Solange Paraíso
Solange ParaísoFoto: Alfeu Tavares

A cada ano o Ministério da Saúde alerta a população para a prevenção e o tratamento da Hipertensão Arterial, responsável por um grande número de mortes em nosso país. Quando a pressão do sangue ultrapassa o nível de 14 x 9, como se diz popularmente, é hora de acompanhar mais de perto a saúde e os hábitos como um todo. Aí são recomendados: o controle do peso corporal, exercícios físicos regulares, a exclusão ou o controle de hábitos como tabagismo e alcoolismo, o controle do estresse, a regularização do sono e a alimentação saudável.

O principal nutriente envolvido no controle da pressão sanguínea dentro das artérias é o sódio. Ele se encontra em vários alimentos, mas é no sal de cozinha, na forma de cloreto de sódio, que está mais concentrado. A ingestão de sal e de sódio vem aumentando a cada ano porque, além do sal de cozinha usado no tempero das preparações em casa, uma grande quantidade é acrescentada na indústria, para dar sabor e para conservar os alimentos.

O sódio tem muita afinidade por água: quando salgamos um alimento, toda a água disponível se liga ao sódio, e não “sobra água” para as bactérias se desenvolverem. Por causa desta mesma afinidade, quando ingerimos muitos alimentos salgados, o sódio faz reter água dentro das artérias, fazendo aumentar a pressão. Se isso persistir, haverá danos em órgãos nobres como o cérebro, os rins e o coração.

Quando o indivíduo não é hipertenso e o consumo aumentado de sal é apenas ocasional (p. ex., passar um domingo comendo churrasco ou exagerar no bacalhau da páscoa), o próprio organismo compensa, induzindo a ingestão aumentada de água e eliminando o excesso de sódio pela urina. As coisas se complicam quando os fatores de risco para a doença se somam, e as ocorrências de elevado consumo são frequentes.

Com a industrialização, é forte o apelo de consumo de alimentos prontos ou semiprontos, cujo preparo requer pouco trabalho. Nunca tivemos uma oferta tão grande de opções de lanches e comidas assim, rápidas de fazer e de servir. Os aparelhos de microondas estão aí para fazer o resto. Não negamos as vantagens da tecnologia; apenas alertamos para usar o bom senso e a moderação nas escolhas, optando por uma variedade de alimentos naturais, no dia a dia.

Os alimentos que compramos já temperados ou em forma de conserva não devem ser consumidos com tanta frequência; na realidade eles deveriam ser exceção, com uso apenas esporádico, principalmente porque vão conter também grande quantidade de gorduras saturada e trans e colesterol, se forem de origem animal (charque, carne-de-sol, salsicha, linguiça, hambúrguer, espetinho, empanados, presunto, mortadela, pizzas, etc.). Estas gorduras contribuem para o endurecimento e a obstrução das artérias, agravando as consequências da pressão alta.

Há também alimentos aparentemente inofensivos como ervilha, milho verde, extrato de tomate, molhos prontos, temperos concentrados em forma de tabletes ou pós, sopas de pacote, etc., que escondem boa quantidade de sódio em seu preparo. Isto sem falar nas batatas fritas e nos salgadinhos, que se tornaram verdadeiros campeões de consumo entre crianças e adolescentes... E por falar nestes grupos, nem eles escapam da hipertensão. Há anos é rotina aferir a pressão de crianças e jovens e educá-los para prevenir e tratar precocemente a hipertensão. Vamos, pois, consumir mais cereais, leite, carnes magras, frutas e verduras e saborear o gosto original dos alimentos!

veja também

comentários

comece o dia bem informado: