Priscilla Aguiar
Priscilla AguiarFoto: Jedson Nobre/Folha de Pernambuco

Em um ano em que temas como impeachment, crise política e econômica pautaram os "trending topics" em vários momentos, divergências éticas, partidárias e ideológicas fizeram o botão "desfazer amizade" ser ativado mais vezes em redes sociais como o Facebook. O comportamento das pessoas na web repetiu o estado de divisão das ruas. É difícil encontrar um grupo na família do qual alguém não tenha saído após uma discussão. Mas nem só de antipatia foi feita a web em 2016. Atentados comoveram o mundo. A situação na Síria corta corações e mobiliza a cada novo compartilhamento e a tragédia com o avião da Chapecoense veio como a última gota de um pote cheio. Inundou os corações brasileiros. Em meio a tanta discordância, a dor das famílias destroçadas pelo acidente da Lamia, ecoando em tantos endereços, mostrou que podemos ser mais empáticos na Internet, nas escolhas políticas e na vida. Que 2017 tenha bem menos inimizade e que a gente se coloque mais no lugar do outro.

O perfil das Startups
Empresas que não receberam investimento (bootstrap) são maioria (73%) em meio às comunidades de startups do Recife e Região Metropolitana. Destas, 50% têm público B2B (Business to Business/venda entre empresas) e a maior parte (50%) está com produto no mercado e faturando. É o que diz o resultado parcial do levantamento da Manguez.al, comunidade de empreendedores do Recife. A pesquisa aponta, ainda, que quase 75% das startups faturam menos de R$ 100 mil por ano e quase 90% menos de 600 mil. Em 85% dos casos elas têm três ou menos sócios e quase 95% tem 15 ou menos funcionários. Os dados consolidados devem ser divulgados no Mangue.bit, em março de 2017.

Vera Rubin > A astrônoma americana Vera Rubin, que confirmou existência da matéria escura, morreu no último domingo, aos 88 anos, em Princeton, Nova Jersey. Rejeitada pelo programa de astronomia da Universidade de Princeton, que só admitia homens, a cientista lutou contra o machismo acadêmico, sendo uma enérgica defensora dos direitos das mulheres. Foi a primeira mulher a ter acesso ao Observatório Palomar, na Califórnia, em 1965. Recebeu a Medalha Nacional de Ciências do então presidente americano, Bill Clinton, em 1993. Rubin vai, mas fica o forte exemplo de mulher e cientista.

Eventick > A startup de eventos online Sympla anunciou a aquisição da Eventick, sua principal concorrente, consolidando-se como líder no segmento de eventos do it yourself e aumentando sua participação em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e no Recife, onde a Eventick possuia uma fatia relevante do mercado.
Desenvolvedores > A In Loco Media abriu mais de 30 vagas para desenvolvedores no Recife. As vagas disponíveis são para estagiários e profissionais. Para concorrer, é necessário ser fluente em inglês, ter concluído ou cursar Ciência da Computação, Engenharia da Computação e áreas correlatas. As incrições podem ser feitas no site www.inlocomedia.com/vagas.

Alto-falantes > Com mais de 2 bilhões de vendas, o produto mais vendido pela Amazon neste Natal foram os alto-falantes conectados Echo. O dispositivo "Alexa", que responde a comandos de voz, é parte da tendência crescente de implantar a inteligência artificial nos lares e conectar aplicativos inteligentes com outras funções.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: