Logo Folha de Pernambuco

Academia Pernambucana de Letras Jurídicas empossa diretoria e conselho fiscal do biênio 2024/2026

A procuradora de Justiça aposentada do MPPE, Rosana Grinberg, foi reconduzida ao cargo de presidente

Academia Pernambucana de Letras Jurídicas empossa diretoria e conselho fiscal do biênio 2024/2026 - Rafael Melo/Folha de Pernambuco

A professora, advogada e procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Rosana Grinberg, foi reconduzida ao cargo de presidente da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ) nesta sexta-feira (8) durante a cerimônia de posse da diretoria e do conselho fiscal do biênio 2024/2026. O evento consagra a segunda gestão consecutiva da procuradora. 

Rosana Grinberg é a primeira mulher a assumir o cargo na instituição, fundada em 1976. Segundo ela, a reeleição é um reconhecimento dos resultados positivos do primeiro mandato. 

“Eu me sinto honrada de dirigir por mais um biênio a Academia. Nós realizamos bastante coisas na primeira gestão, muitas conquistas e estamos vendo a possibilidade de continuar outras conquistas, e o trabalho que a gente vem fazendo. Eu só tenho que agradecer a confiança dos meus pares, dos membros da academia que mais uma vez confiaram em mim”, disse. 

Presidente da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ), Rosana Grinberg. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

Além da presidente, foram empossados o desembargador federal Manoel Erhardt (vice-presidente), Luciana Grassano Melo (secretária), Marta Freire (diretora Cultural), Luiz Andrade Oliveira (tesoureiro) e Roberta Araújo (vice-tesoureira). Fazem parte do conselho fiscal Aluísio Xavier, Henrique Mariano, Manoel Teixeira, Celio Avelino, Sérgio Teixeira e Fábio Tulio Barroso. 

Na solenidade, também foi lançado o livro “Controle da Administração Pública – Desafios e Tendências: Estudos em Homenagem a Napoleão Nunes Maia Filho”, uma homenagem ao ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho.

“Eu não merecia ser homenageado, mas o povo de Pernambuco é muito mais generoso do que o meu demérito. O povo de Pernambuco é grandiosamente aberto para as novidades e as amizades, é assim que eu interpreto, é por eu ter ajudado a construir essa jurisprudência a favor das pessoas mais carecidas de Justiça”, comentou o ministro. 

Rosana Grinberg e Napoleão Nunes Maia Filho. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), no Bairro do Recife, e reuniu diversas autoridades, entre elas a desembargadora federal, membro da Academia Pernambucana de Letras (APL) e da APLJ, Margarida Cantarelli, que discorreu sobre a Constituição Brasileira de 1824 e a Confederação do Equador; a desembargadora federal e presidente em exercício do TRF5, Germana Moraes; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes, representando o prefeito João Campos (PSB); e a juíza e colunista da Folha de Pernambuco, Ana Cláudia Brandão. 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Bluesky registra 700 mil novos usuários em uma semana
REDE SOCIAL

Bluesky registra 700 mil novos usuários em uma semana

Arthur Elias convoca nove atacantes para amistosos com Austrália que fecham a temporada
Futebol

Arthur Elias convoca nove atacantes para amistosos com Austrália que fecham a temporada

Newsletter