Camila Estephania
Camila EstephaniaFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Na próxima quinta-feira, o caboclinho será julgado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural com chances de se tornar Patrimônio Cultural do Brasil, como o frevo, o maracatu e o cavalo-marinho. O pedido de avaliação foi enviado ao Iphan através da Secretária de Cultura de Pernambuco, mas vale destacar que o brinquedo é praticado em outros estados, como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Apesar do forte teor religioso, que mistura credos indígenas e dos povos africanos escravizados, a manifestação tem contribuição única para a música nordestina, criando instrumentos como o caracaxá e a preaca, além de passos de dança como a manobra. Como expressão espontânea de várias comunidades nordestinas, o brinquedo sobrevive, sobretudo, por conta da tradição oral, mas ainda carece de apoio institucional. A aprovação da proposta não só reconheceria a importância cultural e histórica da manifestação, como também poderia disseminar um pouco mais das sonoridades que habitam a nossa paisagem.


O caboclinho tem contribuição única para a música nordestina, criando instrumentos como o caracaxá e a preaca

JÁ É NATAL... > ...E a banda norte-americana The Killers resolveu dar um presente para os fãs. Fora dos holofotes desde 2012, quando lançaram o disco “Battle Born”, o grupo disponibilizou uma coletânea de Natal, chamada “Don’t Waste Your Wishes”, exclusivamente no Apple Music. Com as vendas, quem ganha também é fundação beneficente RED, do vocalista do U2 Bono Vox. Nos tempos áureos do The Killers, os rapazes lançavam músicas natalinas anualmente, além de músicas inéditas, o novo disco conta também com algumas das antigas composições para a ocasião, como “Don’t Shoot Me Santa Claus”, de 2009.

RELEITURA POP >
Fã de Marisa Monte desde os 12 anos de idade, o cantor Silva lançou um disco em que reveste algumas músicas da cantora. “Beija Eu”, “Infinito Particular” e “Na Estrada” são algumas das canções escolhidas, além da inédita “Noturna”, composta por Silva em parceria com a própria Marisa, que também empresta a voz para a faixa. “Silva canta Marisa” já está nas plataformas digitais.

 

 

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: