Vanessa Lins
Vanessa LinsFoto: Felipe Ribeiro

 

Um dos mais gostosos substitutos da manteiga, para acompanhar o pão francês quentinho, ou fazendo dupla com uma bela fatia de goiabada, o requeijão cremoso, vendido em copos de vidro ou plástico, é criação de um brasileiro, o empresário Moacyr de Carvalho Dias, morto no último dia 29, aos 96 anos, por insu­ficiência renal. Conhecido como Xixo, deixou um legado culinário inconteste, que impactou de forma definitiva a indústria de laticínios e os hábitos de consumo, sobretudo no café da manhã.
Ele criou o alimento com base de leite pela Poços de Caldas, empresa com sede em cidade homônima, no interior de Minas Gerais, e foi imitado por praticamente todos os concorrentes brasilei­ros. Seu Moacyr talvez nem tivesse noção de como ajudou a deixar nossos cafés da manhã mais gostosos e cremosos. Que fique em paz.

Mais um food park
Quem andou achando que os food parks eram modinha rápida, saca isso. Depois do “Nas Ubaias”, inaugurado há algumas semanas, Casa Forte ganhou esta semana mais um ponto de alimentação com trucks, bikes e carts. É o Cordel Food Park, de Thiago Bezerra, montado no estacionamento da loja Amoretto, em frente ao bar Real. No espaço, o cardápio de operações é variado: hambúrguer, pizza, açaí, sushi, temaki, cerveja e drinques. Insta: @cordelfoodpark.
Conhecimento cervejeiro
Olha a oportunidade de sacar mais sobre cerveja. A partir de fevereiro, o Science Of Beer Institute, de Santa Catarina, inicia agenda de cursos na Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry). Começa com o “Beer Talk”, no dia 11, para iniciantes no universo da cerveja, com noções históricas, matérias-primas, processos, análise sensorial, estilos e degustações. As aulas serão nos fins de semana.

Reconhecido
Nem ainda saiu de Portugal, o vinho Vinhas Velhas 2014, produzido pela Quinta Maria Izabel, de João Carlos Paes Mendonça, ganhou 96 pontos (numa escala de 100) na avaliação do crítico inglês Jamie Goode. Ele está à frente da Wine-Searcher, empresa de catalogação de vinhos do mundo todo. O Vinhas Velhas é assinado pelo enólogo Dirk Niepoort. A Maria Izabel fica no Douro.
Clone
Conhecido por servir culinária nordestina, o restaurante Puxinanã, ao lado do Parque 13 de Maio, no Centro do Recife, agora faz clone de pizza, às segundas. Os sabores que fazem parte da promoção “peça uma, leve duas” são os tradicionais de frango, calabresa e muçarela, por R$ 36,90.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: