Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

14ª Bienal da UNE atrai ministros do Governo Lula no Recife. João Campos participa de encontro

Abertura do evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes

João Campos e Luciana SantosJoão Campos e Luciana Santos - Divulgação

O Centro de Convenções de Pernambuco, localizado na divisa entre Olinda e Recife, será palco da 14ª Bienal de Cultura da UNE, que acontece entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro. O evento promete reunir cerca de 10 mil estudantes de todo o Brasil para um amplo intercâmbio de experiências culturais, artísticas e acadêmicas.

A abertura do evento, na quarta-feira (29), contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Além dela, outros cinco ministros estarão presentes ao longo da programação: Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência; Macaé Evaristo, ministra da Igualdade Racial; Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial; e Camilo Santana, ministro da Educação. 

Na próxima quinta-feira (30), um debate sobre a anistia, traz a presença de familiares de Honestino Guimarães e Elenira Rezende, estudantes mortos pela ditadura militar. A ministra de Direitos Humanos, Macaé Evaristo, também é presença confirmada.

Na próxima sexta-feira (31), o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o prefeito de Recife, João Campos, participam de um encontro sobre Reforma Universitária. Já a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o escritor Giovani Martins (autor de O sol na cabeça e Vila Ápia) debatem a literatura como forma de resistência. Já a professora e pesquisadora Ivana Bentes discute políticas culturais.

A Bienal da UNE acontece paralelamente ao 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), reunindo representantes de Diretórios Acadêmicos e Centrais de Estudantes de universidades de todo o país. O evento também conta com a participação da Associação Nacional de Graduandos e Pós-graduandos (ANPG) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Com o tema "A rua é o nosso palco principal", a programação inclui uma variedade de atividades culturais e políticas, como oficinas de grafite, batalha de rima, capoeira, vogue, arte circense, além de debates sobre taxar grandes fortunas, integração regional, o papel da ciência e tecnologia na soberania nacional, e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também

Newsletter