Alepe celebra 190 anos de compromisso com democracia
Legislativo reafirma compromisso com o sistema democrático e a fiscalização do Executivo
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebra, hoje, 190 anos de existência, reafirmando seu compromisso com a democracia, a fiscalização do Executivo e a defesa dos direitos da população. Inaugurada em 1835, a Casa tem acompanhado as transformações políticas e sociais do Estado e do País, mantendo-se como um dos principais pilares do sistema democrático.
O presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), destacou a relevância histórica da instituição e a importância de sua atuação na sociedade.
"A Assembleia Legislativa de Pernambuco completa 190 anos comemorando sua rica história, valorizando seu passado, mas também festejando conquistas do presente que são fundamentais para progressos futuros", destacou.
Leia Também
• Deputado Henrique Filho é o novo líder da bancada progressista na Alepe
• Secretário de Educação participa de audiência em comissão da Alepe
• “Socorro foi grande acerto de Raquel”, afirma Gilmar Júnior sobre nova líder do governo na Alepe
Democracia
Ele reforçou o papel da Casa no fortalecimento da democracia e na defesa dos interesses da população. "Como em outros tempos, a Alepe permanece vigilante no compromisso de contribuir para uma sociedade igualitária, solidária e justa, revigorando a democracia e honrando os valores instituídos pelos parlamentares que passaram pelo Legislativo pernambucano ao longo de sua existência. Além de legislar e fiscalizar, a Alepe segue acolhendo demandas da sociedade, assegurando direitos e, acima de tudo, garantindo conquistas para a população pernambucana", disse.
Já o primeiro secretário, Francismar Pontes (PSB), destacou a função da Alepe como representante da população pernambucana. "Ao longo de quase dois séculos, a Alepe tem sido a voz do povo pernambucano, debatendo e aprovando leis que impactam diretamente a vida da nossa população", disse.
Rodrigo Farias (PSB), primeiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alepe, reforçou a relevância histórica da Casa e elogiou a atual gestão. "A Assembleia Legislativa de Pernambuco chega aos seus 190 anos reafirmando seu compromisso com a democracia e com o povo pernambucano. Sob a inspiração de Joaquim Nabuco, seguimos defendendo a justiça, a liberdade e os direitos da população", defendeu.
Já o deputado estadual Izaías Régis (PSDB), que também presidiu a Casa no passado, destacou a importância da Alepe na vida política do Estado. "Celebrar esta data é reafirmar o compromisso com a democracia e com o futuro de Pernambuco", ressaltou.
O deputado estadual Doriel Barros (PT) ressaltou o papel fundamental da Alepe na construção de políticas que transformam a vida das pessoas: "Celebrar seu aniversário é reconhecer a importância do trabalho legislativo na defesa dos direitos, no desenvolvimento do estado e na luta por uma sociedade mais justa. No dia de hoje, parabenizo todos que fazem parte dessa história!”, comentou o parlamentar
História
A história da Alepe teve início em 1º de abril de 1835, quando foi instalada no Forte do Matos, no Bairro do Recife. Desde então, a instituição passou por diversas transformações, acompanhando os ciclos políticos e institucionais do Brasil. Durante o período imperial, a Assembleia teve função limitada, mas consolidou-se como um espaço de debate e formulação de políticas. Com a proclamação da República, tornou-se parte do sistema bicameral estadual, sendo reconfigurada ao longo do século XX até assumir sua estrutura atual.
Hoje, a Alepe segue como um dos principais instrumentos de representação política do Estado, composta por 49 deputados estaduais, com a responsabilidade de legislar, fiscalizar o Executivo e atender às demandas da sociedade.