Carlos Eduardo, representante da Celpe
Carlos Eduardo, representante da CelpeFoto: Divulgação/Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) realizou na manhã desta sexta-feira (17) uma coletiva de imprensa para divulgar as medidas de segurança para o Carnaval 2017.

Como ação preventiva, foram instalados mais de um milhão de espaçadores, mecanismos de nivelamento que impedem que os fios, caso sejam partidos por interferências externas, caiam na rua. Além disso, 60 mil árvores que estão nos trajetos de grandes agremiações foram podadas.

Além dessas medidas, também foi realizada a manutenção de 30 subestações de energia na Região Metropolitana do Recife. O gerente de operações da Celpe, Carlos Eduardo Soares, destaca que a empresa “terá tolerância zero e vai combater fortemente as ligações clandestinas de energia elétrica”. Cerca de 50 equipes estão envolvidas na regulamentação das ligações, que deverá ocorrer durante todo o Carnaval, e mais de 400 ilegalidades já foram desinstaladas.

Também foram distribuídas cartas de orientação para as organizações dos blocos carnavalescos, com dicas de segurança elétrica para os foliões. Além das orientações, serão instaladas faixas de contenção para as pessoas manterem distância da rede elétrica em locais de risco.

As pessoas que necessitarem utilizar cargas extras de energia elétrica no período de carnaval podem solicitar a ligação provisória em qualquer Loja de Atendimento da Celpe, até a próxima sexta-feira (24). Interessados devem apresentar a licença de funcionamento concedida pela prefeitura e documentos de identificação (identidade e CPF).

LITORAL - As cidades do Litoral também receberam reforço na segurança elétrica para o Carnaval. Nas praias de Itamaracá, Catuama, Carne de Vaca e Pontas de Pedras, no Litoral Norte, que recebem um grande contingente de pessoas no feriado, foram realizadas podas de arvores e substituição de rede convencional por rede isolada nas principais vias. As vias por onde passarão os blocos também receberão bandeirolas de sinalização. Já as praias do Litoral Sul, como Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho, Enseada dos Corais, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Tamandaré, receberam reforço na rede elétrica. Equipes de prontidão estarão em todas as cidades do Litoral, durante 24h, nos dias de folia.

INTERIOR - No Interior do Estado, onde blocos populares já são tradiçã nas ruas, as linhas de transmissão foram inspecionadas e equipes de prontidão ficarão a postos em algumas cidades, como Bezerros e Gravatá. Em Pesqueira, a rede de cabos foi substituída por cabos multiplexados em áreas de transformadores com aproximadamente mil metros de rede.

No Sertão, a cidade de Triunfo, recebeu cerca de 300 intervenções de manutenção na rede, o que também beneficia as cidades vizinhas, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Em Petrolina, oram instalados espaçadores de baixa e média tensão e bandeirolas de sinalização ao longo do percurso do Carnaval, além da poda de árvores. A ação na vegetação também aconteceu nos polos de Belém de São Francisco, Salgueiro e Floresta dos Navios.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: