Estetoscópio
EstetoscópioFoto: internet

O resultado final da seleção pública para a contratação temporária de 92 profissionais de saúde foi divulgada nessa quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As vagas são para médicos, biomédicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que serão locados em hospitais regionais e sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de diversas cidades de Pernambuco.

Os municípios que receberão os profissionais são Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Goiana. A convocação para as contratações se dará por meio de telegrama dirigido ao endereço constante na ficha de inscrição do candidato classificado. A seleção tem validade de dois anos (24 meses), prorrogável por igual período.

Para os médicos, a carga horária é de um plantão de 24h ou dois plantões de 12h. Para as funções de enfermeiros,obstetra plantonista e técnico de enfermagem plantonista, a jornada de trabalho será em regime de plantão de 12x60h de trabalho. Já o biomédico terá jornada diária de 6 horas, totalizando 30h semanais.

Candidatos aprovados protestaram
Candidatos aprovados protestaramFoto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Os candidatos aprovados no concurso das polícias Civil e Científica de Pernambuco realizaram um protesto nesta quinta-feira (16), em frente à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), em Santo Amaro, no Centro do Recife. No local, houve uma reunião entre representantes da SDS, da Secretaria de Administração de Pernambuco e da Procuradoria Geral do Estado com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe) sobre a anulação da prova psicotécnica do concurso.

Leia mais:
Psicoténico do concurso das polícias Civil e Científica terá que ser refeito

“Os cadernos rasurados eram os das perguntas, logo, não houve disparidade entre as chances dos candidatos. Cabia a cada um escolher se seguiria os rabiscos no caderno ou não. Isso é algo corriqueiro em testes psicotécnicos, já que os cadernos são reutilizados”, afirmou um dos aprovados para a polícia Científica, Tiago Magalhães.

Foi apresentado um documento com a defesa após a recomendação de que o teste fosse anulado por conta de denúncias de que alguns dos cadernos entregues estavam rasurados. A defesa reitera que os psicólogos que aplicaram a prova seguiram rigorosamente as instruções e orientaram os candidatos a solicitarem um novo caderno de teste caso o entregue estivesse com algum problema. A defesa também afirma que as regras do edital eram claras e objetivas e que o número de aprovados no teste não excedeu a média esperada de candidatos.

Maior número de vagas será para recenseador, com exigência de nível fundamental completo pelos candidatos
Maior número de vagas será para recenseador, com exigência de nível fundamental completo pelos candidatosFoto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já encaminhou, na última sexta-feira (10), para a Coordenação Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas - ligada ao o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) - a solicitação de abertura do novo concurso público para o preenchimento de 82.050 vagas temporárias. O objetivo é viabilizar a realização do Censo Rural, que não é realizado há dez anos no País.

A seleção já está prevista no orçamento federal 2017 por isso, a expectativa é que a chamada ocorra ainda neste semestre. Portanto, hora de ficar de olho na data de publicação do edital e cronograma. Junto com ele, serão informados os salários para cada categoria e os estados incluídos no concurso. Mas a expectativa é de que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal sejam contemplados.

Serão 250 vagas para analista censitário e 486 para analista censitário regional, com exigência de nível superior completo para ambos. Além dessas, mais 700 para agente censitário, 5.500 para agente censitário municipal, 12.540 para agente censitário supervisor e 174 para agente censitário de informática (estes para nível médio completo) e 62.400 para recenseador. Este último grupo precisa ter completado o nível fundamental.

Seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva e subjetiva, e análise curricular
Seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva e subjetiva, e análise curricularFoto: Arquivo/FolhaPE

A Prefeitura de Serra Talhada abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Saúde. O prazo se iniciou na última segunda-feira (13) e segue até o próximo dia 22 de março. Ao todo, são 339 vagas para contratação temporária (veja quadro abaixo com as funções e gratificações).

A seleção será realizada em duas etapas: prova objetiva e subjetiva, e análise curricular, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A prova está prevista para o dia 25 de março, na Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET. O resultado preliminar está previsto para 30 de março e o resultado final para o dia 6 de abril.

Os candidatos devem dirigir-se ao Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde, localizado na Rua Deputado Afrânio Godoy, 1275 – Nossa Senhora da Penha, até 22 de março, das 8h às 13h. Os aprovados e classificados terão contratos estabelecidos com vigência até 31 de dezembro de 2017, a contar da data de contratação, podendo ser prorrogado por mais um ano.

São 33 vagas para aviação, 35 para intendência e 18 para infantaria
São 33 vagas para aviação, 35 para intendência e 18 para infantariaFoto: Divulgação

Interessados em fazer carreira na Aeronáutica devem ficar atentos ao período de inscrições para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria (CFOINF) do ano de 2018. São 33 vagas para aviação (ambos os sexos), 35 para intendência (ambos os sexos) e 18 para infantaria (somente para o sexo masculino).

As inscrições começam no próximo dia 21 de março e vão até 10 de abril através do site http://concursos.epcar.aer.mil.br. O valor da taxa é de R$ 70. Os candidatos, que devem ter o ensino médio concluído, farão as provas em Belém, Recife, Salvador, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Barbacena (MG), São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Pirassununga (SP), Porto Alegre, Brasília, Manaus, Porto Velho e Boa Vista no dia 25 de junho.

A seleção também inclui inspeção de saúde, teste de avaliação de condicionamento físico, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar – para os candidatos que optaram pelo CFOAV - e validação documental.

Os aprovados realizarão o curso de formação, com duração de quatro anos, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), como cadete da Aeronáutica.

Concurso Polícia Civil e Científica
Concurso Polícia Civil e CientíficaFoto: Divulgação

Os candidatos aprovados no concurso das polícias Civil e Científica passarão por um novo teste psicotécnico. A decisão, divulgada na última segunda-feira (13), foi tomada após uma recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania da Capital para que essa fase da avaliação fosse anulada, devido a rasuras nos cadernos.

Aprovados se manifestaram contra a medida, defendendo a subjetividade dos testes psicotécnicos e o fato de que os cadernos são reutilizados e que os candidatos são orientados a solicitar uma troca de caderno caso esteja rasurado.

Eles afirmam que entrarão em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) em busca de apoio jurídico para pedir que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) revogue a decisão. Um novo cronograma deverá ser definido nesta quinta-feira (16).

Em sua recomendação, assinada pela promotora de Justiça Andrea Fernandes Nunes Padilha, o MPPE considerou as denúncias, por parte de diversos candidatos, acerca de irregularidades na avaliação psicológica realizada no dia 23 de outubro de 2016, “relativas ao recebimento, por parte de alguns dos concorrentes, de cadernos de exames já preenchidos com as respostas das questões”.

No documento, o órgão considera, ainda, que a empresa responsável pelo concurso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), admite textualmente que em seis das salas onde foram aplicadas as provas da avaliação psicológica, houve o incidente relatado na denúncia, com alguns candidatos atingidos em cada uma dessas salas, o que já afetaria a isonomia entre os candidatos na avaliação.

A media anula a prova de avaliação psicológica e, com isso, todos os resultados e provas realizados posteriormente e solicita uma nova avaliação com custos bancados pelo Cebraspe.

Sirinhém
SirinhémFoto: Reprodução/Google Maps

A prefeitura de Sirinhaém precisou suspender imediatamente o Processo Seletivo Simplificado nº 002/2017, que preencheria 291 vagas temporárias na administração municipal, em cargos de níveis elementar, fundamental, médio e superior, por causa de uma Medida Cautelar expedida pelo conselheiro Ricardo Rios.

A seleção, segundo o edital, seria realizada pelo Departamento de Projetos de Tecnologia Administrativa da Escola Intermunicipal de Governo Tavares e teria as inscrições encerradas nesta sexta-feira (10).

Segundo nota divulgada a imprensa, o processo seletivo foi cancelado porque o relatório de auditoria identificou falhas no edital, como a terceirização do certame, que teria deixado dúvidas quanto ao processo de escolha da entidade responsável pelo concurso.

Segundo os auditores, seria um processo simplificado baseado somente em avaliação curricular, levando, na maioria dos casos, os órgãos públicos a fazerem a contratação diretamente, sem cobrar taxa de inscrição.

Nesta semana, outro processo de seleção simplificada de Sirinhaém foi suspenso pelo Tribunal de Contas. O conselheiro substituto Ricardo Rios, também determinou a interrupção do processo nº 001/2017, que previa a contratação temporária de servidores que preencheriam 79 vagas de nível superior na administração municipal. A suspensão ocorreu por causa de irregularidades no edital apontadas pela auditoria do TCE.

Estudantes
EstudantesFoto: Divulgação

Foi divulgado nesta terça-feira (7) o resultado final da seleção para o Programa de Estágio de Estudantes de Direito no Recife, promovido pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Dos 1.171 candidatos que realizaram a prova, 357 foram aprovados. A lista está publicada no site da PGE e no da organizadora do certame, o Instituto Nosso Rumo.

A relação é composta pelos candidatos que obtiveram pontuação superior a 50 na prova. Destes, os 20 aprovados com maior nota serão convocados para preencher as vagas de estágio disponíveis no Recife, conforme a necessidade da Procuradoria.

Os demais formarão um cadastro de reserva, podendo ser chamados em caso de surgimento de vagas. O resultado final de todos os candidatos, incluindo os não habilitados, pode ser consultado de forma individual no site do Instituto Nosso Rumo.

Sede do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco
Sede do Ministério Público Federal (MPF) em PernambucoFoto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco solicitou que, nos próximos concursos o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) não utilize questões que já tenham aparecido em concursos anteriores.

De acordo com o MPF, no concurso realizado em 2014 pelo IFPE (Edital nº 44/2014), na prova aplicada para o cargo de professor de ciências jurídicas das 30 questões, 13 provinham de exames de outras instituições. A situação viola os princípios de igualdade, moralidade e competição que devem estar presentes nos concursos públicos. Como o resultado desse concurso já foi anunciado, a resolução não terá aplicabilidade retroativa.

O professor responsável pela elaboração das questões já assinou um termo de compromisso prometendo criar questões inéditas para os concursos. O Instituto tem 60 dias para informar se vai acatar ou não a solicitação. Em caso negativo o MPF pode adotar medidas judiciais e procedimentos administrativos pertinentes.

Inscrições
InscriçõesFoto: Divulgação

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) oferece vagas para contratação imediata e cadastro de reserva para quatro cargos. As provas serão realizadas no dia 4 de junho deste ano.

As vagas são para Assistente Administrativo (Ensino Médio), oferecem salários de R$ 1.479,95 e a concorrência será realizada por provas objetivas de 40 questões com conteúdo de português, informática, matemática, noções de administração, conhecimentos específicos e legislação.

Já para os concorrentes na vaga de Fiscal Fisioterapia e Fiscal Terapia Ocupacional (ensino superior), com salários de R$ 4.438,35 a prova terá 40 questões objetivas e uma discursiva. Os conteúdos da prova serão português, informática, noções de administração e gestão pública e legislação/fiscalização.

No caso da vaga para Fiscal o candidato precisa ter Carteira Nacional de Habilitação na categoria B em validade, uma certidão de prontuário do condutor do Detran e também são necessários dois anos de experiência e registro profissional no Crefito.

A inscrição para fazer a prova pode ser preenchida até o dia 8 de abril. E as taxas variam entre R$ 60 para os cargos de Assistente Administrativo e R$ 80 para o cargo de fiscal. Quem precisar solicitar a isenção da taxa tem até o dia 22 de fevereiro, esse candidato precisa ter a inscrição regularizada no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e preencher os requisitos de renda para a isenção.

comece o dia bem informado: