Hercília Galindo
Hercília GalindoFoto: Paullo Allmeida

Os jovens, que já nasceram em um cenário onde a tecnologia faz parte das situações mais corriqueiras são a maioria no mundo virtual, ultrapassando os mais velhos, que tiveram que se adaptar a ela, certo? Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a resposta é: errado. De acordo com os dados, os brasileiros com mais de 40 anos passaram a formar o maior grupo de internautas no Brasil. Usuários com idade entre 40 e 49 anos somaram 15,5 milhões, 13,9% a mais em relação a 2014. Já os internautas com mais de 50 anos formam um contingente de 14,8 milhões (alta de 20,1%). Este grupo, com mais de 40, hoje chega a quase um terço de toda a população brasileira na internet. E este percentual tende a aumentar, já que o País passa por um envelhecimento populacional e muitos ainda estão absorvendo a tecnologia, já difundida entre os mais jovens, onde quatro a cada cinco já se conectam. Não é de hoje que os com mais idade têm se tornado um nicho e tanto para as agências publicitárias em busca de mais clientes, além dos desenvolvedores de soluções para o mundo virtual.

Maiores de 40 anos superaram a quantidade de jovens conectados no Brasil, diz IBGE

Nova rede social
Com apenas cinco meses de existência e mais de 1,5 milhão de usuários nos EUA, chegou ao Brasil o MeWe. A rede social, já disponível para iOS e Android, se apresenta como uma opção mais privativa e vê o Brasil como o seu segundo mercado. A nova concorrente do WhatsApp e Facebook chega enfatizando pontos como mais privacidade (apenas os destinatários das conversas veem o que o usuário publica) e as constantes brigas do WhatsApp com a Justiça, afirmando que não terá problemas em desconectar do serviço e cooperar se alguém cometer crimes dentro do app. Como não tem anúncios, o aplicativo oferece uma versão gratuita, mais limitada, e outra paga (R$ 3,19 por mês ou R$ 19,99 por ano).

RESPEITE > “Atenção! Peço a todos que, caso aconteça vazamento de imagens de mortos no acidente do avião do Chapecoense, para que não postem nem compartilhem! Isso é uma falta de respeito com familiares! Espalhe esta campanha nos grupos!” (Mensagens que circula por grupos no WhatsApp, Telegram e páginas em redes sociais depois da notícia da queda do avião que levava o time da Chapecoense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, em Medellín).
NOVIDADES NO INSTAGRAM > Entre as mudanças da atualização do Instagram está o aviso quando alguém tirar screenshot de mensagens temporárias (que desaparecem após 24 horas) pelo Instagram Direct. O mesmo não ocorrerá se você tirar captura de tela na seção Stories.
EMPREGOS DO FUTURO > O Porto Digital, em parceria com o Institute For The Future (IFTF), da Califórnia, promove nos dias 1 e 2 de dezembro o Positive Platforms Design Jam Recife. O encontro será realizado no L.O.U.Co, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados do parque tecnológico. O evento é gratuito e os interessados devem fazer sua inscrição pelo www.eventick.com.br/positive-platforms-jam-recife. As vagas são limitadas.
TEC NA EDUCAÇÃO > Duas empresas pernambucanas venceram em diferentes categorias o ‘9º Prêmio ARede Educa’, que reconhece a importância de iniciativas brasileiras em soluções tecnológicas direcionadas à educação escolar. A Joy Street, associada ao SoftexRecife, e a Libro conquistaram, respectivamente, o 1º lugar na categoria Inovação Startup e o 2º lugar na categoria Aplicativo. Ao todo, foram mais de 500 inscritos.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: