Hugo Viana
Hugo VianaFoto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

Vladimir Carvalho esteve no Recife para acompanhar as sessões de seu novo filme, “Cícero Dias, o compadre de Picasso”, em cartaz no Cinema São Luiz. Vladimir ficou hospedado no Recife Plaza Hotel, na Rua da Aurora, ao lado do cinema. Assistiu às sessões e conversou com o público. Em entrevista antes da viagem - quando ainda estava em Curitiba -, o cineasta conversou sobre sua relação com o documentário, gênero que trabalha há 55 anos. “Acho que o documentário tem um compromisso com uma certa pureza, digamos assim, da realidade. É a realidade em estado bruto. Parece pretensioso, mas são filmes feitos sem serem preparados com roteiro, filmados no interior do estúdio. O documentário tem a pretensão de flagrar a vida como se fosse possível, a síntese da realidade, ultrapassa uma mera reportagem quando se debruça sobre um assunto, transcende fatos e se apresenta como testemunho da condição humana. Acho que é um veio inesgotável. Você revela certos mecanismos do que estão embaixo das aparências, meio que decifra um pouco a realidade quando realiza um documentário”, disse.

Em visita ao Recife o cineasta Vladimir Carvalho falou sobre o que o fascina no documentário

Teste >Mais uma edição do Teste de Audiência ocorre amanhã, na Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505). O filme da vez é “O Piano que Conversa”, de Marcelo Machado, que será exibido às 17h, com entrada gratuita. A ideia do evento é apresentar uma sessão teste de um filme ainda não encerrado, para que o público converse com os envolvidos.
Recifest > Começa amanhã a quarta edição do Festival da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest). O evento, que segue até o próximo sábado, reúne 27 filmes dentro da temática LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), no Cinema São Luiz. Entre os destaques da programação está o documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal (sábado).
Trailer >Divulgado novo trailer de “Mulher-Maravilha”, filme com personagens da DC Comics com estreia prevista para o dia 1º de junho de 2017.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: