Alepe aprova lei que determina publicação de dados socioeconômicos sobre vítimas de feminicídio

Leia Também

• Encerram nesta terça (19) inscrições de curso de qualificação para 150 mulheres de Jaboatão

• Danilo, Paulo e Gleide debatem fortalecimento do combate à violência contra a mulher em Pernambuco

• Amupe discute políticas públicas para mulheres

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou em comissões o Projeto de Lei que determina que o relatório anual do Programa Estadual de Registro de Feminicídio contenha dados socioeconômicos que qualifiquem as condições de vida das vítimas.  

O PL 2730/21, de autoria das deputadas do coletivo Juntas, foi aprovado nas comissões de Justiça (em 18/04) e nesta terça-feira (19) recebeu o aval do colegiado de Administração Pública. 

Pelo projeto, o relatório deve informar a origem étnico-racial, as rendas domiciliar e pessoal, o estado civil, a escolaridade, a situação de moradia e se a vítima é transexual.  

O coletivo Juntas argumenta que o destaque desses dados “busca fazer com que o relatório identifique fatores de risco à ocorrência de crimes de feminicídio, direcionando as políticas públicas para prevenção de mortes em contextos de violência contra a mulher”. 

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@@

A matéria segue agora para análise da comissão de Saúde, nesta quarta-feira (20/04), e depois será votada em plenário.  

O Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco consta na Lei 17.394/2021 de autoria da deputada Alessandra Vieira. A legislação estabelece a coleta e análise de dados sobre feminicídios e a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem as sobreviventes e familiares. 

Políticas para as Mulheres

Nesta terça (19), a Alepe premia oito gestões municipais com o título “Prefeitura Amiga das Mulheres”. Os municípios contemplados são Afogados da Ingazeira, Buíque, Recife, Saloá, Feira Nova, Glória do Goitá, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes.  

A honraria é entregue todo ano pela Alepe às prefeituras que investem em políticas públicas voltadas para a população feminina, visando promover a igualdade nas relações de gênero. A premiação é uma iniciativa da Mesa Diretora da Alepe e acontece às 18 horas no auditório Sérgio Guerra, sede da Assembleia.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter