Logo Folha de Pernambuco

Alepe aprova a Política Estadual de Fornecimento de Medicamentos à Base de Cannabis

Proposta foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo

Prédio onde funciona o Auditório Sérgio Guerra, da Alepe, fica na Rua da União, Centro do Recife - Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (04), em primeira votação, o substitutivo aos projetos de lei dos deputados João Paulo (PT) e Luciano Duque (Solidariedade), que institui a Política Estadual de Fornecimento de Medicamentos e Produtos à Base de Cannabis. Caso a proposta seja aprovada em segunda votação, prevista para este mês, e posteriormente sancionada pela governadora Raquel Lyra, a distribuição desses medicamentos passará a ser feita pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

“Este é um passo decisivo para garantir que pessoas de baixa renda tenham acesso a tratamentos eficazes e comprovados para diversas condições de saúde graves”, destacou o deputado João Paulo.

Durante a sessão, o deputado Luciano Duque enfatizou que a regulamentação da lei pela governadora permitirá um acesso mais rápido e gratuito aos medicamentos, beneficiando especialmente crianças com microcefalia e autismo severo.

O projeto de lei estabelece que o fornecimento gratuito de medicamentos e produtos derivados de Cannabis para fins medicinais em Pernambuco seguirá os protocolos estabelecidos pelo SUS. As prescrições serão realizadas por profissionais de saúde, respeitando as normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a aprovação dessa medida, Pernambuco se junta a estados como São Paulo e Minas Gerais, que já regulamentaram a distribuição gratuita de medicamentos à base de Cannabis para atender pacientes com deficiências e outras patologias associadas a dores crônicas. Nos últimos três anos, o governo estadual investiu mais de 1 milhão na compra desses medicamentos para cumprir ordens judiciais. A nova política, que terá o apoio das associações de pacientes, deve reduzir os custos para o Estado.

Veja também

Líder do governo diz que votação de pacote de gastos deve ficar para 2025
pacote de gastos

Líder do governo diz que votação de pacote de gastos deve ficar para 2025

Morre roteirista  Jim Abrahams de "Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu" e "Loucademia de Polícia"
Jim Abrahams

Morre roteirista Jim Abrahams de "Aperte os Cintos, o Piloto Sumiu" e "Loucademia de Polícia"

Newsletter