Tatiana Notaro
Tatiana NotaroFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O quadrinista André Dahmer (famoso por tirinhas como Os malvados e Terêncio Horto) disse, em entrevista à Folha de Pernambuco, em dezembro, que ainda achava graça quando era chamado para participar de feiras literárias. “Seriam os quadrinhos ganhando status de leitura de adultos no Brasil, como já é comum em outros países?”, brincou. Ocupando seus espaços em livrarias e das programações das feiras, os quadrinhos pleiteiam o que lhe cabem, ao lado de outros gêneros: uma carta aberta de quadrinistas do País propõe a inclusão dos Quadrinhos como categoria no Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação do mercado editorial do País. Os argumentos são claros: “embora tenham nascido nos jornais e tenham permanecido grande parte de sua história nas bancas de jornais e revistas, os quadrinhos são publicados no formato livro, no Brasil, desde o início do século 20”. Em 2015, o Prêmio homenageou o quadrinista Maurício de Sousa. Assinam Laerte Coutinho, Marcello Quintanilha, Wagner Willian, Érico Assis e Pedro Cobiaco, entre outros nomes.

Edição 2017 > Até o dia 17 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, nas categorias Conto e Romance. Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Record. Mais informações pelo e-mail: literatura@sesc.com.br.

De graça > Durante as férias, o site Leiturinha Digital vai disponibilizar, gratuitamente, um vasto acervo de livros e vídeos para iPad, Tablets Android e Web. Acesse leiturinha.com.br ou baixe o aplicativo.

Lançamento > No próximo sábado, Tadeu Sarmento lança “Cafuca”, livro que conta a história de amigos que se conheceram na escola de Engenharia, em 1970. Será na livraria Praça de Casa Forte, às 16h. 

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: