Logo Folha de Pernambuco

Alepe abre semana de homenagem às mulheres com palestra política

Programação começa nesta quarta (8) e segue até o próximo dia 15

Priscila Lapa faz palestra de abertura em evento na Alepe - Melissa Fernandes;Folha de Pernambuco

Dos 49 parlamentares que integram a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), apenas seis são mulheres.  Dani Portela (PSol), Débora Almeida (PSDB),  Gleide Ângelo (PSB),  Rosa Amorim (PT),  Simone Santana (PSB) e Socorro Pimentel (União). Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, essa participação ainda tímida é tema da palestra que abre a programação organizada pela casa para celebrar a data.

A cientista política Priscila Lapa vai falar, às 10h, sobre "A presença da mulher nos espaços políticos: as mudanças necessárias", no Auditório Sérgio Guerra.  As comemorações seguem até o próximo dia 15.

"A gente vai falar um pouco sobre o conteúdo histórico de como a gente chegou a essa representação política hoje. Vai traçar um panorama, comparando um pouco o Brasil com outros países, mostrando no que a gente avançou ou não. Mas a ideia principal é tentar centrar a discussão no que a gente precisa fazer para avançar, pacificando alguns entendimentos sobre cota e financiamento, trazendo, sobretudo, alguns elementos que a gente entende serem fundamentais para que essa agenda avance definitivamente no Brasil", explicou Priscila Lapa.

Antes, haverá a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco e um depoimento do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB). A partir das 8h começam serviços voltados especificamente para as servidoras efetivas, comissionadas e terceirizadas que trabalham na Alepe. São exames de prevenção voltados para a saúde da mulher e retirada de documentos, a exemplo da nova carteira de identidade. 

As atividades fazem parte do projeto “Alepe Mulher” e incluem debates, rodas de conversas sobre temas como feminicídio, vida saudável e o papel das trabalhadoras no serviço público que será abordado na palestra “O que é ser mulher trabalhadora da Alepe”, na quinta (9), das 14h às 17h, no hall de exposições, térreo do anexo I da Alepe.

“A proposta da roda de diálogo é ser um espaço de conversa, de escuta, de troca com as trabalhadoras que compõem a Casa. O público é diverso, mas o importante é que a gente se reconheça como mulheres, que trabalham no mesmo local, um local fundamental para todos os pernambucanos e pernambucanas, e que deve ser exemplo na garantia dos direitos dessas mulheres: um espaço livre de violência”,  ressaltou Elisa Lucena, que vai mediar a conversa com Eloísa Amaral. Ambas são militantes feministas e assessoras da deputada Rosa Amorim.

Elisa informou ainda que na quinta (9) o encontro terá uma primeira troca e que, se o conjunto de mulheres entender necessário novas conversas poderão ser marcadas para aprofundar um tema ou outro.

Na sexta-feira (10), o debate será em torno do feminicídio, tendo como palestrante a delegada da Polícia Civil Ana Elisa Fernandes Sobreira. A palestra acontece no Auditório Sérgio Guerra.

Estão entre os convidados para a abertura do evento nesta quarta (8) o prefeito do Recife, João Campos (PSB) e a vice-prefeita, Isabella de Roldão, e representantes das Secretarias de Saúde do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e do Instituto de Identificação Tavares Buril. 

Veja também

Newsletter