Hercilia_Nova
Hercilia_NovaFoto: Divulgação

“Precisamos repensar a maneira como construímos a sociedade sobre estas páginas da Web”. A afirmação é de Berners-Lee, cientista de computadores considerado o “pai da web”. A declaração coincidiu com a semana com destaque para uma das coisas mais bizarras já propagadas pelas redes sociais nos últimos tempos. Trata-se do jogo “Baleia Azul”, uma série de 50 ordens, incluindo automutilação, que desconhecidos dão a adolescentes via Facebook ou Whatsapp; a última, exige o suicídio do participante. No Brasil, há, pelo menos, dois casos de morte sob investigação policial, em Mato Grosso e na Paraíba. A moda do jogo virtual surgiu na esteira da estreia do lançamento da polêmica série do Netflix “13 Reasons Why“, que também aborda a temática do suicídio. O assunto tem ganhado corpo e gerado inúmeras discussões, focando nos adolescentes que convivem com a depressão nem sempre percebida. A frase de Berners-Lee pode até render uma reflexão profunda sobre as relações via meios digitais, mas torna-se contraditória se avaliarmos que não são as redes que constroem a sociedade, elas são apenas um espelho dela, mostrando, assim, o melhor e o pior dos usuários que as alimenta. Mas ações como esta última devem ser reprimidas, sim. Brincar com a vida de pessoas vulneráveis não pode ser permitido, nem na internet nem fora dela.

Jogo virtual e série polêmica geram discussões nas redes e exigem reflexão de pais e educadores

CCXP
A primeira edição do CCXP Tour Nordeste estreou como um marco que abriu portas para eventos do tipo na Região. E não foi só o mundo geek quem marcou presença. Pais e curiosos também compareceram em peso ao evento, realizado de quinta a domingo passado, no Centro de Convenções. Todos ficaram com um gostinho de “quero mais” e já na expectativa para a próxima edição.
SUCESSO ABSOLUTO > A Nagem, um dos estandes mais visitados do CCXP Tour Nordeste, colocou novidades em seu mix especialmente para o evento: licenciados e colecionáveis exclusivos, incluindo pendrives, camisas, canecas, além dos bonecos do Homem de Ferro e Batman, da Piziitoys. O sucesso foi tão grande que a rede já disponibilizou os produtos em suas lojas dos shoppings Recife, Guararapes, Tacaruna e Riomar.
NOVO CMO > A TIM tem um novo Chief Marketing Officer. Daniel Cardoso assumiu o cargo na operadora e será responsável pelas áreas de comunicação e gestão da marca, incluindo ofertas para o consumidor final e pequenas e médias empresas, além de serviços de valor adicionado. O executivo, experiente no mercado de telecomunicações, atuou como fundador e conselheiro de startups.
REAÇÃO MUNDIAL > “Este aplicativo é apenas para pessoas ricas”. A suposta declaração de Evan Spiegel, CEO do Snapchat, para um funcionário durante a sua demissão, foi publicada pela revista Variety e tem dado trabalho à empresa. Spiegel nega que tenha dito isso, mas a confusão foi armada. Uma forte campanha de boicote começou na Índia e a hashtag #BoycottSnapchat esteve entre os trending topics no Facebook e no Twitter.
SAMSUNG > O Galaxy S8 começa ser vendido a partir de 12 de maio no Brasil. A novidade chega em duas versões: S8 (R$ 3.999) e o S8 Plus (R$ 4.399). Umas das principais inovações do aparelho é a tela Infinita, que praticamente eliminou as bordas do aparelho, com 5.8” no S8 e 6.2” na versão Plus.

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: