas de artes (pintura, tapeçaria e escultura), dança (com bebês, gestantes e criativa), teatro, musicalização, canto coral, yoga para gestantes e crianças, além de cursos e palestras com temas voltados para o universo infantil. A casa também ofertará o serviço de aluguel do espaço para realização de eventos.

“Nossa pegada não é pedagógica. É artística, de descobertas, então aqui os brinquedos são artísticos, livres, não plastificados. Precisamos voltar ao quintal”, explicou a arquiteta e contadora de estórias Tetê Brandão, idealizadora. “A Casa foi toda pensada sob essa ótica. Das atividades à ambientação dos espaços”, explicou citando a curadoria das educadoras e especialistas em arte educação Denise Naline e Joana D´arc Lima.

Serviço:
Casa das Asas – Casa de Convivência Lúdica e Criativa
Rua Don Sebastião Leme, 81, Graças
Segunda a sexta, das 8h às 18h
Sábado, das 9h às 18h30
Atividades por faixa etária que vão de R$30,00 a R$ 600,00
Informações pelo:
30727763

comece o dia bem informado: