Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Arthur Mota

A inclusão do Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza, no programa de concessões do governo federal e o fato de ele ter sido arrematado pela empresa alemã Flaport por R$ 425 milhões, o torna favorito para vencer a disputa que ora trava com o dos Guararapes (Recife) e o Augusto Severo (Natal) para converter-se em “hub” da Latam. O Governo de Pernambuco tem lutado em várias frentes pela conquista desse “hub”, que será um centro de conexões de voos que chegam ao Brasil, procedentes da Europa e dos EUA, com destino à América Latina. Mas perdeu a primeira batalha para o Governo do Ceará, que também se esforça com a mesma finalidade, ao não conseguir incluir o Guararapes no programa. Houve, ainda em 2016, uma vaga promessa do ministro Moreira Franco de que nas próximas rodadas de concessões o aeroporto do Recife seria incluído, mas o Ministério dos Transportes descarta por enquanto essa possibilidade.

PT bota o bloco de Lula nas ruas
A visita de Lula, ontem, a Monteiro (PB), para conhecer as obras da transposição do São Francisco, transformou-se, literalmente, no pré-lançamento da candidatura dele em 2018. Como disse à Veja o delegado Maurício Grillo, a PF “perdeu o timing” para prender Lula por suposto envolvimento com a Lava Jato, e ainda está perdendo para ele a batalha da comunicação.

Rebelião > O PPS, que tem apenas 8 deputados federais, emplacou dois suplentes no ministério Michel Temer (Raul Jungmann e Roberto Freire), mas ainda assim o líder da bancada, Arnaldo Jordy (PA), diz que todos votarão contra a reforma previdenciária. Isso é que é comando!

Alerta > Como o PDT fechou questão contra as reformas previdenciária e trabalhista, os deputados Wôlney Queiroz e Cadoca terão que votar contra. Se votarem a favor serão expulsos do partido.

Reunião > Henrique Meirelles (Fazenda) vai se reunir amanhã com a bancada federal do PSDB para explicar a reforma previdenciária. Betinho Gomes não só estará, como vai questioná-lo sobre vários temas.

Curso > A Escola do Legislativo, que tem como superintendente o ex-deputado Sebastião Rufino, capacitou 60 alunos da rede pública para o pré-vestibular da UPE. A aula inaugural foi dada na última 5ª feira.

Missa > Hoje será a missa de 7º dia, em SP, do ex-vereador Brasil Vita, que esteve para a Câmara Municipal de lá como Liberato Costa Júnior para a do Recife. Ambos tiveram 10 mandatos, foram presidentes das respectivas Casas e prefeitos de suas capitais. Vita morreu aos 94 e “Liba” aos 99.

E aí? > Em nota, a JBS (Friboi e Seara) afirma que a operação “Carne Fraca” não faz qualquer menção às suas marcas, que nenhuma de suas fábricas foi interditada e que nenhum dirigente seu foi preso. A PF tem obrigação de esclarecer isto porque o prejuízo dado à imagem dela repercutiu no mundo.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: