Tatiana Notaro
Tatiana NotaroFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O menino Tistu e seu polegar verde marcaram a vida de muitas crianças pelo mundo, protagonizando um dos maiores clássicos da literatura infantojuvenil de todos os tempos - “O menino do dedo verde” (de 1957, escrito pelo francês Maurice Druon). A história tem uma condução muito interessante, envolvente e atemporal para todas as idades e deixa muitas lições: somos todos capazes de plantar para os outros o melhor que temos em nós (é a minha memória infantil do livro, mas ele pode tocar você de várias formas). Digamos que essa história faz parte do hall da literatura afetiva, do tipo que temos vontade de comprar o livro (às vezes, novamente) simplesmente para tê-lo, para abraçá-lo e revisitá-lo. Enfim, se é esse um nicho explorado pelas editoras, é certeiro, inclusive se tiver a pretensão de “revitalizar” clássicos, e a editora José Olympio relança a história de Tistu com ilustrações de Walter Lara e capa dura. Mais um afeto para a estante (R$ 59,90; 128 páginas).

Lançamento > O pernambucano de Garanhuns Mário Rodrigues terá seu “Receita para se fazer um monstro”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2016, categoria contos, lançado pela editora Record. São 224 páginas; R$ 29,90.

Plano > A escuta pública do Mapeamento das Bibliotecas Públicas Municipais, Escolares e Comunitárias em PE ocorre hoje, em dois horários: das 14h às 17h e das 18h30 às 21h30, no Ginásio Pernambucano. Faz parte da construção do Plano Estadual para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Sala de aula > O escritor Fernando Farias e a professora da UFCG Aline Farias lançam “A arte de escrever - A escrita criativa para jovens”. Será no próximo sábado, às 16h, na Livraria Jaqueira.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: