Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Colunista

De passagem por Pernambuco no final de semana, o senador Cristovam Buarque, que é nascido no Recife, colocou-se à disposição do PPS para concorrer à Presidência da República pela segunda vez. Foi candidato em 2006 pelo PDT, empunhando a bandeira da educação, que é a sua marca registrada, e ficou na quarta colocação. Sua eventual entrada no jogo representaria uma opção republicana para o eleitorado brasileiro, que pelo menos até agora não demonstra muito entusiasmo pelas candidaturas de Lula, Marina Silva, Aécio Neves/Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes. No entanto, é pouco provável que o PPS decida concorrer em faixa própria. O partido transformou-se num apêndice do PSDB e deve ao governador de São Paulo a presença de Roberto Freire na Câmara Federal e consequentemente no Ministério da Cultura. Por isso vai marchar com o candidato do PSDB à sucessão de Temer, seja ele quem for.

O PPS vai marchar com o candidato do PSDB à sucessão de Michel Temer, seja ele quem for

Última parada
O ex-deputado Paulo Rubem, que vai se filiar hoje ao PSOL, espera não ser mais obrigado a trocar de partido enquanto estiver na política. Fundador do PT na década de 80, jamais lhe passou pela cabeça deixar o partido, o que fez após o mensalão para se abrigar no PDT, do qual também se desligou em 2016.
Contorno > Paulo Câmara aproveitou a passagem por Sertânia, sexta passada, para visitar a rodovia de contorno do município que está sendo construída pelo DER. Ela tem apenas 7,5 km de extensão e está orçada em R$ 16 milhões. Mas o prazo para conclusão, pasmem, é 18 meses.
Presença > Caruaru estará na chapa majoritária das oposições em 2018, ou com João Lyra Neto (PSDB) como candidato a senador ou com Wôlney Queiroz (PDT) como candidato a vice.
Posse > A 2ª posse do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), na presidência da Amupe está marcada para o próximo dia 27, às 18h, data em que a entidade completará 50 anos.
Nível > O alto índice de renovação na Câmara de Vereadores de Jaboatão (dos 27 eleitos em 2012, apenas 7 renovaram o mandato) também foi responsável pela melhoria do nível na Casa.

Vazio > A nova lista de denunciados de Rodrigo Janot tem tantos nomes que já se pode prever o que ocorrerá com ela: ofuscará de imediato o noticiário político, e depois cairá no esquecimento.
Senado > Sílvio Costa vai se encontrar com Lula esta semana para tratar de um assunto que leva muito a sério: sua candidatura a senador em 2018. Ele topa ser o “senador de Lula” em Pernambuco, caso Humberto Costa (PT) desista da reeleição para concorrer à Câmara Federal.
Contra > Kaio Maniçoba (PE) foi o 1º deputado federal do PMDB a anunciar publicamente que votará contra a reforma previdenciária e caso seja “enquadrado” pela liderança do partido, buscará abrigo em outra legenda.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: