Vanessa Lins
Vanessa LinsFoto: Felipe Ribeiro

Em tour gastrô pelo Brasil, o carioca Raphael Rego, do restaurante Maloka (anteriormente Oka), em Paris, atual queridinho da mídia especializada na França, passou a semana no Recife a convite do trio Joca Pontes, Duca Lapenda e André Saburó, com os quais assinou jantar no Ponte Nova, ontem, e fez visita à fazenda de café Yaguara, em Taquaritinga do Norte. Raphael tem ganhado prestígio entre os conservadores franceses pelo uso de ingredientes brasileiros de alto padrão e fala-se, inclusive, que uma primeira estrela Michelin pode surgir na próxima edição do guia. Ainda esse mês, o chef e o trio de cozinheiros pernambucanos repetem o trabalho oito mãos no Esquina Mocotó, em São Paulo, de Rodrigo Oliveira. Raphael ainda segue a viagem de pesquisas de ingredientes na Região Norte. Mais sobre o OKA, atual Maloka no site www.okaparis.fr.

Por amor ao sabor 
Quase saindo do forno o primeiro livro do chef Dalton Rangel. Vai se chamar “Por amor ao sabor”, pela Alaúde, com mais de 80 receitas de carnes, aves, peixes, frutos do mar, risotos, massas, saladas e doces. O midiático cozinheiro se inspirou na infância passada no restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá (RJ), nas experiências fora do Brasil e na TV, e mesclou sotaque mineiro, tempero internacional e o amor pela cozinha herdado da mãe Mônica. O leitor vai aprender vaca atolada, rabada, ossobuco milanês...

Secreto 1 - As irmãs Elizabeth e Ebidabel Cavalcanti seguem a tendência de proporcionar gastronomia como experiência e abriram o jardim da sua casa, no Sítio Histórico de Olinda, e transformaram em uma comedoria. Batizada de Jardim Secreto, funciona de quarta a sábado, das 17h às 23h.

Secreto 2 - Com cardápio variado - de saladinha a cuscuz, passando por sopa a morangas -, o espaço fica meio fora da rota dos restaurantes mais famosos de Olinda, mas próximo à sede do Homem da Meia-Noite, principal referência, na rua Sítio Quinta dos Reis (98857.1058), sem saída.

Café 1 - O biólogo Nelson Noveli e a esposa, a nutricionista Tayana, vão abrir um café no jardim da loja de plantas e hortas gourmet Nativus, nos Aflitos. O casal pretende promover o conceito de orgânicos e produtos frescos para consumo imediato.
Café 2 - A ideia, segundo Nelson, é que o cardápio priorize os ingredientes cultivados no espaço, como tomate cereja e manjericão, que serão retirados do pé na hora em que o cliente escolher o prato. A ideia é inédita por aqui, a coluna fica no aguardo.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: