Tatiana Notaro
Tatiana NotaroFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Não só da lírica poética (da crônica, da prosa...) viveu Ferreira Gullar, em 86 anos. Viveu também de ser essencialmente um crítico e com autoridade para tal. Enquanto muitos se exilaram na França, Gullar estava na então União Soviética, viveu o fim de países socialistas, a queda do Muro de Berlim. Falava por poder falar. Mesmo sendo de esquerda e apesar do entusiasmo geral com a primeira eleição de Lula, foi um crítico do presidente desde o início, discordando do pseudoesquerdismo e - ensina o professor Anco Márcio, da UFPE - muito do que Gullar falou era bem pertinente, destoou do que poderia ter sido um discurso único. Este Gullar viverá, assim como permanecerá forte o poeta, o último de sua geração, que despontou nos anos de 1950. “Foi um poeta pouco linear, arriscou mais e foi além dos contemporâneos por isso. Ele sempre se expôs, nunca se escondeu atrás de nenhum tipo de discurso. Nunca ficou no coro dos contentes, mas sempre do lado dos descontentes”.

“Eu tenho consciência da minha existência, mas na hora que ela se apagar/ Não existirei mais. Eu vou apenas existir para os outros, na memória dos que conviveram comigo”

Gullar na TV > O Sesc TV homenageia o artista, de hoje até sábado, com quatro programas em que ele participou: “Autor por Autor - Ferreira Gullar” (0h), o documentário “A Vida Não Basta” (quarta, 0h, e qui, 19h), “Tertúlia - Encontros da Literatura: Fernando Pessoa” (quinta, 0h, e sex, 19h) e “Super Libris: Poesia, a Inútil Essencial” (sexta, 0h, e sábado, 20h30).

Poesia > A poetisa, ficcionista e artista plástica Maria de Lourdes Hortas lança hoje o e-book que reúne 50 anos de produções. Será no Gabinete Português de Leitura, às 15h. Pós-lançamento, a obra ficará disponível na livraria virtual da editora Panamérica Nordestal.

Gratuito > O escritor Carlos Gomes disponibiliza seu segundo livro de poesias, “Canto primeiro (ou desterrados)” no site da Revista Cardamomo. São dez poemas que revelam vozes, desterros, silêncios, entre outros temas.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: