“Acredito que vai ter em torno de 30 votos”, diz líder do PP sobre deputado Francismar Pontes
Progressistas declarou apoio ao socialista na disputa pela primeira-secretaria da Alepe
O Progressistas (PP) declarou apoio, nesta terça-feira (13), ao deputado Francismar Pontes (PSB) na disputa pela primeira-secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025-2026, enfrentando o atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade).
Na segunda-feira (12), o presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), falou que “a casa está pacificada” em torno de sua própria reeleição e da continuidade de Gouveia na primeira-secretaria. No entanto, Kaio Maniçoba, líder do PP na Alepe, destacou que seu partido apoia apenas a reeleição de Porto, buscando mudança na primeira-secretaria.
“Há muito tempo, um grupo de mais de 20 deputados tem se reunido buscando uma alternativa de melhoria para a Casa, alguém que viva mais o dia a dia da Alepe e traga uma gestão melhor. O deputado Francismar foi o nome que esse grupo escolheu. Há consenso em torno de Álvaro, mas em relação ao Gustavo, não”, afirmou Maniçoba.
Maniçoba estima que Francismar Pontes contará com cerca de 30 votos, mesmo que publicamente muitos deputados ainda não tenham se manifestado sobre uma possível mudança.
“Deputado Francismar tem apoio do PP, do PSB, do União Brasil, do Solidariedade, do PL, entre outros. Ele vem unindo forças em todos os grupos da Casa. Acredito piamente que ele terá em torno de 30 votos”, disse o líder do PP.
Leia Também
• "Devem ser aprovados sem nenhum problema", diz Álvaro Porto sobre projetos de Raquel Lyra na Alepe
• Álvaro Porto afirma que Alepe está pacificada em relação à nova eleição da Mesa Diretora
• Álvaro Porto aguarda decisão do STF para a realização de nova eleição de Mesa Diretora
Para Maniçoba, Francismar Pontes representa uma alternativa para o que considera um desempenho aquém do esperado por parte de Gouveia na primeira-secretaria.
“A escolha pelo deputado Francismar se dá muito mais pela falta de capacidade de Gustavo em unir e fazer um trabalho diferente na Casa. Gosto de Gustavo, me dou bem com ele, mas o trabalho dele não tem atendido às expectativas da Casa”, concluiu Maniçoba
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.