Caminhada contra o câncer de mama
Caminhada contra o câncer de mamaFoto: SES/divulgação

Dezenas de mulheres participaram de uma caminhada na avenida de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na manhã deste domingo (23), em ato de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Organizada pela Secretária Estadual de Saúde (SES), a caminhada teve início às 9h e foi concluída na Academia da Cidade, em frente ao II Jardim. A intenção dos organizadores é chamar atenção para a necessidade de uma vida saudável no combate à doença.

“É extremamente importante que as mulheres tenham uma vida saudável. Elas devem ter uma alimentação baseada numa dieta correta e devem praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana para ter uma vida saudável e evitar o câncer”, afirmou a gerente de atenção à saúde da mulher de Pernambuco, Letícia Katz. Segundo a gerente, as mulheres devem ter atenção ao próprio corpo. “Elas não vão se dar o próprio diagnóstico, mas quando perceberem algum nódulo poderão ir ao médico para que um diagnóstico especializado e precoce seja dado”.

Tendo tido um caso de câncer na família, a aposentada Gláucia Maria tenta se cuidar. “Eu vim para a caminhada porque acho importante. Sempre que tem essas ações eu venho. Estou aqui com uma amiga também que está passando por este problema, mas que teve o diagnóstico precoce, está se tratando e está dando tudo certo. O apoio dos amigos é muito importante”, disse. A caminhada é mais um evento para marcar o movimento mundial do Outubro Rosa comemorado para dar atenção ao câncer de mama. De acordo com a SES, estima-se que, entre 2016 e 2017, 2,550 novos casos sejam diagnosticados em Pernambuco.

Operação Lei Seca


Ainda durante a caminhada, as mulheres receberam orientações de Policiais Militares que atuam na operação Lei Seca. Até um mascote, o Tchutchucão foi usado para animar as participantes da atividade.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: