Acompanhe aqui a sabatina com o candidato à Prefeitura de Jaboatão Daniel Alves
O indicado do Avante na disputa é o primeiro a ser ouvido nessa nova rodada de sabatinas
Dando sequência à serie de sabatinas com os candidatos a prefeito das principais cidades da Região Metropolitana, a Rádio Folha FM 96.7 começa a ouvir nesta terça-feira (27) os postulantes à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
O primeiro sabatinado é o candidato Daniel Alves (Avante). O âncora Jota Batista e a colunista de política da Folha de Pernambuco, Betânia Santana, comandam a sabatina das 11h às 12h. Participa da sabatina como convidado o cientista político Hely Ferreira.
Acompanhe ao vivo aqui:
Por que ser candidato?
"Fui vereador na cidade, fiz oposição os quatro anos. Nosso nome foi consolidado na eleição de 2020 com 82 mil votos, e claro que a gente estaria nessa disputa, até porque hoje outras candidaturas não representam de fato os interesses da cidade, mas representam interesses particulares de partidos e de família, as três candidaturas, a gente não quer para Jaboatão porque isso só fez atrasar a cidade nos últimos 30 anos"
Saúde
"Eu defendo na nossa cidade a implantação do Hospital da Criança utilizando do Hospital Jaboatão Prazeres, que hoje não serve para atender a população, porque tinha uma maternidade e não tem mais, tem um ambulatório que não atende como antigamente, é uma estrutura grande que o Governo do Estado não tem dado conta e eu quero municipalizar e modernizar para que seja o Hospital da Criança de Jaboatão. Recurso tem, só está sendo mal administrado. Eu vou não só concluir a Maternidade, como também transformar no Hospital da Mulher de Jaboatão. Vai ser dentro de parto, Matérnidade Rita Barradas, vai ter ambulatório com todas as especialidades médicas, ginecologista, mastologista, centro de apoio a mulheres com câncer e um centro de apoio psicológico a mulheres que não querem ter mais filhos e vamos fazer laqueadura nessas mulheres. Vamos trazer a iniciativa privada, fazer PPPs, no primeiro ano de gestão, vamos fazer o programa Corujão, vamos zerar a fila de espera de consulta de especialistas e exames"
Segurança Pública
"O Brasil tem 5.500 cidades, Jaboatão está entre as 50 mais perigosas. Os políticos que estão lá hoje estão para eleger seus parentes e não pensando nas próximas gerações. A responsabilidade da segurança pública é com todos, desde o cidadão, quando o cidadão decide andar numa rua mais iluminada, ele está fazendo segurança pública. Então vai desde a orientação à população, a uma rua iluminada, sinalizada. A Guarda Municipal vai indicar o secretário de Segurança Cidadã de Jaboatão, vão indicar três nomes e nós vamos entrevistar e escolher. Esse secretário vai ter um assento no Conselho Estadual de Segurança, porque Jaboatão não pode continuar sendo a 5ª cidade mais violenta do Estado. Eu vou ocupar os bairros mais violentos. Ocupar com cultura, com lazer, pegar os campinhos de várzea iluminar, colocar um educador físico, onde o menino vai ter aula de manhã e de tarde vai ter escolinha de futebol. Vamos levar núcleos de cultura para as comunidades mais violentas e vamos fazer parceria com a Polícia Civil, e vamos ser parceiros da Polícia Militar. E aí vamos para a repressão, vamos armar a Guarda, mas ela vai ser pedagógica, educativa, que se envolve com a comunidade, preparada e respeitada pela população, vamos criar um comando da Guarda com centro de treinamento"
Compaz
"Vamos criar a Superintendência de Desenvolvimento de Muribeca, uma região arrasada. As pessoas não tem sequer RG, porque perdem nas enchentes. Vamos ter a superintendência com fundo, com recurso próprio, para que os técnicos olhem para essa região pensando no futuro, e o primeiro Compaz vai ser implantado nessa região"
Educação
"Vamos ter escolas modelos, porque hoje parecem um presídio. A gente quer uma educação interligada a tecnologia, vamos aumentar o número de escolas em tempo integral, vamos ter equipe de psicopedagogia nas scolas, vamos ter atividades em grupo, e quando se identificar qualquer aluno que precise de atendimento psicológico ele vai fazer anamnese e encaminhar para a rede. Vamos reformar todas as escolas, onde a gente puder construir, vamos construir novas escolas em tempo integral, a gente quer equipamentos modernos, quer os professores utilizando louça eletrônica e vamos valorizar os profissionais de educação. A gente quer que os projetos elaborem projetos de saída, que levem os alunos para conhecer Jaboatão. O professor vai ter incentivo no seu salário para quem elaborar projetos, que tornar sua aula moderna"
Infraestrutura
"Na infaestrutura gente quer começar evitando mortes. A gente teve a tragédia de 2022 que nenhum jaboatonense vai esquecer. E essa tragédia tem reponsável, não adianta jogar para natureza. Vou começar meu trabalho de prefeito nessas barreiras, porque não quero mais ver meus irmãos jaboatonenses morrerem. É possível a gente elaborar projetos de macrodrenagem. Tenho dito também uma loucura para muita gente: não vamos deixar mais o povo morrer de ataque de tubarão. Vou construir um piér na horizontal, que crie um piscinão em Piedade, e as pessoas vão andar por cima, sobre o mar. A gente consegue chamar a iniciativa privada. A gente cuidar da infaestrutura na nossa orla. Assumir o compromisso de acabar com o esgoto. No meu programa de governo eu prometi pavimentar 400 ruas, e com o programa Parceria vamos pavimentar mais centenas de ruas"
Política Partidária
"Eu estava no MDB, Elias volta do Cabo dizendo que iria ser candidato pelo MDB, eu fui para o PV, na Federação, Elias foi conversar lá por cima com o senador Humberto Costa, e enfrentar Humberto, nem Marília enfrentou, a gente sabe da história, hoje ela está lá, foi de uma grande ingratidão, porque na campanha dela para governadora quem apoiou em Jaboatão foi Daniel, porque Elias Gomes estava apoiando Raquel Lyra, ela sempre colocou a dificuldade que tinha dentro do PT, e disse que eu teria essa mesma dificuldade em Jaboatão, que não votaria em Elias de jeito nenhum e que eu seria o candidato dela por diversos motivos, mas de forma ingrata, Elias foi para o PT. A Federação durante 2023 inteiro não sentou comigo, fiz todas tentativas de dialogar com a presidente do PT local e do PCdoB local. O PT quis o tempo todo trazer um candidato, foi até João Paulo que não quis, foi até de Carlos Veras, que disse: não, meu reduto é outro, até que botou Elias Gomes que avida inteira foi do PSDB, MDB, que teve o filho, Betinho Gomes que votou no impeachmente de Dilma, contra os trabalhadores. Mas um deputado chegou para mim para dizer: olha Daniel, Humberto Costa é o articulador político, e ele vai botar até bolsonarista no PT se ele estiver em primeiro lugar naquela cidade. Não tem ideologia nisso aí, tem a busca pelo poder"
Considerações Finais
"Quero agradecer a oportunidade da Rádio Folha FM que é incrível, chega a muitos dos nossos irmãos jaboatonenses. Sei que tem gente do Recife que vota em Jaboatão, vá para lá, me ajude a transformar Jaboatão de verdade. Eu vou devolver a Prefeitura de Jaboatão ao jaboatonense, vou entregar o galpão que eles alugaram por R$ 400 mil reais por mês, vamos voltar para o Palácio da Batalha, Jaboatão vai ter prefeito, vamos voltar para onde a gente nunca deveria ter saído. Os empregos da prefeitura serão do povo de Jaboatão, não quero mais prefeito forasteiro trazendo gente de fora para ocupar a nossa prefeitura"