'Roadshow 2022': Vinhos de Portugal em destaque
O país é o 10° maior produtor e o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume
Se você é leitor de minha coluna, mesmo que com pouca fidelidade – não sou um escriba ciumento, não estou cobrando nada, viu? – deve achar que falo muito dos vinhos da “terrinha”. Com toda razão. Como não enxergar a crescente qualidade deles? E a boa dinâmica produtiva, com frequente lançamento de novos rótulos? E a interessante relação qualidade-preço (ainda que já tenha sido mais atrativa, culpa da famigerada lei do mercado)? A isso tudo aliando-se uma empreendedora postura mercadológica, a exemplo desse evento, que terá lugar no próximo dia 29/08, no Hotel Grand Mercure de Recife. Cujo título não me deixa esquecer o grande Ariano Suassuna (saudade!).
Pertinaz defensor da língua portuguesa e crítico refinado do nosso aculturado “anglicismo”, certamente faria uma piada com a palavra “roadshow”. Que deve se referir a itinerante, visto se tratar de um evento que roda parte do Brasil. Ainda inspirado na sinceridade de Ariano, de uma coisa eu sei: os organizadores são incautos! Convidaram esse vosso articulista, um tal de Murilo Guimarães, para apresentar aula especial sobre os Vinhos de Portugal. Mas não se avexe, amigo, se você comparecer a essa feira – recomendo que vá! – minha palestra será restrita a um seleto grupo de “sofredores”.
Mas como já disse, os Vinhos de Portugal realmente merecem destaque. O país é o 10° maior produtor e o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. Para um país daquele tamanho, é muita coisa. Nesse ranking de mercado exportador dos vinhos portugueses, o Brasil ocupa a 4ª posição. Já em termos nacionais, Portugal ocupa lugar de grande destaque: desde 2016 é o 2° maior em volume importado, perdendo apenas para o Chile. Portanto, há que se conhecer melhor a enologia lusitana e esse evento é uma grande oportunidade para tanto. Serão 18 vinícolas de diferentes regiões do país, expondo cerca de 190 rótulos. E se você é jogador, vai gostar de uma novidade: os “wine games” (desculpe Ariano, foi assim que me falaram). Serão duas mesas onde os participantes tentarão identificar os principais aromas do vinho e as suas respectivas regiões. Os vencedores receberão brinde. Divertido, não é? Se estiver interessado, se apresse, pois os lotes de ingressos mais baratos já se esgotaram.
Acesse o site ou ligue para 11-940022031. Lembre, o evento será no dia 29/08, entre 18:30 e 21:00, no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem. Até lá. Com um bom vinho português, tim, tim, brinde à vida.
Em destaque, Sublime branco
Você conhece o excelente tinto Sublime da duriense (com sangue nordestino) Quinta Maria Izabel? Então vai querer conhecer o branco, recém-lançado em Portugal, não é? Pois, pois, não conseguirá! Foi colocado à venda de manhã e à tarde já estava esgotado. Pra que eu informo, então? Pra comprovar o que disse acima sobre a crescente qualidade dos vinhos portugueses, ora...