Competição será realizada no Santos Dumont, exceto as provas de 20km da marcha
Competição será realizada no Santos Dumont, exceto as provas de 20km da marchaFoto: Hesíodo Góes/divulgação

Cidade que mais vezes recebeu o Troféu Norte/Nordeste de Atletismo, uma das principais competições do calendário nacional da moda­lidade, Recife volta a sediar o evento nesta temporada. A 41ª edição do Troféu tem início nesta sexta-feira (19), no Santos Dumont, em Boa Viagem - exceto as provas de 20km da marcha atlética, que acontecerão no campus da UFPE. Essa é a 15ª vez que a Cidade é palco das disputas. A entrada nos dois locais será gratuita.

A cerimônia de abertura será às 13h40 e, na sequência, já começam as primeiras provas do cronograma, que terá continuidade amanhã, durante todo o dia. São esperados 232 a­tletas, representando 13 Federações Estaduais (Alagoas, Amazo­nas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pa­rá, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima,

Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins). Entre os inscritos, estão três nomes que defenderam o País nos Jogos Rio 2016: os velocistas Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó, ambos ligados ao Piauí, e a marchadora pernambucana Cisiane Dutra.

Com Cisiane, a delegação de Pernambuco tem um total de 62 atletas, a maior equipe inscrita, seguida por Rio Grande do Norte, com 31, e Piauí, com 28. O elenco local terá a missão de manter o Estado no posto de principal potência do atletismo nessas regiões.

No ano passado, no Ceará, a equipe local liderou a classificação, com 31 medalhas conquistadas, tendo feito a segunda melhor campanha no masculino (14 pódios) e a melhor entre as mulheres (17 pódios).

Outros destaques da delegação estadual são o fundista Ubiratan José dos Santos (Usina São José), que compete os 10.000 metros rasos hoje e os 5.000 metros rasos amanhã, e a jovem Paula Raíssa, da marcha atlética. A expectativa, inclusive, é para uma dobradinha de Cisiane e Paula nos 20km da marcha, que acontece amanhã à tarde.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: