Logo Folha de Pernambuco

Um saboroso laboratório

No bar-laboratório, o consumo com growler e com crowler é incentivado - Da editoria de Arte

Segundo o Aurélio, laboratório é “lugar destinado ao estudo experimental de qualquer ramo da ciência, ou à aplicação dos conhecimentos científicos com objetivo prático (exame e/ou preparo de medicamentos, fabricação de explosivos, exame de líquidos e tecidos do organismo, etc.)”. Consegui ver sabor nisso não, leitor. Aí procurei a modernidade do Wikcionário.

Cuja definição diz: “local equipado para realizar experiências e investigações científicas ou para manufaturar produtos químicos, remédios, etc”. Ficou um pouco mais palatável. Calma, não é um artigo médico, você vai me entender. Recife estava se ressentindo de um ambiente como esse, que faz sucesso em algumas cidades, mundo afora.

 Refiro-me ao recém-inaugurado Ekäut Lab, charmoso local onde se pode degustar, assistir processo de envasamento e levar para casa variado cardápio de cervejas. Assim, em conformidade com o Wikcionário, nesse “Lab” há uma manufatura de produtos químicos. E, como não, de remédios. Já sei, você está pensando naquela coisa arcaica e inverídica da “barriga do cervejeiro”, que coloca a loura como danosa para a saúde.

Pesquise melhor, amigo e descubra, em fontes confiáveis, que cerveja pode fazer bem a quem tem um consumo consciente da bebida. E não só à alma! Voltando ao Ekäut Lab, localizado na Galeria Corta Jaca, Boa Viagem, não se trata apenas de mais um bar. É um conceito diferente, onde se vive o clima de cervejaria artesanal, como é a Ekäut. Não, a fábrica mesmo não é lá, claro.

Não há espaço suficiente. Mas a ideia foi fazer você se sentir perto dela. Lugar onde pode consumir, além das clássicas Munich Helles, Czech Pilsener, American IPA e APA 1817, outras brejas produzidas pela cervejaria. A refrescante Witbier, a suave Session IPA e a frutada Hopbeat (eleita a melhor IPA do Brasil no prestigioso World Beer Awards) se juntam às densas Extra Stout e Coffee Stout para dar ao cervejeiro uma ampla oferta de sabores.

E num gesto de amistosa cordialidade, há ainda opções de produtos de outras cervejarias artesanais. Todas disponíveis em diferentes volumes, dos 100 ml (régua) ao Growler de 1,8 l. Conhece não, o Growler (com G)? Então vá fazer um “happy hour”, ou passe no “Lab” depois de curtir a praia no final de semana e veja esse garrafão reutilizável ser preenchido na hora, com o tipo de cerveja preferido.

Se quiser levar para casa volumes menores, há uma outra máquina que envasa e fecha o Crowler (com C), de 473 ml. Trata-se de uma lata de alumínio... Leitor, será que você acha, como eu até pouco tempo atrás, que o alumínio muda o sabor da bebida? Então você tem que ter uma aula sobre o assunto com os experts da Ekäut, pra descobrir que a tecnologia resolve (quase) tudo.

Se nada disso lhe sensibilizou para ir conhecer o espaço, pense no bolinho de feijoada! E o pernil de porco “embebedado” pela Stout? Você vai ter pena do Aurélio ter nos deixado há algumas décadas, antes do advento desses saborosos laboratórios. Faltando então uma reverência a esse brilhante autor do nosso mais famoso “pai dos burros”. Ao Aurélio, meu tim, tim, brinde à vida.

Curso de vinho
No próximo dia 20 vai ter início o curso nível 1 da International Sommelier Guild, com 8 aulas e degustação de 48 vinhos. Mesmo que você não queira ser sommelier, é uma boa oportunidade para aprimorar seus conhecimentos de enologia. Acontecerá na Lacomex. Fone: 98125.1801.

*Enólogo e escreve quinzenalmente neste espaço

Veja também

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter