Vanessa Lins
Vanessa LinsFoto: Felipe Ribeiro

O sociólogo Gilberto Freyre foi o primeiro brasileiro a dizer que comida era parte importan­te da cultura de um lugar. Para ele, “a arte da cozinha é a mais brasileira das nossas artes. A mais expressiva do nosso caráter e a mais impregnada do nosso passa­do”, disse em “Região e tradição”.

Em seu “Manifesto Regionalis­ta”, um tratado escrito em 1926, Freyre falou que no Brasil não ha­via região que excedesse o Nordes­te em riqueza de tradições ilus­tres e em caráter. A culinária en­trava nesse rol de tradições, com todas as gulodices que o inte­lectual se fartava, incluindo co­cada. Pois que já se vão 90 a­nos desse registro fundamental, que nos faz compreender Gilberto Freyre mais profundamente, data que não vai passar em branco. No próximo dia 29, a nossa colunista Lecticia Cavalcanti, imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL), estará à frente de programação comemorativa aberta ao público na sede da Academia. Além de palestras, vai distribuir uma cópia do Manifesto com a presença das Tapioqueiras da Sé. Será às 16h.

Evento promove Pernambuco

É já, já a quinta edição do Sabor Rural, no Centro de Convenções, realizado pela Federação da Agricultura de Pernambuco e curadoria gastronômica de César Santos, do Oficina do Sabor. Quem quiser conhecer melhor a cultura culinária do Interior do Estado, essa é uma boa chance. Lá, expositores de laticínios, cachaça e doces se reúnem para vender o “peixe”. Estudantes, gastrônomos e culinaristas também podem ver seminários e assistir às aulas-show com cozinheiros profissionais. Mais informações no www.agrinordeste.com.br.

Sirha 1 - Está marcado para o período de 4 a 6 de outubro, o Sirha, que vai reunir 250 expositores de gastronomia, hotelaria e food service no Rio. É também durante o e­ven­­to a realização dos concursos Bocu­se d’Or e Coupe du Monde de la Pâtisserie. Inscrições: netfeiras. com.br/ fei­ras/sirha.

Sirha 2 - Aliás, os chefes e confeiteiros que quiserem se inscrever nas edições brasileiras do Bo­cuse d’Or e da Coupe du Monde de la Pâtisserie, aclamadas competições mundiais de gastronomia e confeitaria, têm até o próximo domingo, 21, para submeter receitas à triagem pelo site www.sirha-rio.com.

Promocional - Até o fim do mês, o Barchef Casa Forte vende jantar completinho - entrada, principal e sobremesa - a R$ 59 por pessoa. A pechincha vale apenas nas noites de terça a sábado no espaço Italian do imponente casarão histórico localizado na avenida 17 de Agosto.

Na padoca - Sofia Mota é quem assina a consultoria gastronômica da nova Parla Deli da Estrada das U­baias, na Zona Nor­te. A­lém do café da manhã, ela concebeu o bufê de almoço que alterna uma linha caseira com pratos de gastronomia universal. O quilo está R$ 49,90.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: