Termina nesta segunda-feira (19) o período de inscrição do FormaSUS, iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) que oferta bolsas de ensino integrais em cursos de nível superior. Pode concorrer a uma vaga quem concluiu o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas ou em privadas como bolsista integral.

Ao todo, são 101 bolsas para os cursos de Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. As inscrições devem ser feitas pelo site. No ambiente online, há o edital, arquivo com perguntas frequentes e manual explicativo com o passo a passo de como fazer toda a inscrição. O resultado preliminar do certame sairá em 30 de junho. Os recursos poderão ser feitos nos dias 3 e 4 de julho.

As 101 vagas são para 17 instituições de ensino superior localizadas em 7 municípios: Recife, Olinda, Belo Jardim, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Serra Talhada. Neste ano, o candidato poderá concorrer a uma vaga colocando como opção mais de uma instituição ou turno, escolhendo o mesmo curso. Não é possível se candidatar para graduações diferentes. A classificação é realizada a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível utilizar a nota apenas dos anos de 2015 ou 2016.

Programa – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está no seu sexto ano de existência. Entre 2012 e 2016, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada dois anos também são oferecidas vagas do FormaSUS técnico. Desde 2012, foram 566 bolsas. Para essa modalidade, a próxima seleção será em 2018.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: