Banda austríaca David Helbock Trio
Banda austríaca David Helbock TrioFoto: Divulgação

Quem já entrou no Santa Isabel sabe que não se trata de um simples teatro, mas de um monumento, daqueles de cair o queixo de tão belo. E quanto mais os anos passam, mais bonito ele fica. Nesta quinta-feira (18), ele faz 167 anos, e celebra a data com toda a pompa que o local merece - afinal, é tombado pelo Iphan desde 1949, e foi eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil pelo Cenym, em 2016. Às 20h, sobe ao palco centenário um show de jazz gratuito da banda austríaca David Helbock Trio. A banda, já premiada no Montreux Jazz Festival, promete apresentar tanto composições clássicas quanto autorais.

O show, que deve durar 70 minutos, integra a programação da missão anual dos embaixadores da União Europeia no Brasil, que este ano resolveu estreitar relações com Pernambuco, nos segmentos de economia criativa, cultura, turismo e indústria. "Vamos comemorar o aniversário com um som bem específico e de bom gosto. Chegamos ao trio através da Fundarpe. Recife terá a primeira apresentação do grupo nessa turnê brasileira", avisa o chefe administrativo do teatro, Gustavo Soares. O evento é, portanto, resultado de uma parceria da secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife com a Fundarpe e a secretaria de Cultura do governo do Estado.

Parceria

A ocasião ainda é mote para celebrar os projetos educacionais do teatro, que serão ampliados a partir do segundo semestre de 2017, graças a uma parceria que, segundo Gustavo, já foi fechada com o braço cultural do Santander. "Queremos intensificar a educação e formação artística a partir de conversas com dramaturgos, atores, sociólogos e psicólogos. Estaremos produzindo a programação já no começo de junho. Nosso objetivo é obter estrutura para receber mais escolas, grupos artísticos e ONGs", adianta Gustavo.

O teatro já conta com um programa de educação pratimonial, destinado a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs (ocorre nas terças-feiras e precisa ser agenda), e as visitas guiadas, realizada aos domingos, às 14h, 15h e 16h.

Inaugurado em 18 de maio de 1850, em homenagem à Princesa Isabel, o teatro foi construído pelo famoso engenheiro francês Louis Léger Vauthier a pedido do Conde da Boa Vista, Francisco do Rego Barros, que foi presidente da então província de 1837 a 1844. O suntuoso espaço já teve na plateia nomes ilustres como Dom Pedro II, Castro Alves, Tobias Barreto, Carlos Gomes, a bailarina russa Ana Pavllowa e Procópio Ferreira.

Serviço:
Aniversário do Teatro de Santa Isabel com apresentação do David Helbock Trio
Nesta quinta-feira (18), às 20h
Teatro Santa Isabel (Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio)
Informações: (81) 3355-3322
Entrada franca
Ingressos devem ser retirados uma hora antes do show, na bilheteria do teatro

veja também

comentários

comece o dia bem informado: