Renata Bezerra de Melo
Renata Bezerra de MeloFoto: Colunista

O PCdoB tem sido fiel escudeiro do PSB no Estado e na Capital, apesar de alguns contratempos terem afetado a relação nos últimos tempos. Em 2018, no entanto, os comunistas podem vir a pensar em ampliar os horizontes na montagem das alianças por uma razão: além de Luciana Santos, presidente nacional da sigla, o partido terá, em Pernambuco, na corrida por uma vaga na Câmara Federal, também o ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. A nova conta pode tornar o chapão da Frente Popular não tão interessante mais. Em meio a essa mudança de perspectiva, Renildo almoçou, ontem, com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, como a coluna cantara a pedra. Foram à mesa no Restaurante Costa Brava, em Boa Viagem. Por enquanto, ambos integram a Frente Popular. Recentemente, a relação entre comunistas e socialistas andou arranhada pelo imbróglio envolvendo o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja. O governador Paulo Câmara não ficara satisfeito com a postura do auxiliar em ato com o ministro Roberto Freire e Luciana, por sua vez, considerou uma "forçação de barra" atribuir a comunistas a movimentação que rendeu vaias a Freire no Palácio das Princesas. Deu-se ainda uma redução de espaço do PCdoB na PCR. Hoje, a sigla comanda apenas a Secretaria da Mulher e tem o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o que pesa na relação. Um movimento de distanciamento do PSB não é fácil, mas vice não pode ser demitido, lembram alguns observadores nas coxias. E, em politica, não existe nunca e nem sempre.
Dois comunistas disputarão vagas na Câmara Federal em 2018

Petit Comité
O ex-ministro Aldo Rebelo almoça, amanhã, em Brasília, na casa do deputado federal Wolney Queiroz. Além dele, outro comunista que deve participar do encontro é o deputado federal Orlando Silva (SP). Há rumores de que Aldo estaria de malas prontas para ingressar no PSB.

Banco > O governador Paulo Câmara vai à mesa, hoje, no Rio de Janeiro, com a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques. Na pauta: financiamentos e operações de crédito para o Estado, voltados a áreas de infraestrutura e hídrica, por exemplo.

Rubro-negro > Na filiação de Paulo Rubem, ontem, ao PSOL, o deputado Chico Alencar sapecou: "Trazer Paulo Rubem para o PSOL é como se Neymar tivesse vindo para o Flamengo que, vocês sabem, é aquele campeão de 1987". Dividiu a torcida.

Segunda... > Uma iniciativa do PSDB Mulher de Pernambuco, o troféu 'Dona Santa' que vai homenagear, em sua segunda edição, dez pernambucanas, é uma ação suprapartidária. Na primeira edição, em 2015, teve a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) entre as contempladas e, este ano, terá a deputada Simone Santana (PSB).

...edição > A honraria que carrega o nome da rainha de um dos mais tradicionais maracatus de Pernambuco, a agremiação Elefante, é assinada pelo artista plástico Ferreira e será entregue no dia 23. O PSDB Mulher é presidido pela deputada Terezinha Nunes.

Fortalecimento > Para discutir o papel dos consórcios municipais, o Coniape (Consórcio do Agreste) reúne, hoje, em Caruaru, representantes de prefeituras da região. Entre os convidados, a assessora jurídica Viviane Macedo Garcia, o administrador de empresas Ivan Duque de Paiva Filho e a assessora jurídica da entidade, Diana Câmara.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: