Cada sábado a Rádio Matraquinha traz um tema diferente para a criançada se divertir e aprender. No programa mais recente, foi a a vez de viajar para o Japão . Uma cultura super interessante e que provoca muito interesse nas crianças, por causa dos desenhos animados, dos games.

Entre as dicas que o Matraquinha trouxe, está a música e o clipe do Cocoricó, da série Cocoricó na Cidade da TV Cultura. A música é de Fernando Salém. Vamos conferir?

Banda Cordelândia
Banda CordelândiaFoto: Jonas Araujo/Divulgação

A Banda infantil Cordelândia está com um novo espetáculo circulando pela cidade: “Minha Pequena África”, que apresenta influência da cultura de matriz africana sobre nós.

Leve e lúdico, o espetáculo é autoral, da Cordelândia, e mostra o legado africano através da música afro-brasileira, contos, lendas e cordéis. Agora em novembro, o Minha Pequena Africa será apresentado no Paço do Frevo, nA Casa do Cachorro Preto e no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá.

Quantos de nós já chegamos a pensar que a África era apenas um país? Quantos de nós concebemos uma África povoada apenas por tribos e repleta de histórias tristes? A verdade é que sabemos muito pouco ou quase nada deste continente lindo e cheio de histórias incríveis. Histórias que narram a vida, o pensamento e que nos brindam com mitos que nunca imaginamos existir. Para comemorar este lugar abençoado, raro e belo, nasceu o “Minha Pequena África”. O espetáculo foi feito para toda a família. A realização é da Banda Cordelândia e do AfroKoletivo.

Em novembro, o espetáculo será apresentado no Paço do Frevo (Bairro do Recife), no dia 13/11 (domingo), às 16h; nA Casa do Cachorro Preto (Olinda), no dia 20/11 (Domingo – Dia Nacional da Consciência Negra), às 16h; e no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá (Olinda), no dia 27/11 (domingo), às 16h.

Criado e desenvolvido pela musicista Camila Ribeiro e pelo produtor e educador social Danilo Carias, o “Minha Pequena África” tem como uma de suas propostas suprir as necessidades referentes à Lei no 9.394, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Assim, durante uma hora de duração, o espetáculo apresenta o Brasil que herdou da Mãe África uma infinidade de costumes, sons, palavras, comidas, danças, instrumentos, religiões que necessitam ser difundidos para permanecerem vivos.

De forma leve, lúdica e educativa, o legado africano é apresentado no “Minha Pequena África” pela Banda Cordelândia, que é formada pelas musicistas Camila Ribeiro, Joannah Luna, Susana Morais e Viviane Oliveira. A música afro-brasileira, os contos, as lendas e os cordéis convidam a família a descobrir um novo jeito de interagir com a nossa ancestralidade. Todo o repertório musical e de contação de histórias foi criado especialmente para o espetáculo.

Assim, o espetáculo traz como pressuposto temas como o preconceito, a intolerância religiosa e as diversas formas de exclusão social, que no espetáculo ganham uma reflexão leve e propositiva. Com isso, o “Minha Pequena África” evidencia a cultura afro como constituinte e formadora do patrimônio cultural brasileiro, onde os negros são considerados sujeitos históricos de extrema relevância na construção do país.

Sob a direção musical e arranjos de Camila Ribeiro as músicas são executadas por Rafael Peixoto e Viviane Oliveira na percussão, Toinho Japa no contrabaixo e Kassio Farias na bateria. A contação de histórias fica a cargo da cordelista Susana Morais e de Joannah Luna, que também é a cantora do espetáculo. A consultoria pedagógica é de Luciene Ciciliani. Coreografia de Anderson Nogueira. A produção executiva é da Criativo Soluções e Produção Cultural. A Produção comercial é da ZaraTempo Produções.

O projeto “Minha Pequena África” foi contemplado no Edital de Bolsa de Fomento aos Artistas e Produtores Negros da Fundação Nacional de Artes (Funarte) 2014. A classificação etária é livre.

Serviço:
“Minha Pequena África” – Espetáculo da Banda Cordelândia
Agenda de Novembro

Quando: 13/11 (domingo), às 16h
Onde: Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Entrada: dentro da programação do local

Quando: 20/11 (Domingo – Dia Nacional da Consciência Negra), às 16h
Onde: A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, 99, Cidade Alta, Olinda)
Entrada: gratuita

Quando: 27/11 (domingo), às 16h
Onde: Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá (Rua Severina Paraíso da Silva, 65, Portão do Gelo, Olinda)
Entrada: gratuita


Ficha Técnica | “Minha Pequena África”

Classificação etária | Livre
Duração | 60 minutos
Concepção | Camila Ribeiro e Danilo Carias
Direção Musical | Camila Ribeiro
Direção de Cena | Danilo Carias
Músicos Convidados | Rafael Peixoto (Percussão), Viviane Oliveira (Percussão), Toinho Japa (Contrabaixo) e Kassio Farias (Bateria)
Cordelista e Contadora de Histórias | Susana Morais
Cantora e Contadora de Histórias | Joannah Flor
Coreógrafo e Bailarino | Anderson Nogueira
Coordenadora de Pesquisa e Apoio Pedagógico | Luciene Ciciliani
Cenário | Leo Luna
Figurino | Joannah Flor, Anderson Nogueira, Joana Lima
Design | João Paulo Monteiro
Assessoria de Comunicação | Feed Comunicação
Produção Executiva| Criativo Soluções e Produção Cultural
Produção Comercial | ZaraTempo Produções
Redes Sociais | facebook.com/minhapequenaafrica |instagram.com/minhapequenaafrica

Bandalelê
BandalelêFoto: Gabi Vitória/ Divulgação

Vinícius de Moraes para crianças é a inspiração do repertório da Bandalelê que se apresenta no dia 13 de novembro, às 17h, no Shopping Tacaruna. Esta é a segunda apresentação da banda que foi pensada para divertir pais e filhos com uma produção delicada e minuciosa desde a escolha do repertório, passando pelo figurino e coreografia. Entrada gratuita.

O show de será um tributo a Vinícius de Moraes que tem suas canções revisitadas com arranjos vibrantes da cultura popular, além de grandes clássicos de domínio público em frevo, baião, maracatu e forró. Os personagens do universo infantil de Vinícius como a Galinha de Angola, o Pato e o Gato ganham vida nas performances dos bailarinos que encantam os pequenos.

Idealizado por Juliana Martins, da Libre Promo, a banda reúne um time de primeira de músicos e bailarinos em um espetáculo pensado para pais e filhos curtirem juntos. A direção artística e figurino é de Luciano Pontes e a vocalista do projeto é a cordelista Mariane Bigio.

Serviço:
Show Bandalelê
Loca: Shopping Tacaruna
Data: 13 denovembro, as 17h
GRATUITO

Livro Chico Cesar
Livro Chico CesarFoto: divulgação

No programa da Rádio Matraquinha sobre frutas, o livro do músico, poeta e escritor Chico César foi destaque no quadro de Dicas. Chico tem uma carreira de ampla repercussão internacional, é conhecido pelo encanto linguístico em suas letras de músicas, e esteve em Olinda, em abril deste ano, para lançar "O agente laranja e a maçã do amor", voltado para o público de 6 a 12 anos. Ser fiscal de alguma coisa parece uma profissão muito severa, carrancuda, mas o Agente Laranja, imaginado por Chico César, é fiscal de frutas numa festa popular. Ele passeia por entre rodas-gigantes, carrosséis e outros brinquedos. Tudo são cores e luzes e formas e cheiros e sabores – e as palavras são tratadas como se suas sílabas fossem peças de Lego, que é possível juntar, separar, misturar umas com as outras. A Festa das Neves, na Paraíba, é o lugar, onde o rapaz se diverte e vai descobrindo, a cada passo, um sabor diferente, uma cor que nunca tinha visto... É o mundo dos adultos visto por olhos de criança. Na parceria entre o menino Chico César e a menina Fernanda Lerner, a festa das máquinas de brinquedo cede lugar à festa das frutas de verdade, e é no meio delas que o “nosso herói” descobre a Maçã do Amor e tudo que ela traz consigo. Conhecido no Brasil e no mundo como compositor e cantor, Chico César é também poeta (Cantáteis) e, como este livro mostra, um contador de histórias imaginosas e simples.

Circo Zanni
Circo ZanniFoto: Divulgação

04 Novembro



CIE SÔLTA (BRA/FRA)
Local: teatro de santa isabel
Horário: 20h
Censura: Livre
Duração: 50 minutos
Espetáculo: APESAR - É uma peça de circo que explora a relação entre dois personagens que decidiram viver juntos, APESAR de tudo. Em cena, Alluana Ribeiro e Tom Prôneur interpretam um velho casal que esqueceu como se comportar “normalmente” e o circo se tornou seu modus operandis.Marcados por eventos passados e na iminência de um porvir, eles estão confinados em um universo fantástico, no qual o movimento pendular do mastro marca o ritmo do tempo, que não para nunca. Mastro pendular, acrobacia, malabares e equilíbrios sobre as mãos são as (in)disciplinas circenses presentes na peça. APESAR confronta o homem com seus limites, lá onde ele se perde, onde é levado ao encontro do seu íntimo e, face à ele, se depara com o outro.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

————————————————————
05 Novembro

CIA SUNO (SP)
Local: Parque da Jaqueira
Horário: 16h30
Censura: Livre
Duração: 50 minutos
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia. GRATUITO!


CIE SÔLTA (BRA/FRA)
Local: Teatro de Santa Isabel
Horário: 19h
Censura: Livre
Duração: 50 minutos
Espetáculo: APESAR - É uma peça de circo que explora a relação entre dois personagens que decidiram viver juntos, APESAR de tudo. Em cena, Alluana Ribeiro e Tom Prôneur interpretam um velho casal que esqueceu como se comportar “normalmente” e o circo se tornou seu modus operandis.Marcados por eventos passados e na iminência de um porvir, eles estão confinados em um universo fantástico, no qual o movimento pendular do mastro marca o ritmo do tempo, que não para nunca.
Mastro pendular, acrobacia, malabares e equilíbrios sobre as mãos são as (in)disciplinas circenses presentes na peça. APESAR confronta o homem com seus limites, lá onde ele se perde, onde é levado ao encontro do seu íntimo e, face à ele, se depara com o outro.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.


ESIO MAGALHÃES (SP)
Local: Teatro de Santa Isabel
Horário: 16h
Censura: Livre
Espetáculo: CIRCO DO SÓ EU - O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade, até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo.
Zabobrim, o palhaço, vem ate vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música!!!
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

—————-


06 Novembro



CARAVANA TAPIOCA (SP)
Local: II Jardim de Boa Viagem
Horário: 16h30
Censura Livre
Espetáculo: CIRCO CARAVANA - O excêntrico casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, apresentam um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar pessoas de todas as idades.Música ao vivo, malabarismo e comicidade embalam essa fantástica viagem ao mundo mágico do circo! GRATUITO!

ESIO MAGALHÃES (SP)
Local: Teatro de Santa Isabel
Horário: 16h
Censura: Livre
Espetáculo: CIRCO DO SÓ EU - O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade, até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo.
Zabobrim, o palhaço, vem ate vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música!!!
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.


———————-

07 Novembro



CIA SUNO (SP)
Local: Abreu e Lima (Praça)
Horário: 18h
Censura: Livre
Duração: 50 minutos
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia. GRATUITO!

——————————

08 Novembro


DUAS COMPANHIAS (PE)
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Censura: 12 anos
Espetáculo: CAETANA - As atrizes e palhaças pernambucanas Lívia Falcão e Fabiana Pirro fundam a DUAS companhia e realizaram a montagens de “Caetana” em 2014. É uma forma poética de denominar a morte no Sertão. A encenação resgata elementos do teatro das tradições. Na peça, Benta, uma rezadeira que, depois de indicar o caminho do além para várias almas perdidas, se vê diante de seu próprio encontro com a CAETANA, a morte. Chegando ao Reino do Invisível, Benta reencontra as almas anteriormente encomendadas por ela que aparecem em forma de bonecos. É um espetáculo experimental que renova-se a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, nos sons e no imaginário, a linguagem poética do humano, o Nordeste renovado na cena.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

CARAVANA TAPIOCA (SP)
Local: Alto Santa Terezinha (ComPaz)
Horário: 16h30
Censura: Livre
Espetáculo: CIRCO CARAVANA - O excêntrico casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, apresentam um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar pessoas de todas as idades.Música ao vivo, malabarismo e comicidade embalam essa fantástica viagem ao mundo mágico do circo! GRATUITO!

—————-

09 Novembro

CARAVANA TAPIOCA (SP)
Local: Camaragibe
Horário: 10h
Censura: Livre
Espetáculo: CIRCO CARAVANA - O excêntrico casal de artistas viajantes, Cavaco e Nina, apresentam um espetáculo de variedades circenses com as melhores atrações que encontraram em suas apresentações pelo mundo. O grande faquir encantador de serpentes, a mulher mais forte do mundo e a foca equilibrista são alguns dos números que prometem surpreender e encantar pessoas de todas as idades.Música ao vivo, malabarismo e comicidade embalam essa fantástica viagem ao mundo mágico do circo! GRATUITO!


CIRCO VARIETÉ
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Censura: Livre
Circo Varieté reúne o melhor das artes circenses em benefício da Fundação Altino Ventura. O Circo Varieté é um espetáculo divertido e interativo de palhaçaria e números circenses, reunindo no mesmo palco artistas dos grupos Cia Suno (SP), Giullari (ITA), Caravana Tapioca (PE), Sobrevoltas e Vizinhos (SP), todos participantes do Festival de Circo do Brasil, que acontece entre 4 e 13 de novembro no Recife. Toda esta trupe estará no palco do Teatro de Santa Isabel no dia 9 de novembro, a partir das 20h, para a encenação do Circo Varieté, uma montagem exclusiva e inédita, realizada especialmente para esta edição do Festival, com a renda inteiramente revertida para a Fundação Altino Ventura.
Circo Verieté leva para o público uma incrível oportunidade de assistir a uma apresentação que reúne grandes artistas de circo do Brasil e do exterior no mesmo palco, em diferentes números e brincando com a platéia. Além disto, a peça, com duração de uma hora, irá ajudar os trabalhos da Fundação Altino Ventura, que há mais de trinta anos oferece tratamento médico oftalmológico a pacientes de baixa renda. Em três décadas de atividade, mais de 11 milhões de procedimentos já foram realizados, beneficiando milhares de pessoas que não teriam como pagar pelos tratamentos.
INGRESSOS: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)
obs: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

————————————————-

10 Novembro



CIA SUNO (SP)
Local: Teatro Apolo
Horário: 15h
Censura: Livre
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.


COLETIVO NOPOK (RJ)
Local: Campo do onze
Horário: 16h30
Censura: Livre
Espetáculo: CARRILHÃO - É uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Carrilhão fala dos mercadores de todos os tempos e lugares, Mascates de ontem e hoje, o encantamento pelas palavras, o feitiço inerente a um bom vendedor.
Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações. Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos. GRATUITO!


ARTINERANT’S (SP)
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Censura: 10 anos
Espetáculo: VIZINHOS - É um espetáculo que mostra o cotidiano de um homem e uma mulher em que os objetos se tranformam e assumem novos usos - flertam com o surrealismo. Assim, um sofá engole o homem que lê e é também é um trampolim para que ele salte e se solte no ar. O varal de roupas passa a ser o arame no qual a mulher equilibra-se passo a passo: o dia a dia por um fio. Criado pelos artistas Daniel Pedro e Maíra Campos, integrantes do Circo Zanni - que completou 10 anos de estrada, Vizinhos é o primeiro espetáculo do projeto da Cia. Artinerant´s -, que tem como objetivo divulgar a arte e cultura através da itinerância. Dirigido por Lu Lopes (a Palhaça Rubra), “Vizinhos” mistura cenas de acrobacia e equilíbrio com toques humorísticos e poéticos. O espetáculo, descritivo e metafórico, apresenta um jogo com cenas acrobáticas e de equilíbrio em um cenário comum, onde um casal vive situações insólitas, escapando da mesmice e repetição. Neste universo paralelo, nada é o que o que parece ser.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

——————-

11 Novembro


CIA SUNO (SP)
Local: Teatro Apolo
Horário: 15h
Censura: livre
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

GIULLARI DEL DIAVOLO (BRA/ITA)
Local: Poço da Panela
Horário: 19h
Censura: Livre
Espetáculo: Nas Nuvens - Dois personagens incríveis entram em cena e instantaneamente te envolvem, provocando, instigando e distribuindo sorrisos, surpresa e encantamento.Assistir ao espetáculo é como entrar em um mundo irreal onde os protagonistas se transformam e o público envolvido é arrastado em uma atmosfera mágica.Espetáculo cômico de notável impacto cênico, com números de alto nível técnico e um final de dança contact e equilíbrio com bolas de cristal. GRATUITO!


ARTINERANT’S (SP)
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Censura: 10 anos
Espetáculo: VIZINHOS - É um espetáculo que mostra o cotidiano de um homem e uma mulher em que os objetos se tranformam e assumem novos usos - flertam com o surrealismo. Assim, um sofá engole o homem que lê e é também é um trampolim para que ele salte e se solte no ar. O varal de roupas passa a ser o arame no qual a mulher equilibra-se passo a passo: o dia a dia por um fio. Criado pelos artistas Daniel Pedro e Maíra Campos, integrantes do Circo Zanni - que completou 10 anos de estrada, Vizinhos é o primeiro espetáculo do projeto da Cia. Artinerant´s -, que tem como objetivo divulgar a arte e cultura através da itinerância. Dirigido por Lu Lopes (a Palhaça Rubra), “Vizinhos” mistura cenas de acrobacia e equilíbrio com toques humorísticos e poéticos. O espetáculo, descritivo e metafórico, apresenta um jogo com cenas acrobáticas e de equilíbrio em um cenário comum, onde um casal vive situações insólitas, escapando da mesmice e repetição. Neste universo paralelo, nada é o que o que parece ser.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.
————-

12 de Novembro

CIA SUNO (SP)
Local: Teatro Apolo
Horário: 16h
Censura: livre
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.



CIRCO ZANNI (SP)
Local: Teatro Luiz Mendonça
Horários: 16h30 e 18h30
Espetáculo CIRCO ZANNI - Um espetáculo de variedades, que reúne o que há de melhor dos artistas que integram a companhia, formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo, tem a direção artística de Domingos Montagner e direção musical de Marcelo Lujan. Elegância, romantismo, humor, citações, paródias e auto-ironia são aspectos presentes no novo espetáculo, que possui números aéreos, de acrobacia, equilíbrio e magia, além, é claro, de palhaço. Destaque para os novos números como arame cômico musical, quick change e o número de lira, que assumiu nova abertura do espetáculo. A dinâmica do espetáculo aprofunda a ideia do Zanni tratar o circo como sua casa, em um novo cenário, de uma casa aberta a visão do público cujo palco é sua extensão, o seu quintal, esses circenses contemporâneos celebram a convivência com a Arte em seu cotidiano, de forma simples. A banda formada por todo elenco é um dos grandes destaques do show, imprimindo o ritmo das cenas, executam ao vivo as músicas de todos os números, pontuam as gags e reforçam as piadas, permanecendo todo o tempo em cena.
INGRESSOS: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.


COLETIVO NOPOK (RJ)
Local: Parque da Macaxeira
Horário: 16h30
Censura: Livre
Espetáculo: CARRILHÃO - É uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Carrilhão fala dos mercadores de todos os tempos e lugares, Mascates de ontem e hoje, o encantamento pelas palavras, o feitiço inerente a um bom vendedor.
Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações. Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos. GRATUITO!



LUIS E PEDRO SARTORI DO VALE (BRA/FINLÂNDIA)
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 20h
Censura: Livre
Espetáculo: DOIS - Luis e Pedro: dois artistas, dois irmãos, juntos no mesmo palco pela primeira vez. Pesquisando temas como cumplicidade, fraternidade, intimidade e rivalidade, exploram a profunda simbologia de um interesse em comum: o arco e flecha. Inspirados por contos clássicos, performance e experiências pessoais, Luis e Pedro combinam circo, teatrovisual e o arco e flecha, criando interpretações sutis, bem humoradas, inteligentes e poéticas da relação entre irmãos. Trabalhando com noções de risco, surpresa, fragilidade, criando cenas que transitam do cômico ao trágico, da poesia à virtuose.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.
——————-


13 de Novembro

CIA SUNO (SP)
Local: Teatro Apolo
Horário: 16h
Censura: livre
Espetáculo: CARPINTEIROS EM DOMICÍLIO - Um espetáculo de estética híbrida e lúdica, que mistura teatro e circo e traz beleza e leveza traduzidas na interpretação, números de riscos, mágica, malabarismos e acrobacias. Neste espetáculo, dois palhaços chegam com um monociclo carregando madeiras para iniciarem uma obra. Ao identificarem o espaço iniciam uma divertida e inusitada reforma, repleta de palhaçadas, números de rola-rola e acrobacias diversas, sempre interagindo com o público. Em “Carpinteiros em Domicílio”, a Cia Suno se propõe a demonstrar habilidades técnicas de circo utilizando uma roupagem diferente: realizam malabares com trenas, contorção em escada, percussão em marmitas e mágica com elementos do dia a dia.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.



CIRCO ZANNI (SP)
Local: Teatro Luiz Mendonça
Horários: 16h30
Espetáculo CIRCO ZANNI - Um espetáculo de variedades, que reúne o que há de melhor dos artistas que integram a companhia, formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São Paulo, tem a direção artística de Domingos Montagner e direção musical de Marcelo Lujan. Elegância, romantismo, humor, citações, paródias e auto-ironia são aspectos presentes no novo espetáculo, que possui números aéreos, de acrobacia, equilíbrio e magia, além, é claro, de palhaço. Destaque para os novos números como arame cômico musical, quick change e o número de lira, que assumiu nova abertura do espetáculo. A dinâmica do espetáculo aprofunda a ideia do Zanni tratar o circo como sua casa, em um novo cenário, de uma casa aberta a visão do público cujo palco é sua extensão, o seu quintal, esses circenses contemporâneos celebram a convivência com a Arte em seu cotidiano, de forma simples. A banda formada por todo elenco é um dos grandes destaques do show, imprimindo o ritmo das cenas, executam ao vivo as músicas de todos os números, pontuam as gags e reforçam as piadas, permanecendo todo o tempo em cena.
INGRESSOS: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

COLETIVO NOPOK (RJ)
Local: Praça do Arsenal
Horário: 16h30
Censura: Livre
Espetáculo: CARRILHÃO - É uma fusão das linguagens do circo e do teatro. A dupla de artistas se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas. Carrilhão fala dos mercadores de todos os tempos e lugares, Mascates de ontem e hoje, o encantamento pelas palavras, o feitiço inerente a um bom vendedor.
Pontua o valor das trocas e dos encontros que se estabelece nas negociações. Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos. GRATUITO!


LUIS E PEDRO SARTORI DO VALE (BRA/FINLÂNDIA)
Local: Teatro Santa Isabel
Horário: 19h
Censura: Livre
Espetáculo: DOIS - Luis e Pedro: dois artistas, dois irmãos, juntos no mesmo palco pela primeira vez. Pesquisando temas como cumplicidade, fraternidade, intimidade e rivalidade, exploram a profunda simbologia de um interesse em comum: o arco e flecha. Inspirados por contos clássicos, performance e experiências pessoais, Luis e Pedro combinam circo, teatrovisual e o arco e flecha, criando interpretações sutis, bem humoradas, inteligentes e poéticas da relação entre irmãos. Trabalhando com noções de risco, surpresa, fragilidade, criando cenas que transitam do cômico ao trágico, da poesia à virtuose.
INGRESSOS: R$ 20 (Inteira) e R$10 (Meia)
Obs.: Criança até 2 (dois) anos não paga, devendo permanecer durante o espetáculo no colo dos responsáveis, ocupando o mesmo assento.

Nos países principalmente de origem inglesa hoje 31 de outubro é comemorado o Dia das Bruxas, mas aqui no Brasil, hoje é dia de celebrar um personagem importante do nosso Folclore: o Saci!!! O escritor Monteiro Lobato deixou essa lenda ainda mais famosas com os pequenos, nas histórias do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. O Saci Pererê é um danadinho, peralta, que adora brincar na floresta com seus amigos Curupira, Iara e Caipora do Folclore Brasileiro.

Que tal mostrar as crianças um pouco deste personagem?! 

 

Fernanda Mélo
Fernanda MéloFoto: Clarissa Dutra

A Contadora de Histórias Fernanda Mélo, da Cia Agora Eu Era, ministra o curso de extensão “A arte brincante de contar histórias (na sala de aula)!”. O Curso faz parte das atividades do projeto ESTUDOS E REFLEXÕES PARA PRÁTICA DOCENTE, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio de Aplicação da UFPE. O Projeto oferece cursos, minicursos, oficinas e palestras nas diversas áreas do conhecimento, dirigidos aos licenciandos e professores da Educação Básica.


Serviço:

Curso: A arte brincante de contar histórias (na sala de aula)!

Professora: Fernanda Mélo | Teatro| CE CAp UFPE

Público: Licenciandos e Professores da Educação Básica

Datas: 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro – às quintas-feiras

Horário: 14h às 18h Total: 20h

Local: Colégio de Aplicação da UFPE (Sala de dança- quadra)

Vagas: 20


Conteúdos:

· A contação de histórias no mundo contemporâneo e no contexto educacional;

· Que histórias contar?

· Noções de tempo e espaço ao contar uma história;

· Ritmo e energia corporais para contar histórias ;

· Improviso, criação de personagens e relação com a plateia.


Obs.: Os participantes receberão certificação, contabilizando-se 20h de curso, considerando as atividades presenciais e as não presenciais.


Inscrições até o dia 01 de novembro, ou até o encerramento das vagas, através do Formulário Online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdTUT0o7ypM0HqQb7XuZA_Hn_tuUGDg4r0fF8XXeuElbMONow/viewform?c=0&w=1

Para mais informações contacte: nupexc.cap.ufpe@gmail.com

Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura

Colégio de Aplicação (CAp /CE-UFPE)



Bruxas da Escócia
Bruxas da EscóciaFoto: João Caldas/ Divulgação

Bruxas da Escócia dá sequência à linha de pesquisa da Cia. Vagalum Tum Tum, que é a de trazer para o universo infanto-juvenil as obras de Shakespeare pela lente do olhar do palhaço, da Comedia Dell´arte e dos Bobos.

Os elementos trágicos do original são transpostos, pela ação do raciocínio do palhaço, em outros que remetem à graça e à poesia, porem sem perder a essência do original. Assim, as mortes do texto original são transformadas em arremessos de catapultas em direção à floresta, a mesma que se moverá em direção ao castelo de Macbeth, pelo disfarce dos catapultados para derrotá-lo, cumprindo a profecia das bruxas de que ele só seria derrotado no dia em que a floresta se movesse. A floresta é tratada como uma personagem com vontade própria. O sangue que mancha as mãos de Lady Macbeth e seu marido é transformado em graxa da máquina de catapultar. A essência do original, porém, é preservada. As músicas e os efeitos sonoros são executados ao vivo pelo próprio elenco

Nesta nova montagem da Cia. Vagalum Tum Tum, os elementos trágicos originais de Macbeth são substituídos pela graça e poesia do Palhaço, o que a torna extremamente interessante para as crianças e os adultos.

É um dos espetáculos infantis mais premiados nos últimos anos. Uma livre adaptação do clássico “Macbeth” (de William Shakespeare), e a fica em temporada na CAIXA Cultural Recife de 27 a 29 de outubro e de 3 a 5 de novembro.

As sessões serão realizadas às 19h nas quintas e sextas 27 e 28/10 e 3 e 4/11, e às 17h nos sábados 29/10 e 5/11. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e serão vendidos a partir das 10h do dia 26 de outubro – para as sessões da primeira semana – 27 a 29/10, e do dia 2 de novembro, para as apresentações de 3 a 5/11.

A Classificação Indicativa é Livre!

Halloween
HalloweenFoto: Divulgação

Os adolescentes também têm espaço na programação da Matraquinha. No programa de sábado colocamos na agenda o Halloween da Innova Travel, que será sexta (28/10), no Castelo de Eventos, em Boa Viagem.

A festa é proibida para maiores de 18 anos, e foi pensada exclusivamente para esta faixa etária, com surpresas, promoções, snacks, doces e bebidas sem álcool.

Na pista, o DJ pernambucano galã José Pinteiro e a Banda Diboa. Os ingressos estão à venda nas unidades do curso de idiomas CNA e da doçaria Delikata. Clientes e alunos dos estabelecimentos têm 50% de desconto.

"Pais e mães podem ficar tranquilos que a festa será pura diversão" disse André Portela, diretor da Innova, idealizador do evento.

Projeto Imaginário
Projeto ImaginárioFoto: Divulgação

A Rádio Matraquinha está encantada com o iniciativa da Pequena Sophia Maia, de 10 anos. Sophia é uma artista mirim, que faz desenhos belíssimos e cheios de conteúdo. A sua sensibilidade é de impressionar: A pequena lançou um livro e expõe ilustrações que retratam a situação dos refugiados do Oriente Médio. O livro "Imaginário" será comercializado pela ONG Adus e todo o valor arrecadado com a venda da publicação se­rá doado para a filial de Cu­ritiba da Adus - Instituto de Reintegração do Refugiado, assim como ocorreu com a arre­cadação da venda dos dese­nhos da exposição do ano pas­­sado. Sophia, que desenha desde os 3 aninhos, ficou sensibilizada ao ver que crianças da sua idade estão entre os refugiados que arriscam suas vidas todos os dias, para escapar da guerra civil. A partir daí, Fifi, como é conhecida, começou a ilustrar o tema. Seus desenhos, que surpreendem pela maturidade e beleza dos traços, se transformaram num projeto que envolve o livro e exposição de arte, nos mostrando como é importante incentivarmos o protagonismo infantil. Parabéns Sophia!

 

 

A expo fica até o dia 26 de outubro no shopping Plaza, na Zona Norte do Recife. 

Para acompanhar o projeto, basta seguir no instagram: @projetoimaginario e no facebook: Projeto Imaginário.

comece o dia bem informado: