Logo Folha de Pernambuco

Alepe anuncia restauro do Palácio Joaquim Nabuco

Prédio histórico será transformado em museu do Poder Legislativo de Pernambuco

Assembleia Legislativa de Pernambuco - Alepe - Paullo Allmeida

Nesta terça-feira (26), às 11h, será assinado o contrato entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o consórcio formado pelas empresas Konex Incorporações e Serviços LTDA e Cinzel Engenharia LTDA, para a reforma e restauro do Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede da instituição. O prédio será adaptado para abrigar o museu do Poder Legislativo estadual.

As obras começarão em dezembro deste ano e têm previsão de conclusão em 18 meses. O projeto, orçado em R$ 24 milhões, será financiado com recursos próprios da Alepe. O espaço contará com três andares dedicados à preservação da memória política e cultural do Estado, promovendo a interação com o público por meio de exposições e atividades.

O restauro seguirá as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo a preservação das características originais do edifício. A adequação também assegurará um ambiente seguro e funcional para as futuras visitações.

O museu oferecerá uma experiência imersiva, com móveis históricos, estrutura arquitetônica preservada e uma ampla coleção de documentos, obras de arte e objetos que narram a trajetória política de Pernambuco. O acesso será gratuito, proporcionando uma nova opção cultural e educativa à população.

Veja também

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
LIBERDADE

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

Biden parabeniza Yamandú Orsi por sua vitória nas eleições do Uruguai
diplomacia

Biden parabeniza Yamandú Orsi por sua vitória nas eleições do Uruguai

Newsletter