8 de janeiro: políticos pernambucanos se manifestam após um ano dos ataques golpistas
Neste dia 8 de janeiro, completa-se um ano dos ataques golpistas praticados pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes em Brasília. Para reafirmar e condenar essas ações, autoridades da política pernambucana expressaram seu repúdio por meio de declarações que defendem a preservação da democracia no País.
A governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB) utilizou as redes sociais para afirmar que para ela, enquanto chefe do Executivo, “democracia, ordem e respeito são valores inegociáveis”.
“Hoje é dia de reafirmar nosso compromisso com a democracia e com o Brasil. Essa defesa é diária e não pode regredir. Vai muito além de ideologias, lados ou partidos e tem, em Pernambuco, desde o período colonial, um exemplo de vanguarda de valores e defesa de princípios democráticos. A democracia une a todos nós”, declarou a governadora.
Leia Também
• No Recife, CUT coordena ato simbólico contra os atos antidemocráticos no 8 de janeiro de 2023
• Para que o Brasil não reviva um 8 de janeiro e a democracia não enfraqueça
• Raquel e Isabella de Roldão irão ao ato do 8 de janeiro, em Brasília
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também recordou os ataques e expressou sua posição sobre o assunto, também nas redes sociais.
“Há exatamente 1 ano, o Brasil vivia um de seus maiores ataques à democracia. O 8 de janeiro de 2023 deve ser lembrado como forma de repúdio às ações criminosas e antidemocráticas, mas, principalmente, também como celebração à força da nossa democracia, que se mostrou inabalada”, disse o gestor.
Outros representantes políticos, incluindo aqueles nos Legislativos Estaduais e Municipais, bem como senadores, também manifestaram suas opiniões por meio de declarações em suas redes sociais.
Confira algumas das mensagens
O 8 de janeiro é um dia a ser lembrado para que nunca se repita. Um ano atrás, golpistas perpetraram o maior ataque à ordem democrática desde o fim da ditadura militar.
— Humberto Costa (@senadorhumberto) January 8, 2024
Hoje, lembramos o maior ataque à democracia em nosso país depois do golpe de 1964. Faz um ano que as sedes dos três poderes foram depredadas por forças de extrema direita, numa tentativa de tomar o poder à força. No dia 8 de janeiro de 2023, nossa liberdade esteve em risco. Nesta…
— João Paulo (@joaopaulodopt) January 8, 2024
Há um ano a democracia brasileira sofria um golpe orquestrado por aqueles q não aceitavam a soberania de uma decisão popular. Após o sombrio e inesquecível ataque às instituições democráticas, hoje, nossa democracia segue viva e a nação mais fortalecida. Viva a democracia!
— Luciano Duque (@lucianoduquepe) January 8, 2024
Hoje, completa-se 1 ano que nossa história foi marcada pela intolerância, pela covardia e pela falta de respeito à nossa democracia. Presenciamos, incrédulos, o vandalismo e a depredação do patrimônio público em Brasília.
— Jarbas Vasconcelos Filho (@JarbasFilho_) January 8, 2024
Um ano após os ataques terroristas nas sedes dos três poderes, a democracia prevaleceu!
— Doriel Barros (@DorielBarros) January 8, 2024
Viva a democracia! Viva o povo brasileiro!#8dejaneiro#DitaduraNuncaMais pic.twitter.com/3GFCe42a3A
Hoje é dia de festejar a democracia! https://t.co/1TxQ4UdaVQ
— Teresa Leitão Senadora (@teresaleitao_) January 8, 2024