Alepe anuncia restauro do Palácio Joaquim Nabuco
Prédio histórico será transformado em museu do Poder Legislativo de Pernambuco
Nesta terça-feira (26), às 11h, será assinado o contrato entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o consórcio formado pelas empresas Konex Incorporações e Serviços LTDA e Cinzel Engenharia LTDA, para a reforma e restauro do Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede da instituição. O prédio será adaptado para abrigar o museu do Poder Legislativo estadual.
As obras começarão em dezembro deste ano e têm previsão de conclusão em 18 meses. O projeto, orçado em R$ 24 milhões, será financiado com recursos próprios da Alepe. O espaço contará com três andares dedicados à preservação da memória política e cultural do Estado, promovendo a interação com o público por meio de exposições e atividades.
Leia Também
• Alepe analisa projeto para endurecer combate à receptação de fios roubados
• Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para Araripina
• Raquel Lyra: “Eleição da Alepe é eleição da Alepe”
O restauro seguirá as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo a preservação das características originais do edifício. A adequação também assegurará um ambiente seguro e funcional para as futuras visitações.
O museu oferecerá uma experiência imersiva, com móveis históricos, estrutura arquitetônica preservada e uma ampla coleção de documentos, obras de arte e objetos que narram a trajetória política de Pernambuco. O acesso será gratuito, proporcionando uma nova opção cultural e educativa à população.