Dieta
DietaFoto: Arte/Folha de Pernambuco

Quem quer emagrecer por conta própria deve ficar atento aos mitos de certas mudanças de hábito. É que algumas substituições no cardápio equivalem a trocar ‘seis por meia dúzia’ em relação à diminuição de calorias ou mesmo eficiência nutricional que toda pessoa necessita. Isso sem falar em algumas atitudes nem um pouco recomendadas pelos nutricionistas, a exemplo do jejum prolongado.

Uma troca bem famosa já no café da manhã é o pão branco pela tapioca, sendo esta última equivalente a uma fatia do primeiro. “Ambos têm alto índice glicêmico. Essa escolha só será vantajosa se adicionar na massa fibras como chia, floco de aveia ou linhaça. Porém, é uma boa opção para celíacos, por não conter glúten”, avalia a nutricionista, Hallina Hayalla. Outra tendência de quem quer controlar a balança é comprar só produtos diet, visando apenas a diminuição de açúcar na composição. “Mas eles podem ser ricos em gordura e caloria. Enquanto isso, os produtos light possuem redução de, no mínimo, 20% de calorias, gorduras e sódio, podendo ser uma opção melhor para dietas de emagrecimento”, completa.

Outra que costuma entrar na feira do supermercado com cara de boa moça é a fruta. Tudo bem que é uma oferta saudável e necessária ao bom funcionamento do organismo, mas não se pode esquecer que ela possui a frutose, um tipo de açúcar que, se ingerido em excesso, pode prejudicar a dieta. Ainda na lista dos polêmicos, o ovo e o mito de que ele aumenta o colesterol. “Os altos índices de proteínas e vitaminas A, D e B12 fazem do ovo um ótimo alimento, pode e deve ser consumido diariamente. O que pode elevar o colesterol é a forma equivocada do preparo. Recomendo usar banha de porco ou água para fritá-los e não o óleo que aumenta a quantidade de gordura em 50%”, lembra a nutricionista.

Quando o propósito é emagrecer, a orientação é procurar produtos certos, sempre trocando um alimento por outro que pertença ao mesmo grupo, como o açúcar refinado por demerara ou mel; sal por temperos naturais como ervas, alecrim ou alho; molhos industrializados por caseiros; e bolacha recheada por integral e sem recheio. Vale ainda substituir arroz branco por aqueles com grãos e macarrão comum pelo integral.

Hallina Hayalla
Rua Dr. Luís Rigueira, 883, Jaboatão dos Guararapes
Informações: 99793.3074

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