Inaldo Sampaio
Inaldo SampaioFoto: Colunista

O ex-presidente Lula continua liderando as intenções de voto como eventual candidato do PT à presidência da República nas eleições do próximo ano. Num cenário simulado pelo Instituto Vox Populi, contratado pela CUT para fazer a pesquisa, Lula teria mais votos, hoje, que a soma dos seus hipotéticos adversários (entre 44 e 45%, ante 32 a 35% dos opositores). Já numa simulação de segundo turno, o ex-presidente derrotaria qualquer dos seus adversários. Bateria Aécio Neves por 50% a 17%,Geraldo Alckmin por 51% a 17%, o prefeito João Dória por 53% a 16% e a ex-ministra Marina Silva por 49% a 19%.
Claro que ainda é muito cedo para saber o que acontecerá em 2018 porque se a Lava Jato tirar do páreo Aécio e Alckmin, o PSDB pode lançar mão de Dória, que ainda é desconhecido por parte da maioria dos brasileiros e por isso mesmo pode crescer. Mas a cada pesquisa que se divulga a militância do PT vai se animando.

Lula derrotaria qualquer dos seus adversários numa simulação de segundo turno

 O mais forte e o mais fraco
Lula continua sendo, ao mesmo tempo, o candidato mais forte e o mais fraco à sucessão de Temer em 2018. É o mais forte porque aparece em 1º lugar em todas as pesquisas e ao mesmo tempo o mais fraco devido ao alto índice de rejeição, sobretudo no Sudeste, e ao fato de ser réu em quatro ações penais. Além do mais, ainda corre o risco de ficar inelegível se for condenado com base na Lei da Ficha Limpa.

Autorização > O governador Paulo Câmara prometeu ontem ajuda financeira ao prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), para reconstruir os açudes que a chuva arrombou na semana passada e o asfalto que dá acesso ao distrito de São Vicente. O chefe de gabinete João Campos e o secretário de Agricultura, Nilton Mota, participaram da audiência.

Biografia > Saiu pela Objetiva uma nova biografia de Tancredo Neves, que escolheu o pernambucano Fernando Lyra para ser seu ministro da Justiça no governo que caiu no colo de José Sarney. Foi escrita pelo jornalista Plínio Fraga e se chama “Tancredo Neves - O príncipe civil”.

Bodas de ouro > Os 50 anos da rota Lisboa-Recife-Lisboa, que é operada pela TAP, serão comemorados hoje no Palácio do Campo das Princesas pelo governador Paulo Câmara e dirigentes da companhia. A TAP voa para 29 países e mantém voos diários para várias capitais brasileiras.
Atraso > A Justiça Eleitoral deveria marcar, rapidamente, a data de posse da prefeita eleita de Ipojuca, Célia Sales (PTB). Se ela ganhou a eleição e teve sua prestação de contas aprovadas, por que não empossá-la logo se ela já terá quatro meses de mandato a menos que os eleitos em outubro do ano passado?
Origem > Único pernambucano no Conselho de Ética da Câmara Federal, Augusto Coutinho (SD) tem uma trajetória parecida com a do presidente Elmar Nascimento (DEM-BA). Ambos, foram, sucessivamente, vereador, deputado estadual e federal, sendo que Nascimento em Campo Fomoso (BA) e Coutinho no Recife.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: