Nesta quinta (23), a Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero promove ação de conscientização no Hospital Correia Picanço (Zona Norte do Recife) para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A data, comemorada em 24 de março, alerta para uma das doenças infecciosas que afeta mais pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que mais de 10 milhões de pessoas adoecem todos os anos por tuberculose e quase 1,8 milhão de pessoas morrem por conta da doença.

Das 8h às 12h, os voluntários da Gestos estarão no hospital informando sobre a doença e o tratamento. A principal intenção é alertar sobre os sintomas e a importância de seguir as recomendações médicas e não abandonar a medicação antes do prazo. A tuberculose é a doença oportunista que mais afeta as pessoas vivendo com HIV no mundo.

“A tuberculose tem cura, desde que a pessoa siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. A Gestos está engajada nesta campanha especialmente por causa da incidência da doença em soropositivos. É preciso alertar sobre a importância de fazer o tratamento de forma adequada e não abandonar a medicação antes do tempo, pois isso deixa bactéria mais forte e dificulta a cura da doença”, alerta Jair Brandão, assessor de Projetos da Gestos.

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: