Senador viaja na próxima semana
Senador viaja na próxima semanaFoto: André Corrêa/Divulgação

O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT), visitará Israel, em missão oficial representando o Congresso Nacional, durante a semana que vem. O parlamentar terá uma série de compromissos com autoridades daquele País para conhecer a fundo a relação entre judeus e palestinos. Israel é protagonista de conflito histórico que, além de afetar a vida de várias pessoas, influencia em decisões políticas mundo afora.

Na agenda do senador, que desembarca em Tel Aviv no domingo (19), estão marcados encontros com líderes da oposição no Parlamento israelense, com o juiz da Suprema Corte Saleem Jubran, com representantes do Ministério das Relações Exteriores e com o tenente-coronel do Exército de Israel, Avital Leibovich.

Humberto Costa também se reunirá com representantes de direitos humanos e das áreas de segurança nacional, tecnologia e estratégia cibernética. Na programação oficial, o petista vai se deslocar para áreas de fronteira com Gaza e de fronteira com a Síria, no norte do país.

O senador ainda vai se reunir com especialistas em assuntos hídricos de Israel para obter mais informações sobre o processo de dessalinização da água naquele país, que é dono da maior usina dessalinizadora do mundo, localizada em Tel Aviv.

“Teremos uma programação muito extensa ao longo dos próximos dias. Creio que teremos a oportunidade de conhecer, in loco, tudo o que ouvimos falar e lemos a respeito dessa área sagrada e milenar. Consta que a história de Israel é a maravilhosa realização de uma ligação de 3,5 mil anos entre uma terra, uma fé, uma língua, um povo e uma visão”, afirma Humberto.

Segundo ele, é preciso ressaltar também que a história local vai muito além do conflito árabe-israelense. Ele ainda lembra que Israel é um país de ganhadores do Nobel da Paz, da Literatura e da Química, de medalhistas Olímpicos, de estrelas musicais e também apresenta altos índices de leitura e grande concentração de cientistas e engenheiros.

“Temos muito a aprender com eles, assim como eles também têm muito o que aprender com o Brasil. Creio que essa troca de experiência é fundamental para que possamos aprofundar as relações entre os dois países e, cada vez mais, buscarmos caminhos para a solução de conflitos”, analisa o senador.

Na quinta-feira (23), último dia em Israel, o parlamentar vai visitar o Museu do Holocausto Yad Vashem. Humberto Costa retorna ao Brasil no dia seguinte.

comece o dia bem informado: