Acontece

Peças para a imagem de Nossa Senhora Aparecida foram feitas em ouro amarelo, diamantes, safiras e esmeraldas para representar as cores da bandeira brasileira
Peças para a imagem de Nossa Senhora Aparecida foram feitas em ouro amarelo, diamantes, safiras e esmeraldas para representar as cores da bandeira brasileiraFoto: Divulgação

Atendendo pedido especial do cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, a H.Stern foi a joalheria responsável por criar a coroa jubilar para a imagem de Nossa Senhora Aparecida, cujo encontro completa 300 anos em outubro de 2017, com uma série de comemorações promovidas pelo Santuário Nacional.

Feita em ouro amarelo, diamantes, safiras e esmeraldas para representar as cores da bandeira brasileira, a coroa levou quase dois anos para ser desenhada e manufaturada pelos artesãos da grife. A joia pesa cerca de 300 gramas de ouro, totalmente oriundos de doações dos devotos ao Santuário Nacional. A partir do ouro puro doado, a joalheria produziu a liga 18K empregada na manufatura da peça, que traz ainda 68 diamantes, quatro esmeraldas e quatro safiras combinadas à sua base esmaltada no mesmo tom azul marinho do tradicional manto sagrado de Nossa Senhora.

O formato da coroa original da padroeira, que havia sido doada pela Princesa Isabel em visita à Matriz Basílica no ano de 1888, foi mantido. Uma composição de oito arcos com detalhes em “pérolas” de ouro forma o corpo da coroa e se une em seu orbe, encimado por uma cruz similar à existente na chave desenhada pela H.Stern para presentear o Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro, em 2013.

Oito delicadas flores estilizadas acrescentam feminilidade à parte inferior da obra. Algumas delas, com uma esmeralda quadrada no miolo e seis pétalas formadas por diamantes redondos. Outras apresentam uma estilização do jasmim, com safiras centrais e detalhes nas pétalas também com brilhantes.

 

Imagem de Nossa Senhora foi encontrada há 300 anos por pescadores no Rio Paraíba

Foto: Imagem de Nossa Senhora foi encontrada há 300 anos por pescadores no Rio Paraíba
Créditos: Divulgação

Na base que sustenta todos os elementos da coroa, a pintura em esmalte azul marinho e curvas desenhadas com fios de ouro e detalhes de brilhantes simbolizam a espuma do Rio Paraíba onde a imagem foi encontrada. Em seu interior, encontra-se uma preciosa cápsula especialmente projetada para guardar as pequenas porções de terra trazidas de cada estado brasileiro.

A H.Stern desenvolveu também uma delicada barrete de ouro amarelo 18k para o fechamento do manto sagrado de Nossa Senhora Aparecida. Com aproximadamente 16 centímetros de comprimento, a joia traz safiras, diamantes e esmeraldas adornando o desenho que acompanha as formas da Coroa Jubilar. 

 

 

comentários