Mutirão se concentra no bairro Baixa do Cristo
Mutirão se concentra no bairro Baixa do CristoFoto: Divulgação

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes colocou equipes de limpeza urbana nas ruas da cidade em um mutirão para recolher os entulhos, fazer capinação e pintar o meio-fio das calçadas. Neste sábado (14), 150 homens concentram os trabalhos no bairro Baixa do Cristo, com caçambas, retroescavadeira e caminhões.

Até o final da tarde, a previsão da Prefeitura é de que devem ser recolhidas mais de 25 toneladas de entulhos, nos seguintes locais: ruas Linha Férrea A, Vicente Celestino, da Castanhola, Cleber Campelo, Nove de Janeiro, Cajueiro, Manoel Francisco, da Palmeira, Linha Férrea B e Parque São João.

Segundo a Prefeitura, esses locais foram escolhidos devido à quantidade de lixo e mato acumulados em frente às residências, calçadas e canteiros.

“Quando o prefeito Anderson Ferreira (PR) assumiu o cargo, há duas semanas, pediu que fossem identificados os locais mais críticos da cidade. Fizemos o levantamento nos bairros e constatamos as situações onde houve muito descaso com a limpeza urbana, nos últimos anos. Fizemos um cronograma, durante a semana, e aproveitamos os sábados para fazer o mutirão, já que o trânsito nas ruas é menor”, disse o secretário de Infraestrutura, Luiz Medeiros.

Miguel Coelho fez entrega da obra de água
Miguel Coelho fez entrega da obra de águaFoto: Divulgação

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), entregou, nessa sexta-feira (13), um novo sistema de abastecimento de água na área ribeirinha da cidade. A estrutura foi construída na comunidade da Agrovila Massangano e levará água para 340 famílias petrolinenses. A intervenção recebeu investimento de aproximadamente R$ 1 milhão e foi viabilizada através de emenda parlamentar do ministro de Minas e Energia e irmão do prefeito, Fernando Filho (PSB). Também participou da entrega o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro.

No ato, Miguel Coelho ressaltou a importância da parceria com a Codevasf para viabilizar novas obras para a região de Petrolina num momento de dificuldade financeira.

"Temos apenas 13 dias de governo, assumimos uma Prefeitura que não estava como deveria estar. Isso que estamos inaugurando é fruto de parceria. Espero contar com a ajuda de todos os órgãos, lideranças, pois eu não sou só um prefeito do PSB, mas de toda Petrolina para que possamos fazer nossa cidade voltar a crescer", destacou o prefeito ao se referir também aos deputados e senadores pernambucanos.

O novo sistema é composto por flutuante com dois conjuntos motobombas que captam água no Rio São Francisco, além de uma estação de tratamento, um reservatório elevado com capacidade de 50 metros cúbicos e um reservatório apoiado com capacidade de 30 metros cúbicos, adutora de água bruta e rede de distribuição de água tratada com 4,4 quilômetros de tubos.

Com a entrega da Codevasf, a Prefeitura ficará responsável pelo suporte técnico junto com a Compesa para garantir o abastecimento das famílias da comunidade.

Ainda durante a entrega, Miguel Coelho revelou uma curiosidade sobre o local onde ocorreu o evento. Em 2006, numa quadra ao lado da estação de tratamento inaugurada que o prefeito fez seu primeiro discurso, iniciando a carreira política. "Cerca de dez anos atrás eu fiz nesse mesmo lugar meu primeiro discurso. Agora retorno não como um menino, mas como um prefeito para poder entregar água tratada nas casas das pessoas", relembrou.

Raul Henry irá assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico
Raul Henry irá assumir a secretaria estadual de Desenvolvimento EconômicoFoto: Flávio Japa

Marcelo Montanini
Da Folha de Pernambuco


O vice-governador Raul Henry (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (13) que não vê problemas em acumular a função com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, mas descartou que acumulará a presidência do Complexo Portuário de Suape, atribuição dos últimos titulares da pasta. Desta forma, a secretaria mudará o desenho das últimas gestões.

“Vou precisar aumentar meu esforço, mas acho plenamente possível dar conta da missão”, declarou Henry.

Para a presidência de Suape, Henry afirmou que está “buscando um perfil executivo de estatura para assumir” este posto. Sem mencionar nomes, o peemedebista disse já ter uma pessoa em vista, está “levantando mais uma possibilidade”. Contudo, frisou que a decisão será tomada junto com o governador Paulo Câmara (PSB).

“Quero montar uma equipe de alto nível. Suape é o maior ativo econômico de Pernambuco. O Estado avançou muito, diversificou a economia e é preciso uma equipe de alto nível para retomar isso”, afirmou.

O convite ao peemedebista havia ocorrido após o Natal, ainda em 2016. Apesar de uma resistência inicial em assumir o desafio e de ter uma agenda política ligada à Educação, ele aceitou uma das pastas estratégicas do Estado.

Executiva estadual do PSB se reuniu para alinhar ações que visam agilizar o processo
Executiva estadual do PSB se reuniu para alinhar ações que visam agilizar o processoFoto: Roberto Pereira/PSB

Com o intuito de discutir o processo de recadastramento nacional dos seus filiados, integrantes da Executiva estadual do PSB se reuniram, nesta sexta-feira (13), para alinhar ações que visam a dar mais agilidade ao processo. Durante o encontro, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, destacou a importância da interação de toda a Executiva e dos presidentes municipais, que vão participar ativamente do processo.

O recadastramento nacional dos filiados tem início no dia 21 de janeiro e segue até 20 de março de 2017. A atualização de dados permitirá que o partido crie estratégias modernas de comunicação para a efetiva participação dos filiados nas questões de interesse da legenda, fortalecendo a comunicação intrapartidária.

“O recadastramento vai tornar o partido mais próximo dos seus filiados, que poderão receber informações com maior facilidade. Precisamos estimular os companheiros do Interior do Estado a participar desse processo. Além do apoio direto dos presidentes municipais, que serão responsáveis por conduzir o recadastramento do seu município, é fundamental o envolvimento de todos os segmentos partidários”, afirmou Sileno Guedes.

O PSB de Pernambuco já deu início ao contato com os presidentes municipais para repassar informações relativas ao processo. No próximo dia 20 de janeiro, às 19h, o presidente nacional Carlos Siqueira realiza bate-papo online para esclarecer dúvidas referentes ao processo.

De acordo com a resolução, o filiado que não fizer o recadastramento no período até 20 de março será suspenso de suas atividades partidárias por seis meses. Após o fim desse prazo, o integrante do partido terá sua filiação cancelada.

Francisco Dirceu Barros tomou posse nesta sexta-feira (13)
Francisco Dirceu Barros tomou posse nesta sexta-feira (13)Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Novo procurador-geral da justiça do Ministério Público de Pernambuco, Francisco Dirceu disse que o atual momento é de união dentro do órgão. Segundo colocado na eleição da lista tríplice dos indicados ao post, ele acabou sendo escolhido pelo governador Paulo Câmara para exercer o cargo.

“O Ministério Público é uma justiça democrática. A cada dois anos temos eleição interna. O importante agora é entender que o grande partido nosso é o Ministério Público”, afirmou Dirceu, em conversa com à imprensa, na sede do MPPE, logo após a sua posse, nesta sexta-feira (13).

O magistrado também criticou a repercussão de um áudio no qual ele próprio sugeria um “jeitinho” para eventual fim do auxílio moradia aos membros do MPPE.

Leia também:

Membro do MPPE sugere jeitinho para eventual fim do auxílio-moradia
Francisco Dirceu é o escolhido de Paulo Câmara

“Hoje tem Blog de todo jeito que atrapalha até a própria imprensa. Eu coloquei algumas propostas que alguns colegas estava dizendo. Editaram duas horas de conversa em cinco minutos. Todo Blog hoje vira imprensa”, disse.

Dirceu comentou que uma de seus principais desafios no cargo é aproximar o MPPE da sociedade. “É o promotor voltado ao cidadão. Também precisamos arrumar a casa, saber o território que estamos lidando”, frisou o magistrado.

Com informações de Marcelo Montanini, da Folha de Pernambuco

Raul Henry vai acumular as funções de vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico
Raul Henry vai acumular as funções de vice-governador e secretário de Desenvolvimento EconômicoFoto: Divulgação

Depois da saída de Thiago Norões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em dezembro de 2016, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, no início da noite desta sexta-feira (13), por meio de nota, o vice-governador Raul Henry (PMDB) para ocupar o posto. O peemedebista será empossado na próxima semana, em dia a ser definido pelo gestor.

Norões pediu para se desligar do cargo argumentando que gostaria de se dedicar as suas atividades profissionais. Ele integrou a equipe de Paulo Câmara desde o início do mandato do socialista. Antes do anúncio, chegou-se a cogitar que o atual secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença, passasse a ocupar o cargo.

Na nota, o governador argumentou que Henry tem “experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”. Dessa forma, o governador Paulo Câmara contempla o PMDB com mais espaço na gestão.

Não é a primeira vez que um vice-governador assume uma pasta no governo estadual. No primeiro mandato de Eduardo Campos (PSB), João Lyra, hoje no PSDB, dividiu as atribuições de vice-governador com a de secretário de Saúde. 

Perfil
Raul Henry nasceu no Recife, em 6 de junho de 1964, é casado com Luíza Nogueira e pai de três filhos (Gabriela, Tom e Davi). Formou-se em Economia e tem mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Raul Henry iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Foi vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura e Esportes da Cidade do Recife (1997-2000). Henry ocupou também os cargos de secretário de Educação e Cultura e secretário de Planejamento do Estado de Pernambuco (Governo Jarbas Vasconcelos).

Entre 1998 e 2002, Raul foi integrante do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Exerceu ainda um mandato de deputado estadual e dois de deputado federal (2007-2014). No Congresso Nacional, foi membro titular da Comissão de Educação e Cultura e das Comissões Especiais do Plano Nacional de Educação (PNE) e da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), sendo relator dessa última. Em 2014, foi eleito, ao lado do governador Paulo Câmara, vice-governador de Pernambuco.

Almoço com vereadores ocorreu nesta sexta-feira (13)
Almoço com vereadores ocorreu nesta sexta-feira (13)Foto: Divulgação

Derrotado no segundo turno das eleições municipais de Olinda, o advogado Antônio Campos (PSB) se reuniu, nesta sexta-feira (13), em almoço, com nove vereadores do município, incluindo o presidente da Câmara, Jorge Federal (PR). Na ocasião, o socialista falou da gratidão pelos mais de 90 mil votos e disse que a cidade contará com o seu apoio em busca de melhorias e que, além disso, reativará seu escritório político e de apoio social, após os festejos carnavalescos.

Ao se dirigir aos vereadores, Campos defendeu que, além do papel de fiscalização, a Câmara deveria propor uma agenda para a cidade, aproximando-se, também, da população, através de audiências públicas e fazendo visitas institucionais a entidades e comunidades de Olinda.

Antônio Campos ainda afirmou que, “embora questione na Justiça a legitimidade da eleição do Professor Lupércio (SD), tendo inclusive a juíza da 10ª Zona Eleitoral já despachado, nessa semana, o processo de impugnação, protocolada no dia 9, que corre em segredo de Justiça, oportunizando o direito de defesa, registro que isso não é uma briga pessoal, mas um dever que tenho como alguém que firmou um compromisso com eleições limpas, inclusive por escrito com a OAB".

"Desejo boa sorte ao Professor Lupércio, no seu vigente mandato, e que o mesmo cumpra as promessas de campanha, ante a urgência de diversas necessidades de Olinda. Houve um processo de transição e o olindense merece saber como o professor Lupércio encontrou as finanças da Prefeitura. Estarei presente na cidade fazendo uma oposição responsável e construtiva”, disse.

Funcionários da companhia energética comunicam a suspensão do serviço
Funcionários da companhia energética comunicam a suspensão do serviçoFoto: Divulgação

 A cada dia, uma novidade negativa para os novos gestores. Depois de denunciar o uso da verba de repatriação pela gestão anterior e denuncia problemas na saúde, a Prefeitura de Sertânia, no Sertão do Moxotó, teve uma surpresa inusitada nesta sexta-feira (13). A Praça João Pereira Vale, na frente do prédio-sede da administração, teve a energia cortada e ficará no escuro até que o débito de mais de R$ 100 mil seja quitado.

Em carta entregue ao advogado Admilson Malibu, responsável pela área jurídica da gestão municipal, a companhia energética Celpe afirma que a medida foi tomada por causa do acúmulo de débitos mensais de energia elétrica de unidades consumidoras sob a responsabilidade da administração municipal sem a devida quitação.

A notificação do corte havia sido entregue à gestão anterior, ainda em dezembro, de acordo com o documento de suspensão do serviço. O valor acionado era de R$ 49.412,58, com vencimento do dia 21 de novembro de 2016. Já o total vencido e acumulado chega a R$ 140.981,92.

Kaio Maniçoba é deputado federal pelo PMDB
Kaio Maniçoba é deputado federal pelo PMDBFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Deputado federal pelo PMDB, Kaio Maniçoba afirmou que o seu partido tem um 'papel importante na reeleição do governador Paulo Câmara (PSB)'. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta sexta-feira (13), o parlamentar afirmou que a sigla teve um crescimento sustentável no Estado e é um dos pilares da atual administração.

“Temos Raul (Henry) como vice que tem um entendimento muito bom. (O PMDB) tem um papel de sustentação importantíssimo na reeleição pelo seu numero de prefeitos, número dos deputados, por Jarbas (Vasconcelos). É importante ter uma figura como Jarbas no partido, é importante para o governador ter esse leque de sustentação”, comentou Maniçoba.

O peemedebista também torce para que Raul Henry continue na chapa como vice-governador em 2018 e na volta de Jarbas ao Senador. “Pelo que a gente enxerga, não vejo motivo para que não seja dessa forma”, disse.

“Jarbas merece disputar uma vaga no Senado, trabalhou muito por Pernambuco, tem uma idade já avançada, tem demostrado que tem essa vontade de senador. Raul tem todo o futuro pela frente, é cacifado para qualquer cargo”, relatou o parlamentar.

O Ministério Público Estadual (MPPE) ajuizou uma ação criminal contra a ex-secretária de Educação da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Gilvaneide Severina Fialho de Moraes. A decisão foi baseada em investigação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que encontrou irregularidades em um Pregão Presencial do Executivo, na gestão do ex-prefeito José Ivaldo Gomes.

O Pregão teve como objeto a aquisição de coleções de livros à Editora Carthago no valor de R$ 35.164,530,00. Foram adquiridas 23.490 coleções com o título “A criança na escola e na sala de aula” para serem distribuídas com os alunos da rede municipal. Cada coleção custou aos cofres públicos R$ 1.497,00.

Auditores do Tribunal encontraram irregularidades no Pregão, que deram um prejuízo ao erário no valor de R$ 3.715.416,00. A mais grave foi o número de coleções adquiridas, considerado superior às necessidades da rede. Para chegar a essas conclusões, os auditores analisaram o processo de edital.

De acordo com o voto do conselheiro relator, Marcos Loreto, o relatório de auditoria constatou que apenas 24,2% das escolas públicas possuem bibliotecas, não havendo necessidade da compra de tantos livros para a formação de bibliotecas individuais. “O incentivo deveria ser no sentido de trazer o estudante para permanecer mais tempo na biblioteca, desfrutando do prazer da leitura no ambiente escolar”, acrescenta o voto de Loreto.

Os auditores também alegam que não houve qualquer justificativa por parte da secretária para adquirir a coleção à editora. “Sendo assim, verifica-se que a denunciada praticou atos de improbidade administrativa, causando um prejuízo ao município no valor de R$ 3.715,416,00”, diz a denúncia do MPPE, ajuizada na 2ª Vara Criminal do Município e assinada pelos promotores Alice de Oliveira Moraes e Aída Acioli Lins de Arruda.

comece o dia bem informado: