Como a rede estadual conta com um grande número de alunos dos anos finais do ensino fundamental (cerca de 40% do total do estado), a Secretaria de Educação estadual ainda não havia conseguido dar a mesma atenção aos municípios que é destinada na parceria com o Alfabetizar com Sucesso. Essa realidade começa a mudar com o lançamento do programa Educação Integrada, que visa fortalecer a educação infantil e todos os anos do ensino fundamental.

Inicialmente, o Educação Integrada vai beneficiar 15 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado: Camaragibe, Itapissuma, Timbaúba, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Bonito, São Bento do Una, Bom Conselho, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Flores, Floresta, Salgueiro, Cabrobó e Trindade. As redes municipais serão contempladas com ações de apoio pedagógico, distribuição de kits e qualificação dos ambientes da educação infantil, o fortalecimento das ações de alfabetização e a implantação de ao menos uma escola em tempo integral para os anos finais até 2018.

“É muito importante porque algumas ações que o município havia pensado e que não tinha conseguido colocar em prática poderão ser viabilizadas, como a escola em tempo integral”, explica a secretária de Educação de Bonito, Maria Elza da Silva. Para o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, o programa é mais uma ação de fortalecimento da parceria entre o estado e os municípios. “É um grande divisor de águas na educação do nosso estado. Além de fortalecer a relação, iremos levar para os municípios o Pacto pela Educação, uma estratégia de grande sucesso que ajudou o estado a alavancar seus resultados”, afirma.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: