Ônibus incendiados no RN
Ônibus incendiados no RNFoto: divulgação/Seturn

Depois de 21 veículos terem sido atacados na última quarta-feira (19), mais três ônibus foram incendiados na manhã desta quinta-feira (20) em três bairros de Fortaleza, no Ceará.

Pontos de comércio e até repartições públicas encerraram o expediente mais cedo.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que mais dois suspeitos foram presos entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira (20). Ao todo, oito pessoas estão sob custódia por suposto envolvimento nas ações.

Por volta das 8h30min da manhã desta quinta, um ônibus da linha 221 -Vila Velha/Riomar Kennedy foi incendiado, no bairro de Vila Velha.

Uma hora depois, foi queimado coletivo da linha 907 -Castelo Encantado/Centro, no Mucuripe. Houve ainda mais um ataque contra veículo da linha 206 -Padre Andrade/Antônio Bezerra.

Indícios sugerem que a ação partiu da facção criminosa Guardiões do Estado em retaliação por transferências de presos entre duas penitenciárias na região metropolitana da capital.

Em bilhete deixado em veículo incendiado na quarta-feira, o grupo ameaça atacar prédios públicos caso haja mais trocas de presos.

O Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) garantiu que, apesar dos ataques, o funcionamento do transporte irá continuar normalmente.

No entanto, usuários reclamam da redução na frota, principalmente nos bairros afetados. Entidade admite problemas. "Pelo medo de alguns operadores, talvez tenham paralisações, mas não é nossa ordem recolher nenhum carro", disse a assessoria de imprensa.

Em nota, a secretaria de segurança informou que mais dois homens, além dos seis já presos, foram capturados. Dois deles estão internado com queimaduras no corpo. O órgão disse ainda que, por volta das 9h desta quinta, homens subiram no muro da antiga sede da Guarda Municipal e atiraram contra o prédio, no bairro Rodolfo Teófilo.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: