Logo Folha de Pernambuco

De gole em gole

Murilo Guimarães - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

É assim que denomino minhas colunas onde publico novidades das “boas coisas da vida”. Isto é, apenas no mundo dos sabores, que coisas boas mesmo, pra valer, são aquelas ligadas ao afeto, à família, aos amores, aos amigos...

- A vinícola Valduga continua ganhando títulos em competições vi­nícolas, mundo afora. Desta feita foram quatro vinhos - Leopol­dina Chardonnay, Identidade Gran Corte, Leopoldina Merlot e Raízes Gran Corte - e dois espumantes - Ponto Nero Moscatel e Ponto Nero Rosé Brut - no famoso Decanter World Wine Awards 2017. Pro­cure nas lojas pernambucanas ou compre pelo site da Valduga.

- Outra vinícola gaúcha recentemente premiada foi a Garibaldi, única brasileira agraciada no Sélections Modiales des Vins, no Cana­dá, com uma medalha de prata para seu espumante Moscatel. Lem­brando que essa uva costuma produzir espumante com uma do­çura residual maior. Se for de seu gosto, ou se for para consumir na sobre­mesa, é uma boa opção.

- Coquetéis. Se você, como eu, gosta deles, tenho uma boa notícia. E outra ruim. A Diageo, gigante no ramo de bebidas destiladas, todo ano promove um concurso mundial de bartenders, o World Class Competition. Em março deste ano ocorreram as semifinais para seleção dos nove melhores do Brasil (a final será no dia 6 de julho, no Eataly, São Paulo) e entre os escolhidos está um recifense, Luciano Guimarães. Que infelizmente não é meu parente. Fui atrás do seu local de trabalho e descobri que é no Pina&Co. E aí está a má notícia. Lancei no Google, salvador das almas perdidas, mas não teve jeito de localizá-lo. Fica a dica. Se você descobrir esse bar, amigo, me avise.

- Enquanto você não descobre, lá vai outra sugestão. Semana passada foi inaugurado, no 1º andar do restaurante Mingus, o agradável “Em Cima Gin Bar”, sob a batuta de Nicola Sultanum e Emerson Pires. Se você aprecia gin - como caiu no gosto do recifense! - lá encontrará um bom sortimento de saborosos drinques com esta bebida. Aliás, não é apenas em Recife que sua popularidade vem crescendo. Há alguns anos, um destilado quase exclusivo dos ingleses e holandeses, hoje vem sendo produzido mundo afora.

Concluo desejando a você um feliz São João, essa festa tão enraizada na cultura popular nordestina. Aqui me solidarizando com todos os defensores da legítima música do forró, do baião... Tim, tim, brinde à vida.

ADEGA
Animus 2013
Preço: R$ 56 Onde: Lacomex, 3081.2131
Esse tinto do Douro, produzido por Vicente Leite de Farias, tem uma boa relação qualidade-preço. Comprove.

Veja também

Newsletter