Prefeito interino de Ipojuca, Irmão Ricardo, com o deputado Joel da Harpa
Prefeito interino de Ipojuca, Irmão Ricardo, com o deputado Joel da HarpaFoto: Divulgação

Em meios aos protestos de pedido de nova eleição no município, o prefeito interino de Ipojuca, Irmão Ricardo, recebeu o deputado Joel da Harpa (PTN), para discutir sobre questões sobre Segurança Pública, nesta terça-feira (10). O gestor alertou sobre uma maior atenção ao setor devido a presença maior de turistas na cidade neste período.

“Precisa de mais segurança e não somente nesta época de férias e verão, mas durante todo ano. Com o reforço do efetivo nas ruas, nossa população irá se sentir mais segura e confiante”, lembra o prefeito.

Joel da Harpa se colocou à disposição do prefeito e garantiu que provocará uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública e com o Comando da Polícia Militar para solicitar mais patrulhamento ostensivo da PM no Município.

“Acreditamos que ainda esta semana sentaremos com as autoridades responsáveis pela segurança no Estado para discutir estratégias de segurança específicas para Ipojuca”.

Deputado Severino Ninho em visita ao Imip
Deputado Severino Ninho em visita ao ImipFoto: Divulgação

O deputado federal Severino Ninho (PSB) fez uma visita, nesta terça-feira (10), ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), quando foi recebido pelo presidente da entidade, Gilliatt Falbo. Na ocasião, o parlamentar acompanhou o funcionamento de cinco novas incubadoras, já em uso no berçário da UTI Neonatal, e de 30 monitores multiparamétricos, utilizados em UTIs e emergências.

Os equipamentos foram adquiridos pela instituição de saúde com recursos de uma emenda parlamentar ao orçamento da União, de autoria do deputado, em 2014.

Essa foi a terceira emenda destinada por Ninho à entidade desde 2012, quando assumiu pela primeira vez mandato na Câmara Federal.

“O Imip sempre foi uma referência na saúde materno-infantil, não só no Brasil mas na América Latina e também no mundo. É uma instituição de grande respeitabilidade. Sou uma pessoa que veio das camadas mais populares da sociedade, de origem humilde; sei da importância do serviço prestado. De modo que não precisou o Imip sequer me procurar para solicitar a emenda”, pontuou Ninho.

“Desde o meu primeiro mandato coloco emendas para o Imip. Primeiro porque tem um serviço de alto nível. Segundo porque os recursos são bem aplicados; terceiro porque os recursos não se perdem como em muita prefeitura por aí. E quarto porque o Imip presta conta do que recebeu como pude conferir aqui”, ressaltou Severino Ninho.

Luciano Siqueira *

A expressão eu a conheço desde as peladas de rua, na minha infância. As regras do futebol eram praticamente suspensas, ninguém podia reclamar falta de uma entrada mais dura e desleal. – “Do pescoço pra baixo, tá valendo!”

É o que acontece nas redes sociais, essa invenção extraordinária que nos possibilita o contato direto com as pessoas à distância e em tempo real, a baixo custo.

Uma ótima ferramenta, desde que delas nos apropriemos inteligentemente. Mesmo com a ressalva da manipulação mercadológica feita pelas empresas que as controlam.

A possibilidade da comunicação com milhares de pessoas em tempo real se constitui num grande salto qualitativo para quem, como eu, e muitos outros companheiros e companheiras, vivemos a época do panfleto mimeografado distribuído clandestinamente, na resistência à ditadura militar.

O fato é que, dos mais de 70% da população brasileira que acessa a internet através de smartphones, 87% usam WhatsApp e 77%, o Facebook.

O mau uso é que atrapalha. Por exemplo, a enxurrada de saudações matinais de todo tipo — das mensagens místicas às piadas —, assim como fotos de pratos de comida e que tais, inviabilizam grupos de discussão. Além das agressões descabidas pelo simples fato de não se tolerar que o outro pense diferente.

Recentemente, postei nas redes esse aviso aos navegantes: “Não tenho a menor condição de participar de nenhum grupo de discussão no WhatsApp. Já frequento o Facebook, o Twitter e o Instagram, além de editar meu próprio blog lucianosiqueira.blogspot.com. Escrevo às terças feiras no Blog da Folha, às quartas no Blog de Jamildo e às quintas no portal Vermelho. Tudo apesar das minhas pesadas agendas de governo e de Partido. No WhatsApp estou sempre à disposição para o contato bilateral, mas em grupo não. Não tenho tempo para acompanhar e não quero ser tomado como desatento.”

De pronto recebi muitas mensagens de apoio e compreensão, inclusive de gente que incontinenti me convidou para integrar... um grupo!

O Twitter, que alguns subestimam por considerarem o WhatsApp e o Facebook mais importantes, é valorizado por personalidades destacadas na cena mundial, como o Papa Francisco e os presidentes norte-americanos Obama, que está de saída, e Trump que se prepara para assumir.

Trump, aliás, tem usado esse micro blog para todo tipo de diatribes, atropelando relações diplomáticas, agredindo jornalistas e, nessa segunda-feira (9), desferindo impropérios contra a atriz Meryl Streep. Conduta nada condizente com o cargo para o qual foi eleito.

Quem sabe em breve, passada a fase de alumbramento com as facilidades das novas ferramentas e aplicativos e superadas ou amenizadas – tomara! – as causas do sectarismo e da intolerância que ora predominam, as redes possam ser um espaço de convivência, de informação, de debate e de diálogo democrático.

* Luciano Siqueira é vice-prefeito do Recife e escreve no Blog da Folha todas as terças-feiras.

https://www.facebook.com/LucianoSiqueira65/ - www.lucianosiqueira.blogspot.com - https://twitter.com/lucianoPCdoB 

Prefeitos foram ao TCE para ouvir dicas sobre a gestão
Prefeitos foram ao TCE para ouvir dicas sobre a gestãoFoto: Arthur Mota/Folha PE

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realiza o 4º Seminário Tribunal de Contas do Estado e Novos Gestores Municipais, nesta terça-feira (10). O encontro tem o objetivo de prestar orientação e esclarecer dúvidas sobre aspectos relevantes da administração pública municipal.

Na ocasião, o órgão de contas lançou o Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCpe), um estudo feito pelo Tribunal de Contas para verificar até que ponto os órgãos públicos cumprem o que determina a lei no tocante à divulgação de informações contábeis e orçamentárias em suas prestações de contas. A intenção é que o TCE divulgue um ranking de prefeituras que estão com suas contas equilibradas.

"O tribunal está fazendo esse ranking para criar uma disputa saudável entre os municípios no sentido de melhorar suas administrações. Isso vai dar um quadro melhor para a sociedade de como está a administração do seu município. Queremos mostrar aos prefeitos que eles terão que se enquadrar dentro dessa nova contabilidade", afirmou o presidente do TCE-PE, Carlos Porto.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel, afirma que o encontro serve para firmar uma parceria entre o órgão de contas e as prefeituras. "O TCE não tem a gana de punir nenhum prefeito. Ele quer trabalhar com parceria de forma pedagógica e esse evento é um chamamento aos prefeitos para que o tribunal e os gestores trabalhem de boa fé e união em prol da população. Sempre presumimos a boa fé dos gestores eleitos pelo povo", destacou.

Eterno presidenciável do PRTB, Levy Fidélix voltará a Pernambuco no próximo dia 19 e ficará até o dia 22. Durante a visita, além de se encontrar com vice-prefeitos e vereadores eleitos pela nas eleições de outubro passado, ele deverá se encontrar com os prefeitos do Recife, Geraldo Julio (PSB), e de Caruaru (PRTB), Raquel Lyra.

O presidente estadual do PRTB, em Pernambuco, Ednázio Silva, acompanhará o presidente nacional na sua estadia em Pernambuco.

Nas eleições de 2014, Levy Fidelix foi candidato à Presidência da República, ficou na sétima colocação, de um total de 11 candidatos. Ele obteve 446.878 votos (0,43% do total).

Raquel Lyra lançou uma nota dizendo que ainda não foi notificada pelo MPPE
Raquel Lyra lançou uma nota dizendo que ainda não foi notificada pelo MPPEFoto: Arthur Mota/Folha PE

A prefeita Raquel Lyra apresentará, nesta quarta-feira (11), às 10h, o plano “Juntos pela Segurança”. Na ocasião a gestora e o secretário de Ordem Pública, Coronel Luís Aureliano, irão mostrar todos os passos da contribuição dos diversos segmentos da sociedade na construção de um plano que ajude no enfrentamento à violência e a criminalidade no município de Caruaru.

O programa é um plano de participação popular na construção de uma política pública voltada para a definição do papel do município na tarefa da preservação da ordem pública, além de procurar desenvolver a responsabilidade cidadã da comunidade. Também aponta para como assumir compromissos com os órgãos responsáveis constitucionalmente pela segurança pública.

No local, será apresentada a metodologia a ser empregada no Fórum Municipal de Elaboração do Plano, que será realizado ainda este mês. No Fórum, o cidadão poderá contribuir com o "Juntos pela Segurança" através das câmaras de discussão, que serão divididas pelos temas: Direitos Humanos; Ordem Pública; Esporte, Lazer e Cultura; Sistema de Justiça Criminal e Segurança Pública; Saúde e Drogas; Educação; e Desenvolvimento Urbano.

Foram convidados para o encontro toda a sociedade civil organizada; entidades de classe; líderes comunitários; Ministério Público, OAB, Poder Judiciário, Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal; Exército; Corpo de Bombeiros; Câmara dos Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Academia Caruaruense de Letras, Universidades, Faculdades, entre outros.

Antônio Campos afirma que não se trata de vingança, mas de respeitar o documento que assinou na OAB pelas eleições limpas
Antônio Campos afirma que não se trata de vingança, mas de respeitar o documento que assinou na OAB pelas eleições limpasFoto: Flávio Japa/FolhaPE

A coligação Muda Olinda, que deu sustentação à candidatura do advogado e escrito Antônio Campos à Prefeitura de Olinda, entrou com pedido de impugnação do mandato eletivo contra o prefeito da cidade e seu vice, Professor Lupércio e Márcio Botelho, respectivamente. A ação foi protocolada nessa segunda-feira (9), diz em que a Justiça Eleitoral voltou a funcionar.

A iniciativa é prevista na Constituição e deve ser promovida até 15 dias após diplomação, provando abuso poder econômico, que pode ser caixa 2 e fraude.

A ação protocolada, 57 laudas e 30 documentos, foi assinada pelos advogados Bruno Brennand e José Eduardo Alckmin, este último primo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, ex-ministro Tribunal Superior Eleitoral e advogado do PSDB no caso caixa 2 contra a chapa Dilma Rousseff/Michel Temer.

 Leia também:

Coligação Muda Olinda pede impugnação da prestação de contas de Lupércio

Coligação Muda Olinda entra com nova ação contra Lupércio

"Essa ação não tem nenhuma conotação de vingança política ou eleitoral, mas visa não anistiar, na pratica, atos que merecem ser conhecidos e avaliados pela Justiça Eleitoral. É um ato de resistência jurídica, política e ética de quem não reconhece legítima a eleição do Prof. Lupércio ante graves vícios eleitorais. Dou dando vida ao compromisso que assinei no dia 11 de agosto de 2016, em documento escrito, perante a OAB-PE, em apoio às eleições limpas”, afirmou Antônio Campos, candidato da Coligação Muda Olinda.

Caso a Justiça Eleitoral decida pelo afastamento do Professor Lupércio e seu vice, assume interinamente o presidente da Câmara, Jorge federal (PMDB), até nova eleições.

Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO)
Cristiano Pimentel, procurador do Ministério Público de Contas (MPCO)Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

O procurador do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, afirmou que irá trabalhar para punir os ex-prefeitos que deixaram as gestões com problemas de pagamentos e infraestrutura. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta segunda-feira (9), Pimentel disse que várias prefeituras no Estado estão em situação de “terra arrasada”.

“Vamos trabalhar junto com o MPPE, Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas para que haja punição desses ex-prefeitos. É logico que não podemos garantir essa punição, porque depende de processo. Vamos atrás de punições”, relatou o procurador.

Pimentel comentou que o momento político passa por total descrédito e elencou alguns exemplos praticados irregularmente pelos ex-prefeitos no Estado.

“Nós temos em parceira com o MPPE todo o interesse, disposição, de fazer a responsabilização desses ex-prefeitos que fizeram essas praticas terríveis como, por exemplo, formatar os computadores da prefeitura, deixa portas da prefeitura trancada com chaves, deixar dois, três meses de folhas de pagamento em aberto”, enumerou.

Anderson Ferreira recebe a médica cubana na Unidade de Saúde da Família
Anderson Ferreira recebe a médica cubana na Unidade de Saúde da FamíliaFoto: Matheus Britto/Divulgação

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recepcionou nesta segunda-feira (9), a médica cubana Zaires Trujillo Rodriguez, que passará a atender na Unidade de Saúde da Família Curcurana 1. O posto de atendimento, que uma região com oito mil pessoas, estava com vaga aberta há quatro meses.

Além de receber a cubana, Ferreira aproveitou para ver como estava a situação do posto. Ele garantiu tanto à médica quanto ao restante da equipe que vai melhorar as condições de trabalho e assegurar um atendimento digno aos pacientes.

“Estamos acompanhando de perto o que acontece nas comunidades e sabemos que a saúde precisa melhorar muito em nosso município. Por isso vamos recuperar e reforçar as unidades de saúde, usar tecnologia e agilizar o atendimento. Na reforma administrativa que fizemos, criamos a Secretaria de Saúde justamente para darmos uma atenção especial ao setor”, disse Anderson Ferreira, que esteve acompanhado do secretário de Saúde, Alberto Lima.

A médica Zaires Trujillo Rodriguez é clínica geral e veio diretamente de Cuba para Jaboatão. Ela já foi diretora de Saúde e trabalhou no Ministério da Saúde do seu país.

PSDB lança jogo em seu site ironizando legado do PT
PSDB lança jogo em seu site ironizando legado do PTFoto: Reprodução

Partido rival do PT, o PSDB lançou em seu site oficial um jogo criticando o que chama de “legado do PT”. A ideia é o internauta achar duas cartas iguais que retratam, segundo os tucanos, o prejuízo deixado pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos anos.

De acordo com os tucanos, o Partido dos trabalhadores provocou a pior recessão da história do País; deixou um rombo de R$ 300 bilhões nas contas públicas; elevou a taxa de desemprego em 12 milhões de pessoas; aumentou o prejuízo das estatais em R$ 8 bilhões; deixou mais de cinco mil obras paradas, além das criticas aos setores da educação, segurança e saúde.

Confira o link do jogo:

http://psdb.org.br/legado-do-pt/

comece o dia bem informado: