Renata Bezerra de Melo
Renata Bezerra de MeloFoto: Colunista

Ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros vinha entabulando conversas com o presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, e chegou a participar de almoço, no Costa Brava, recentemente, inclusive, com o deputado Silvio Costa, do PTdoB, no qual também esteve a dirigente nacional do PCdoB, Luciana Santos. Agora, nomeado pelo deputado Waldemar Borges para ocupar uma assessoria especial em seu gabinete, na Alepe, o comunista pode vir a fazer o meio de campo entre o PSB e o PDT, que vem sinalizando inclinação a deixar a Frente Popular. Na Alepe, Renildo estará diretamente ligado a Waldemar, que, além de socialista, tem trânsito livre no Palácio das Princesas e foi líder do governo Paulo Câmara. O deputado, que já vinha sondando Renildo, realça o seguinte: "Renildo é um craque. Ele sempre ajuda nas conversas no sentido da construção da unidade". Em um primeiro momento, o PDT e o PTdoB trabalhavam para atrair o PT, o PCdoB e o PSOL, visando a montar uma agenda comum, mirando o combate a projetos do governo Temer, com o qual Paulo Câmara tenta manter uma ponte. Renildo chegou a ter o nome cotado para assumir uma secretaria no Governo do Estado, o que, no Palácio das Princesas, foi definido como "uma boa ideia", ainda em janeiro. De lá para cá, a coisa não prosperou e Renildo, conhecido pela desenvoltura na articulação política, passou a ouvir integrantes de outros campos políticos ou do mesmo campo, mas que ensaiam um afastamento do governo estadual. Não virou secretário, mas está no gabinete de um dos deputados de relação mais estreita com o Palácio.

Não é de todo contra

O deputado Danilo Cabral elogia a iniciativa do Governo Federal de devolver a autonomia de Suape, que pode incrementar a economia do Estado. Mas o gesto de reconhecimento não significa mudança de posição em relação às reformas do governo.

Tudo pronto :
 Na tarde de ontem, o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, já havia preparado os convites que emitirá para o ato, em Suape, na sexta, quando Michel Temer assinará, às 11h, o decreto.

A favor : Engajado no trabalho que o governo Michel Temer vem desempenhando para aprovar a Reforma da Previdência, o deputado Fernando Monteiro, que trabalha em busca de votos, enfatiza: "Tenho responsabilidade com o Brasil e com as pessoas. Por isso sou a favor da Reforma".

Nome LIMPO : Presidente da Amupe, José Patriota reconhece que a MP, que prevê o parcelamento das dívidas dos municípios com o INSS, assinada, ontem, por Temer, "ajuda bastante”. E observa que os municípios sairão do Cadastro Único de Convênios (Cauc), que equivale ao "nome sujo" de prefeituras.

Bola... :
Durante o seminário World Economy and Brazil, em Nova Iorque, na segunda, o senador Fernando Bezerra, convidado à palestra do prefeito João Dória Júnior, ouviu elogios rasgados ao desempenho de Fernando Filho à frente do MME.

...cheia :
O reconhecimento ao ministro também foi feito pelo embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral e pelo ex-presidente do Banco Central, Carlos Geraldo Langoni.

Por perto :
Quem estava com FBC foi o filho mais novo, Antônio, que mora em Nova Iorque. Há quem aposte que ele disputará vaga na Alepe. O senador tem dito que "2018 só em 2018".

veja também

comentários

comece o dia bem informado: