Logo Folha de Pernambuco

Alepe aprova auxílio para desabrigados e pensão vitalícia para famílias das vítimas

Com isso, as propostas só dependem agora da sanção do governador Paulo Câmara, autor dos matérias.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou por unanimidade no plenário da Casa, em duas votações, o pacote de projetos de lei que beneficia os pernambucanos atingidos pelas chuvas. Os deputados agilizaram a aprovação e concluíram a tramitação nesta quarta-feira (8). Com isso, as propostas só dependem agora da sanção do governador Paulo Câmara, autor dos matérias. 

O pacote inclui três projetos de lei. Um deles autoriza o repasse imediato de R$ 124 milhões e 700 mil reais para 31 municípios, considerados em situação de emergência. Os recursos financiarão o Auxílio Pernambuco que atenderá cerca de 82 mil famílias com o valor mensal de R$ 1,5 mil. As famílias atendidas constam no Cadastro Único do Governo Federal (CAD Único). O projeto prevê o pagamento já para este mês. 

A segunda matéria aprovada cria uma pensão vitalícia para familiares de pessoas que perderam as vidas devido às chuvas. O benefício mensal, no valor de um salário mínimo por família, será dividido pelos filhos menores até que completem 18 anos e pelos cônjuges ou companheiros de forma permanente. 

Para finalizar o pacote de medidas, foi aprovado o projeto que altera o Programa Estadual de Habitação de Interesse Social, incluindo como público prioritário as pessoas que perderam seus imóveis em razão de situação de emergência ou estado de calamidade. 

Para o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PSB), a sessão desta quarta teve um simbolismo especial em função da aprovação de ações relevantes em favor dos pernambucanos.  

O deputado se refere aos projetos que atenderão as vítimas das chuvas e à assinatura do convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) mantendo ativo o projeto “Alepe Acolhe”. O programa atende jovens que se encontram em abrigos, capacitando-os para o mercado de trabalho.  

“A Assembleia cumpre um papel importante neste momento tão difícil. Aprovamos projetos do Executivo como o da pensão vitalícia para os desabrigados e procuramos nos aproximar cada vez mais da sociedade, buscando parcerias como essa do ‘Alepe Acolhe’. Nossa ideia é fazermos outras parcerias que assegurem mais direitos para o povo pernambucano”, enfatizou.

Veja também

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia
Petróleo

Petróleo sobe por riscos geopolíticos vinculados ao conflito na Ucrânia

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos
LEÕES DA BASE

Sport pode conquistar três títulos no Pernambucano neste fim de semana; confira os confrontos

Newsletter